Forecast: Facebook lança ferramenta para tentar “prever o futuro”

Curiosamente, caso o aplicativo tenha sucesso além da sua fase de testes, o Forecast tem a possibilidade de se tornar uma importante Hub para diferentes comunidades do criptomercado.

Siga no

Tentar adivinhar o futuro é uma prática muito comum em diferentes culturas e vem desde os primórdios da sociedade. No entanto, essa prática ainda chama muito a atenção e o mais novo participante é o Facebook, com a nova ferramenta camada Forecast.

Na última terça-feira, 23, o Facebook anunciou que está começando o período de teste Beta para o Forecast, disponível por enquanto apenas para quem é convidado diretamente. A ideia do Forecast não é necessariamente “adivinhar” o futuro, mas ser uma base de dados para opiniões em diferentes eventos importantes.

Os membros da comunidade podem fazer perguntas sobre o futuro, fazer previsões sobre eventos importantes, discutir e compartilhar conhecimento utilizando o aplicativo. De forma bem simples, alguém pode fazer uma pergunta sobre as eleições presidenciais e os outros membros votam em um resultado e, mais importante, discutem suas opiniões e as muitas possibilidades.

Ou, em nosso caso, podemos perguntar sobre o futuro do preço do bitcoin.

De acordo com o criador do aplicativo, Taylor Hughes:

“Forecast é uma tentativa de criar espaços estruturas ao redor de perguntas sobre o futuro, onde experts do dia a dia podem brilhar e compartilhar o que eles sabem sobre o mundo.”

Como teste inicial, a ideia é dar foco nos impactos do Coronavírus para o mundo. Por isso, o Forecast está buscando por profissionais e acadêmicos na área da saúde nos EUA e no Canadá.

Enquanto a ferramenta não é uma forma de adivinhar o futuro, é uma importante forma de testar como está a expectativa de várias pessoas sobre diferentes aspectos da sociedade, de forma concisa e centralizada para melhor entendimento.

A importante discussão sobre o futuro

Parte visual do Forecast. Fonte: Divulgação.

O mais importante em cada previsão não é a opinião da maioria em si, mas o fato do aplicativo incentivar a discussão por trás da opinião de cada um. Isso quer dizer que, ao acompanhar diferentes tópicos, há uma grande possibilidade de aprender muito com profissionais de uma área específica.

Forecast é uma importante adição a uma sociedade que precisa cada vez mais de ferramentas para exercitar o senso crítico e o aprendizado sobre diferentes assuntos.

Inicialmente, para fazer previsões e participar nas conversas dentro da plataforma, é necessário baixar o aplicativo para dispositivos iOS e pedir um convite através do grupo de beta testes do aplicativo no Facebook.

Apesar da participação nas discussões estar limitada aos beta testes, é possível acompanhar as perguntas e as votações através do site oficial do app.

Ferramenta pode ajudar o futuro da criptocomunidade?

E se houvesse um lugar para centralizar e clarificar as muitas opiniões sobre o criptomercado?

Curiosamente, caso o aplicativo tenha sucesso além da sua fase de testes, o Forecast tem a possibilidade de se tornar uma importante Hub para diferentes comunidades do criptomercado.

Enquanto tentar adivinhar o futuro em diferentes áreas é bem difícil (basta ver 2020 e toda a sua imprevisibilidade), o criptomercado é muito mais suscetível à opinião pública. Com isso, é possível usar o app como um termômetro para o interesse do público em diferentes projetos, até mesmo o Bitcoin.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Senado Federal no Brasil

Senado recebe ideia legislativa para estados criarem criptomoedas próprias

Uma proposta inusitada que tem a intenção de criar criptomoedas estaduais no país apareceu na página do Senado Federal brasileiro. O principal objetivo das...
Carro Bitcoin

Carro Bitcoin disputa Indy 500 pela primeira vez

O primeiro carro Bitcoin a disputar uma corrida na Fórmula Indy 500 já se prepara para a largada. Patrocinado pela Carpenter, esse será o...

MicroStrategy aproveita queda e compra mais Bitcoin

Se para alguns a queda atual do Bitcoin é ruim, para outros é um momento esperado e oportuno para comprar a moeda digital. A...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias