Fundação da criptomoeda NEM está quase falida, planeja demissões e pivot

Siga no

A Fundação da NEM, uma organização sem fins lucrativos financiada pela comunidade e criada para promover a blockchain da NEM, está planejando demissões, após grandes cortes orçamentários e à frente de uma reestruturação iminente.

A recém-eleita presidente da Fundação, Alex Tinsman, disse à CoinDesk na quarta-feira que a Fundação pretende submeter uma solicitação de financiamento ao fundo comunitário da NEM de 160 milhões de tokens (cerca de 7,5 milhões de dólares), tal montante seria usado para socorrer a organização.

Os tokens da NEM estão listados como XEM, com uma oferta em circulação de 9 bilhões de tokens, de acordo com o CoinMarketCap. No momento da redação, a XEM é a 18ª maior criptomoeda do mundo em termos de valor de mercado.

“Basicamente, nós percebemos que tínhamos um mês para operar, devido à má administração do conselho de governança anterior”, disse Tinsman, que assumiu a organização sem fins lucrativos em janeiro.

Como resultado, os 202 membros da fundação – pessoas que passam por verificações de identidade e pagam uma taxa de adesão anual de 50 dólares – serão solicitados a votar para solicitar um financiamento em fevereiro. O número de demissões será determinado pelo montante que a comunidade aprovar, disse Tinsman.

O token XEM da NEM foi lançado em 2015 sob a orientação do ex-presidente da fundação, Lon Wong. A criptomoeda é usada principalmente para taxas de transação e serviço na blockchain da NEM. O lançamento completo do software da engine nativa da plataforma, chamado Catapult, está programado para o final deste ano. Enquanto isso, os projetos-piloto da NEM têm se concentrado em casos de uso, como votações.

Falando nisso, a própria Tinsman foi eleita em um processo que usou este sistema da plataforma da NEM.

Tinsman disse que a fundação gastou cerca de 80 milhões de XEM entre dezembro de 2017 e janeiro de 2019, principalmente em marketing. (Wong não respondeu aos pedidos de comentários sobre os gastos da fundação.)

“Nós reduzimos as atividades de marketing porque não faz sentido comercializar um produto [Catapult] que ainda não foi lançado”, disse Tinsman.

De acordo com um usuário de longa data da NEM, um desenvolvedor que pediu para permanecer anônimo pois trabalhou diretamente com a antiga liderança, Wong falhou quando usou sua visibilidade na fundação para promover “esboços” de ICOs como a Ecobit e a ProximaX.

A venda dos tokens da ProximaX supostamente arrecadou mais de 33 milhões de dólares em 2018 e o site da empresa lista Wong como CEO. O desenvolvedor anônimo disse que “a comunidade sentiu que isso era uma quebra de confiança”, acrescentando que ainda há muito trabalho a ser feito para encorajar desenvolvedores como ele a usar a blockchain.

“Não há muita gente trabalhando nessa plataforma. Mesmo que seja fácil, a comunidade não está lá, a menos que você vá ao Japão”, disse o desenvolvedor. “Nós precisamos de mais força de desenvolvimento nessa plataforma.”

Tinsman, era ex-executiva de comunicações da Fundação antes dos 148 membros registrados a elegerem para liderar a organização sem fins lucrativos, está embarcando em um roteiro muito mais disciplinado para 2019.

Ela disse que as equipes receberão orçamentos específicos e precisarão apresentar mais documentos de código aberto referente ao progresso de desenvolvimento de ferramentas para o ecossistema da NEM.

“A comunidade também estará votando nestes pedidos de financiamento e com quais devemos prosseguir”, disse ela.

Tinsman planeja monetizar as atividades da fundação em 2019, incluindo treinamento empresarial e marketing de afiliados, para reduzir a dependência da organização sem fins lucrativos de doações comunitárias.

Ela descreveu a reestruturação como um “passo positivo”, acrescentando:

“É realmente emocionante para mim o fato da NEM ter um forte conjunto de ferramentas e uma comunidade que está seguindo em frente para mudar o futuro. E agora nós podemos apoiá-los de forma significativa”.

Leia mais sobre:
Avatar
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Bitcoin em cima de uma pilha de dólares

Polícia Civil encontra Bitcoin em transações de traficantes e milícias

A polícia civil do Rio de Janeiro encontrou Bitcoin em transações financeiras de organizações criminosas (orcrims). A informação é de um jornalista do jornal...

Bilhões estão saindo do ouro e indo para o Bitcoin

Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os...
UniSwap-arte

Defi chega a um milhão de usuários em todo mundo

As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5...

Últimas notícias

Bilhões estão saindo do ouro e indo para o Bitcoin

Toneladas de ouro foram retiradas dos ETFs enquanto o preço do bitcoin estava subindo ao longo de 2020, mostrando uma correlação impressionante entre os...

Defi chega a um milhão de usuários em todo mundo

As Finanças descentralizadas (DeFI) ultrapassaram um milhão de usuários apenas alguns meses depois de ganhar força em meados deste ano. O mercado cresceu 5...

“Perdi amigos porque vendi Bitcoin”, diz cypherpunk brasileiro

De acordo com Avelino Morganti, um cypherpunk brasileiro, a comunidade bitcoin reagiu mal a sua saída do mercado. Ele relatou que até perdeu amigos...