Fleury Medicina e Saúde tem sistemas paralisados após ataque hacker

Siga no

A Fleury Medicina e Saúde é um grupo reconhecido dentro do setor de laboratórios e clínicas, contando com mais de 216 unidades de atendimento e 2 mil médicos. O grupo recentemente sofreu um ataque hacker contra seus sistemas que acabou paralisando parte do funcionamento.

O anúncio de uma indisponibilidade do sistema foi feito na última terça-feira, 22, informando que os sistemas tinham sofrido um ataque e que o foco do grupo era no reestabelecimento dos serviços. De acordo com anúncio feito no Facebook, o motivo da paralização foi um ataque externo contra os servidores.

“As causas dessa indisponibilidade foram originadas a partir da tentativa de ataque externo aos nossos sistemas, que estão tendo suas operações restabelecidas com todos os recursos e esforços técnicos para a rápida normalização dos nossos serviços.”

Comunicado da Fleury Medicina e Saúde em seu site oficial alertando os cliente sobre os problemas com seus sistemas.

Ao que tudo indica a paralisação dos sistemas causou problemas na entrega de diagnósticos e resultados de exames, atrapalhando o funcionando cotidiano do grupo. Não foi informado qual é a natureza do ataque e quais programas foram utilizados, mas uma paralisação do sistema nesse nível é muito comum em ataques de ransomware.

Durante essa quarta-feira o grupo ainda estava apresentado dificuldades em lidar com a situação, informando que estavam trabalhando junto de um grupo de especialistas especializados para lidar com a situação.

“Informamos que estamos com um grupo de profissionais altamente especializados em tecnologia e segurança da informação avançando consistentemente nas soluções para realizarmos uma retomada gradual e segura dos nossos serviços.”, dizia o comunicado publicado nessa quarta-feira.

O comunicado também afirma que apesar da paralisação dos sistemas o banco de dados continua íntegro, sem riscos para os dados dos clientes, e que o atendimento em todas as unidades ainda estão acontecendo de forma normal através de ações de contingência para garantir a prestação de serviços aos clientes do grupo.

Caso esse seja realmente um ataque de ransomware, é bem provável que o grupo hacker que realizou o ataque esteja pedindo o pagamento de um resgate. Esse é um tipo de ataque muito comum e que já paralisou grandes empresas, como a JBS. 

A Fleury é uma empresa listada na B3, mas até o momento as suas ações não foram afetadas pelo ataque, com as ações FLRY3 sendo cotadas a R$ 26,59 cada, uma valorização de 0,42% desde ontem.

Por enquanto os sistemas se mantém paralisados, não há nenhuma previsão para o fim do ataque e a recuperação do funcionamento dos sistemas por parte da Fleury Medicina e Saúde.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

O Ethos de um Bitcoinheiro

Desde que eu caí na toca do coelho, algo sempre chamou a minha atenção: como os bitcoinheiros possuem um ethos próprio bastante particular. Primeiro,...
Moedas físicas de Bitcoin em várias cores

Fundo de Investimentos em Cingapura anuncia compra de Bitcoin “físico”

Um fundo de investimentos baseado em Cingapura anunciou uma nova compra de Bitcoin "físico", o que causou surpresa no mercado local. O setor financeiro tradicional...
Jogador do Flamengo Gabriel Barbosa

Token do Flamengo despenca após derrota para o Palmeiras na Libertadores

Nas últimas 24 horas, o fan token do Flamengo despencou mais de 27%, após o clube ser derrotado pelo Palmeiras na final da Copa...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias