FMI adverte El Salvador: Não use Bitcoin como moeda

Mesmo afirmando que esforços para melhorar a inclusão e crescimento financeiro são bem-vindos, o FMI alertou sobre os riscos do Bitcoin para os cidadãos salvadorenhos.

Siga no

O Fundo Monetário Internacional (FMI) emitiu um breve relatório sobre El Salvador nesta segunda-feira (22) após visita oficial de oficiais do FMI. A nota foi emitida poucos dias depois da conclusão da conferência Labitconf que, dentre outros pontos, abordou a captação de 1 bilhão de dólares para a construção da Bitcoin City.

Dentre os assuntos abordados pelo relatório está a maneira como El Salvador lidou com a pandemia, bem como um alerta para que o país abandone o Bitcoin como moeda legal devido a sua alta volatilidade e segundo o FMI, é necessário proteger o cidadão.

Dentre críticas e elogios, o fato é que o mundo está de olho em como El Salvador esta tratando a sua economia, podendo servir de exemplo para outros países que pensam em adotar o Bitcoin como moeda legal.

Abandonem o Bitcoin, alerta FMI

Mesmo afirmando que esforços para melhorar a inclusão e crescimento financeiro são bem-vindos, o FMI alertou sobre os riscos do Bitcoin para os cidadãos salvadorenhos. Alegando que a introdução do BTC como moeda legal no país traz riscos aos cidadãos, devido a sua alta volatilidade.

“Dada a alta volatilidade do preço do Bitcoin, seu uso como moeda de curso legal envolve riscos significativos em relação à proteção do consumidor, sua integridade financeira e estabilidade financeira. Seu uso também dá origem a passivos contingentes fiscais. Por causa desses riscos, o Bitcoin não deve ser usado como moeda de curso legal.”, aponta o relatório do FMI

O FMI também destacou a importância de que a carteira Chivo deve ser obrigada a garantir e proteger os fundos dos cidadãos, tanto em dólar quanto em bitcoin. Bem como manter práticas contra lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo. Apesar disso, o relatório aponta que a carteira tem servido de grande ajuda para a inclusão financeira.

Já Nayib Bukele, presidente de El Salvador, mostrou-se contente com o relatório do FMI, embora deixe claro que ainda há diferenças de pensamento. Principalmente em relação a adoção do BTC como moeda legal no país.

“O Fundo Monetário Internacional (FMI) acaba de publicar sua avaliação técnica de El Salvador, para o ano de 2021. E embora obviamente não concordemos em algumas coisas, como a adoção do #Bitcoin, a análise feita a nosso país, El Salvador, é interessante”

Relatório também fez elogios ao governo salvadorenho

Nayib Bukele também rebateu as críticas da oposição utilizando o mesmo relatório do FMI que também mostrou-se satisfeito com outros pontos, principalmente em relação ao combate à Covid-19.

“É interessante que foi o FMI quem destruiu todos os argumentos da oposição: Excelente tratamento da pandemia. Transparência na utilização dos fundos [em combate a] #COVID19. Forte REDUÇÃO do CRIME. Economia vai crescer 10% neste ano.”

Por fim, o relatório também abordou a emissão de títulos lastreados em bitcoin para a construção da Bitcoin City. Segundo o FMI, isso exige uma análise mais profunda e cuidadosa sobre as implicações e riscos relacionados a estabilidade financeira. Lembrando que este projeto foi anunciado neste final de semana.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.

CEO da Binance se torna o chinês mais rico do mundo, diz site

Changpeng “CZ” Zhao, o famoso CEO da Binance, é um nome muito importante dentro do criptomercado e até mesmo na economia como um todo....
Criptomoeda do Facebook Diem e Libra

Facebook não vai mais proibir propagandas de criptomoedas

Desde o final da alta das criptomoedas em 2017 o Facebook e outras redes sociais limitaram ou até proibiram propagandas e conteúdo patrocinado sobre...

Homem é abordado na rua e obrigado a transferir bitcoins para assaltantes

Os crimes no criptomercado podem acontecer de diferentes maneiras, desde os roubos realizados em golpes digitais até mesmo roubos físicos. A polícia de São...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias