FMI faz novo alerta sobre criptomoedas e pede regulação mais rígida

O FMI disse que os reguladores devem fortalecer a interação uns com os outros, praticar uma abordagem coordenada para criptomoedas, prestar atenção à implementação de padrões globais existentes e ao desenvolvimento de CBDCs .

Siga no

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou um novo artigo alertando sobre alguns riscos que a indústria de criptomoedas representa para o setor financeiro. A organização anunciou a necessidade de fortalecer a regulamentação da indústria de criptomoedas, pois seu crescimento “cria uma série de problemas e riscos para a estabilidade financeira”.

Descrevendo a adoção generalizada de ativos digitais como “criptoização”, os autores do artigo argumentam que o fenômeno dificultaria a implementação das políticas monetária e fiscal.

Na opinião do FMI, muitos no setor carecem de práticas eficazes de governança e gestão de risco.

“O (pseudo) anonimato dos criptoativos também criam lacunas de dados para os reguladores e pode abrir portas indesejadas à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. […] Além disso, o criptoecossistema está sujeito a diferentes regulamentações legais em diferentes países, o que dificulta a coordenação ”

Regulação rígida

De acordo com o FMI, as criptomoedas precisam de uma regulamentação mais rígida para evitar a instabilidade financeira, fraude aos consumidores e financiamento do terrorismo.

O FMI também chamou a atenção para as stablecoins. Eles ressaltaram que o termo “cobre um grupo muito diverso de criptomoedas e pode ser enganoso”, e que as próprias moedas estáveis ​​têm o poder de influenciar o sistema financeiro.

“As ameaças à política fiscal também podem se intensificar, dado o potencial das criptomoedas para a evasão fiscal. […] O aumento da demanda por eles pode contribuir para as saídas de capitais que afetam o mercado de câmbio”.

Riscos

Falando sobre os riscos dos usuários, o FMI afirma que as interrupções experimentadas pelas corretoras durante períodos de extrema volatilidade do mercado ainda não causaram efeitos negativos palpáveis, mas seu impacto continua crescendo à medida que as criptomoedas estão se tornando cada vez mais comuns.

O relatório também fala sobre os riscos globais associados aos ativos digitais, afirmando que muitas empresas carecem de fortes práticas operacionais, de governança e de risco.

“Existem também vários casos importantes de roubos de fundos de clientes relacionados a hackers. Até agora, esses incidentes não tiveram um impacto significativo na estabilidade financeira.”

De acordo com o FMI, à medida que as criptomoedas ganham mais adoção, “sua importância em termos de implicações potenciais para a economia em geral tende a aumentar”. Além disso, segundo a agência, o (pseudo) anonimato dos cripto-ativos cria lacunas de dados para os reguladores.

“Dada a composição de suas reservas, alguns estábulos podem sofrer corridas, com reflexos no sistema financeiro. As corridas podem ser motivadas por preocupações dos investidores sobre a qualidade de suas reservas ou a velocidade com que as reservas podem ser liquidadas para atender a potenciais resgates.”

O FMI também disse que os reguladores devem fortalecer a interação uns com os outros, praticar uma abordagem coordenada para criptomoedas, prestar atenção à implementação de padrões globais existentes e ao desenvolvimento de CBDCs .

O fundo reagiu negativamente à legalização do bitcoin por El Salvador. Segundo a organização, essa decisão pode envolver uma série de riscos e problemas regulatórios.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias