Banco Central dos EUA elogia Ethereum e inovação com DeFi

Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou importante artigo com os destaques da tecnologia e o potencial dela para pessoas de todo o mundo.

Siga no
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi
Criptomoeda Ethereum em destaque

O Banco Central dos Estados Unidos de St. Louis publicou um artigo elogiando as inovações da plataforma Ethereum. Ao criar aplicações bancárias com tokens, a rede permitiu uma evolução rápida no mercado financeiro global.

Com a novidade, empréstimos descentralizados com garantias em criptomoedas, stablecoins descentralizadas, pools de liquidez autônomas, entre outras, elevaram o nível das possibilidades.

Para permitir o uso dessas inovações, tokens Ethereum, do tipo ERC-20 e ERC-721, foram os grandes destaques. Apesar das garantias e seguranças das plataformas, o estudo alertou para os riscos do mercado.

FED de St. Louis publica artigo elogiando DeFi e Ethereum: “vai alterar mercado financeiro”

Um artigo escrito por Fabian Schär, professor na Universidade da Basileia, publicado na página do FED de St. Louis, elogia o potencial das finanças descentralizadas, tecnologia que cresce principalmente na rede Ethereum.

“DeFi usa contratos inteligentes para criar protocolos que replicam os serviços financeiros existentes de uma forma mais aberta, interoperável e transparente.”

O estudo ainda destacou que aplicações DeFi são mais transparentes e auditáveis, criando uma inovação significativa no mercado financeiro, agora imutável, com acessos facilitados e uma ampla gama de aplicativos.

De acordo com o artigo, uma das inovações é justamente a criação de criptomoedas lastreadas em dólar, que podem ser operadas corretoras descentralizadas ou colocadas em plataformas de empréstimo.

Outro destaque em DeFi é a tokenização de ativos reais, que passam a existir apenas no ambiente digital. As chamadas corretoras descentralizadas também são um dos grandes destaques da inovação, diz o artigo.

Ou seja, a criação inovadora com Ethereum já permite que os bancos sejam acessíveis em todo o mundo, ferramenta esta com enorme potencial para o futuro, afirmou Fabian em seu estudo.

DeFi oferece riscos de mercado, que se resolvidos, levará a mudança de paradigma no setor financeiro

DeFi é muito promissor, diz o professor em sua análise sobre a inovação. Ele afirmou que os problemas percebidos no setor, se puderem ser resolvidos, levará o setor financeiro a uma nova realidade.

Entre os principais problemas, estaria a escalabilidade das soluções com blockchain, que ainda não processam com a mesma velocidade que as instituições tradicionais. Outro risco desse mercado está associado a confiança nos contratos inteligentes criados, que podem falhar na segurança, levando clientes das soluções a perderem todos os seus fundos.

Outra preocupação apresentada pelo professor explorou o uso das soluções DeFi para atividades ilícitas, que poderia atrair regulamentações fortes ao setor. Tudo isso, contudo, não seriam problemas que atrapalham o DeFi no longo prazo, acredita o professor pesquisador em Ethereum.

“se esses problemas puderem ser resolvidos, o DeFi pode levar a uma mudança de paradigma no setor financeiro e, potencialmente, contribuir para uma infraestrutura financeira mais robusta, aberta e transparente.”, concluiu o artigo que elogia o Ethereum.

Vale o destaque que desde o início da busca pelo DeFi, o preço da Ethereum registrou altas seguidas no mercado, principalmente em 2021.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Gráfico de preço da Cardano em alta

Cardano líder em número de desenvolvedores? Não caia nessa!

Um estudo de atividades no GitHub, principal repositório do código-fonte das criptomoedas, mostrou a Cardano na liderança nos últimos 12 meses. Os dados foram...

DeFi: três setores de grande potencial

De acordo com dados da Messari, o volume trimestral das Corretoras Descentralizadas (DEXs) no final do segundo trimestre de 2021 foi de R$ 2...
Criptomoeda Tether com sinais vermelhos

Michael Burry faz alerta sobre criptomoeda Tether

O lendário trader Michael Burry compartilhou em seu Twitter que a criptomoeda Tether pode estar no meio da confusão da Evergrande na China. Vale notar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias