BTCBRL

Fundador da Binance é condenado a 4 meses de prisão

Share

Changpeng Zhao, fundador da Binance, foi condenado a 4 meses de prisão nesta terça-feira (30). O executivo estava sendo acusado de crimes ligados a lavagem de dinheiro e declarou-se culpado, chegando a pedir desculpas na última semana.

Antes disso, promotores do Departamento de Justiça dos EUA pediram que o tribunal aplicasse uma sentença de 3 anos a Zhao. Portanto, pode-se considerar que os advogados de CZ fizeram um bom trabalho em sua defesa.

O BNB, criptomoeda ligada a Binance, opera em queda diária de 3% no momento desta redação. No entanto, a baixa não está ligada ao processo, mas sim ao recuo do Bitcoin, que testa seu suporte dos US$ 60.000 após o mercado de ETFs esfriar.

A história de Changpeng Zhao

Sino-canadense, Changpeng Zhao teve uma longa carreira antes de fundar a Binance e se tornar um ícone da indústria cripto. Além de passagens por outras empresas do setor, o executivo iniciou sua vida profissional como atendente do Mc Donald’s.

Segundo os dados mais recentes da Forbes, hoje o executivo detém um capital de US$ 33 bilhões em 2024, crescendo 3 vezes desde o último levantamento, e é a pessoa mais rica do mundo cripto.

No entanto, seus problemas com a justiça americana começaram no mês passado quando ele e sua corretora foram processados pela CFTC, depois pela SEC, e então pelo Departamento de Justiça. Independente disso, a corretora continua operando normalmente e até ganhou força após provar-se insolvente, ao contrário de suas antigas concorrentes como FTX.

Changpeng Zhao recebe sentença de 4 meses de prisão

Detido nos EUA desde o ano passado, Changpeng Zhao passou o cargo de CEO de sua corretora para Richard Teng e anunciou um novo projeto voltado a educação. Em depoimento presencial nesta terça-feira (30), o executivo foi breve em seus comentários e se desculpou novamente pelos seus erros.

“Eu falhei aqui”, disse Zhao no tribunal. “Lamento profundamente meu fracasso e peço desculpa.”

O processo do Departamento de Justiça (DoJ) iniciava com a frase “melhor pedir por perdão do que por permissão”, dita por Zhao a seus funcionários. Portanto, sua estratégia de negócios parece ter funcionado.

No tribunal, Kevin Mosley, advogado do DoJ, tentou aumentar a pena do executivo, citando que “isso não foi um erro” e que os crimes cometidos não foram acidentais. De qualquer forma, seus argumentos não foram suficientes para Zhao receber uma pena mais dura.

Nas redes sociais, investidores brincaram com a decisão, isso porque o número “4” era  frequentemente usado pelo do executivo e já havia se tornado uma ‘marca registrada’.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.
Curta no Facebook, Twitter e Instagram.
Comentários
Autor:
Henrique HK