Fleury Medicina e Saúde tem sistemas paralisados após ataque hacker

Siga no

A Fleury Medicina e Saúde é um grupo reconhecido dentro do setor de laboratórios e clínicas, contando com mais de 216 unidades de atendimento e 2 mil médicos. O grupo recentemente sofreu um ataque hacker contra seus sistemas que acabou paralisando parte do funcionamento.

O anúncio de uma indisponibilidade do sistema foi feito na última terça-feira, 22, informando que os sistemas tinham sofrido um ataque e que o foco do grupo era no reestabelecimento dos serviços. De acordo com anúncio feito no Facebook, o motivo da paralização foi um ataque externo contra os servidores.

“As causas dessa indisponibilidade foram originadas a partir da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, que estão tendo suas operações restabelecidas com todos os recursos e esforços técnicos para a rápida normalização dos nossos serviços.”

Comunicado da Fleury Medicina e Saúde em seu site oficial alertando os cliente sobre os problemas com seus sistemas.

Ao que tudo indica a paralisação dos sistemas causou problemas na entrega de diagnósticos e resultados de exames, atrapalhando o funcionando cotidiano do grupo. Não foi informado qual é a natureza do ataque e quais programas foram utilizados, mas uma paralisação do sistema nesse nível é muito comum em ataques de ransomware.

Durante essa quarta-feira o grupo ainda estava apresentado dificuldades em lidar com a situação, informando que estavam trabalhando junto de um grupo de especialistas especializados para lidar com a situação.

“Informamos que estamos com um grupo de profissionais altamente especializados em tecnologia e segurança da informação avançando consistentemente nas soluções para realizarmos uma retomada gradual e segura dos nossos serviços.”, dizia o comunicado publicado nessa quarta-feira.

O comunicado também afirma que apesar da paralisação dos sistemas o banco de dados continua íntegro, sem riscos para os dados dos clientes, e que o atendimento em todas as unidades ainda estão acontecendo de forma normal através de ações de contingência para garantir a prestação de serviços aos clientes do grupo.

Caso esse seja realmente um ataque de ransomware, é bem provável que o grupo hacker que realizou o ataque esteja pedindo o pagamento de um resgate. Esse é um tipo de ataque muito comum e que já paralisou grandes empresas, como a JBS. 

A Fleury é uma empresa listada na B3, mas até o momento as suas ações não foram afetadas pelo ataque, com as ações FLRY3 sendo cotadas a R$ 26,59 cada, uma valorização de 0,42% desde ontem.

Por enquanto os sistemas se mantém paralisados, não há nenhuma previsão para o fim do ataque e a recuperação do funcionamento dos sistemas por parte da Fleury Medicina e Saúde.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Claudio Oliveira. "Rei do Bitcoin"

‘Rei do Bitcoin’ e mais oito pessoas são indiciadas por fraude bilionária

O "Rei do Bitcoin", Cláudio Oliveira, fundador do Bitcoin Banco, e mais oito pessoas foram indiciadas em seis crimes que causaram um prejuízo bilionário...

Ethereum vai ultrapassar o Bitcoin, diz CEO da Pantera Capital

O Ethereum está prestes a passar por uma de suas mais importantes atualizações, o hard fork London, em preparação para o Ethereum 2.0. Essa...

TradingView: Mercado cripto ainda tímido, analistas otimistas

Após forte alta, mercado sofre breve retração, que não foi o suficiente para tirar as esperanças dos analistas. Confira os estudos do TradingView. Lorena Almada O...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias