“Funcionário da blockchain.com está roubando bitcoins dos clientes”, afirma usuário após ser roubado

Usuário roubado de forma misteriosa coletou 26 testemunhos de usuários do site blockchain.com que foram roubados exatamente da mesma maneira.

Siga no

Existem diferentes maneiras de proteger sua carteira de Bitcoin e de outras criptomoedas. Uma das maneiras mais comuns e recomendadas é justamente o uso da autenticação de dois fatores (2FA), que impede que algum hacker tenha acesso a conta. Mas o que fazer quando quem rouba é justamente a carteira que você confia? Aparentemente é exatamente isso que está acontecendo com usuários da blockchain.com.

Um usuário do site que perdeu uma boa quantia de bitcoins na plataforma resolveu investigar o que aconteceu e publicou um artigo revelando tudo que descobriu. Filip Poutintsev conta como ele perdeu parte dos seus bitcoins por ter guardado eles na carteira da blockchain.com.

Filip contou que ao tentar logar na sua carteira na blockchain.com ele não estava recebendo nenhum dos códigos de 2FA, ao investigar o problema, Filip descobriu que o seu e-mail para envio dos códigos tinha sido alterado.

Ele então destacou que só existem duas maneiras de conseguir trocar o e-mail de 2FA na blockchain.com: A primeira é logando na conta (o que precisa do 2FA no e-mail original), a segunda maneira é através de um formulário que pede a ID da Wallet e o e-mail.

Aqui vale ressaltar que a blockchain.com não é um serviço oficial do Bitcoin, sendo apenas um serviço privado com um nome bom. 

Usuário desconfia de que foi roubado por um dos funcionários da Blockchain.com

blockchain.com
blockchain.com

A identificação da carteira é um código de 36 caracteres, que é impossível de ser adivinhado por uma pessoal que tenha apenas o e-mail. No entanto, caso alguém tenha acesso ao banco de dados da blockchain.com é possível saber qual ID pertence a qual e-mail.

Com isso, Filip acredita que possivelmente um dos funcionários, provavelmente da TI, utilizou sua posição para descobrir o ID da carteira relacionada ao seu e-mail e ainda desativou as notificações de troca de informações.

Com isso ele pode simplesmente drenar a carteira do usuário sem que ninguém note. Para Filip essa é a possibilidade mais fácil e a que faz mais sentido, já que o seu e-mail não foi comprometido e um ataque de força bruta é inviável.

Outros casos foram relatados na Internet

Além do seu próprio, Filip também relatou que outros casos estão surgindo na internet. Ao todo ele coletou 26 testemunhos de usuários da blockchain.com que foram roubadas exatamente da mesma maneira: primeiro com o 2FA trocado e os valores drenados.

Links com relatos sobre roubos similares ao de Filip.

Todos os casos envolvem uma conta na blockchain.com.

“São 11 casos similares contados no TrustPilot e 15 no Reddit: 26 no total, todos recentes. Um pouco demais para ser apenas coincidência ou culpa dos usuários, não é? É provavel que essa seja apenas a ponta do iceberg.

Esses são apenas casos revelados, podem existir muitos outros de usuários que acharam ter sido vítimas de um golpe menos complexo ou que ainda não notaram o problema. Em um dos casos relatados no Reddit o valor roubado é de 17,8 bitcoins, mais de US$ 650 mil.

Caso no Reddit contando a perda de US$ 650 mil em Bitcoins. Fatos são similares ao o que aconteceu com Filip.

Blockchain.com está ignorando os casos relatados

De acordo com o autor do artigo, o suporte da blockchain.com demorou semanas para respondê-lo e depois que ele sugeriu a possibilidade de roubo interno pararam de responder completamente.

“Quando levantei a questão do roubo para o suporte da Blockchain.com eles imediatamente pararam de responder minhas mensagens. Eu enviei e-mails para diferentes endereços, mas todos foram ignorados.”

Nem mesmo o CEO da blockchain.com parece estar interessado em dar qualquer satisfação para os clientes.

“Eu até mesmo contactei o fundador da Blockchain.com, Peter smith, no Telegram, mas também fui ignorado. Está claro que a Blockchain.com não quer investigar esse problema.” 

Com isso, o usuário acredita ter encontrado indícios de que os roubos estão sendo cometidos por pessoas envolvidas com a blockchain.com e que estão trabalhando atualmente na carteira. O autor recomenda que os usuários retirem todos os seus fundos da carteira e, se possível, não voltem a usá-la.

Enviamos um pedido de comentário para o site, mas não recebemos resposta até o fechamento da matéria.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Chia SSD

Mineração da criptomoeda Chia pode destruir seu SSD em 40 dias

ChUma nova criptomoeda chamada Chia foi lançada recentemente com o objetivo de resolver problemas conhecidos de mineração. Diferente do Bitcoin, Ethereum e outras moedas, a...
Criptomoeda Ethereum ao lado do Bitcoin

Mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin

Os mineradores de Ethereum estão lucrando mais que os de Bitcoin, de acordo com dados divulgados por um estudo do The Block. A mineração de...
Criptomoeda Bitcoin sobre notas de Dólar dos Estados Unidos

46 milhões de americanos investiram em criptomoedas, aponta pesquisa

O número de pessoas que já compraram criptomoedas nos Estados Unidos tem aumentado nos últimos anos. De acordo com um novo levantamento, 46 milhões...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias