Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou importante artigo com os destaques da tecnologia e o potencial dela para pessoas de todo o mundo.

Siga no
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi
Criptomoeda Ethereum em destaque

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens, a rede permitiu uma evolução rápida no mercado financeiro global.

Com a novidade, empréstimos descentralizados com garantias em criptomoedas, stablecoins descentralizadas, pools de liquidez autônomas, entre outras, elevaram o nível das possibilidades.

Para permitir o uso dessas inovações, tokens Ethereum, do tipo ERC-20 e ERC-721, foram os grandes destaques. Apesar das garantias e seguranças das plataformas, o estudo alertou para os riscos do mercado.

FED de St. Louis publica artigo elogiando DeFi e Ethereum: “vai alterar mercado financeiro”

Um artigo escrito por Fabian Schär, professor na Universidade da Basileia, publicado na página do FED de St. Louis, elogia o potencial das finanças descentralizadas, tecnologia que cresce principalmente na rede Ethereum.

“DeFi usa contratos inteligentes para criar protocolos que replicam os serviços financeiros existentes de uma forma mais aberta, interoperável e transparente.”

O estudo ainda destacou que aplicações DeFi são mais transparentes e auditáveis, criando uma inovação significativa no mercado financeiro, agora imutável, com acessos facilitados e uma ampla gama de aplicativos.

De acordo com o artigo, uma das inovações é justamente a criação de criptomoedas lastreadas em dólar, que podem ser operadas corretoras descentralizadas ou colocadas em plataformas de empréstimo.

Outro destaque em DeFi é a tokenização de ativos reais, que passam a existir apenas no ambiente digital. As chamadas corretoras descentralizadas também são um dos grandes destaques da inovação, diz o artigo.

Ou seja, a criação inovadora com Ethereum já permite que os bancos sejam acessíveis em todo o mundo, ferramenta esta com enorme potencial para o futuro, afirmou Fabian em seu estudo.

DeFi oferece riscos de mercado, que se resolvidos, levará a mudança de paradigma no setor financeiro

DeFi é muito promissor, diz o professor em sua análise sobre a inovação. Ele afirmou que os problemas percebidos no setor, se puderem ser resolvidos, levará o setor financeiro a uma nova realidade.

Entre os principais problemas, estaria a escalabilidade das soluções com blockchain, que ainda não processam com a mesma velocidade que as instituições tradicionais. Outro risco desse mercado está associado a confiança nos contratos inteligentes criados, que podem falhar na segurança, levando clientes das soluções a perderem todos os seus fundos.

Outra preocupação apresentada pelo professor explorou o uso das soluções DeFi para atividades ilícitas, que poderia atrair regulamentações fortes ao setor. Tudo isso, contudo, não seriam problemas que atrapalham o DeFi no longo prazo, acredita o professor pesquisador em Ethereum.

“se esses problemas puderem ser resolvidos, o DeFi pode levar a uma mudança de paradigma no setor financeiro e, potencialmente, contribuir para uma infraestrutura financeira mais robusta, aberta e transparente.”, concluiu o artigo que elogia o Ethereum.

Vale o destaque que desde o início da busca pelo DeFi, o preço da Ethereum registrou altas seguidas no mercado, principalmente em 2021.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Celular com Dogecoin e Computador também atualização

Atualização da Dogecoin é acompanhada de perto por Elon Musk

O bilionário Elon Musk está acompanhando uma atualização da Dogecoin que será testada na próxima quarta-feira (23). Para o CEO da Tesla, a nova...
GPUs. Imagem: ShutterStock

Após China banir mineração de criptomoedas, placas de vídeo começam baratear

A batalha das autoridades chinesas contra os mineradores de criptomoedas levou não apenas a queda nos preços dos ativos digitais, mas também a uma...

Debate Descentralizado: ainda vale investir em eventos de Bitcoin?

Empresas relacionadas com Bitcoin e demais criptomoedas possuem um nicho muito específico para diálogo. Em termos de anúncios, não é qualquer via que satisfaz a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias