Fundador da FTX é condenado e pode pegar 110 anos de prisão

Apesar da defesa retratar Sam Bankman-Fried como um “nerd da matemática” que foi vítima de circunstâncias além do seu controle, a promotoria enfatizou que a declaração de culpa dos ex-funcionários reflete um senso de responsabilidade que SBF se recusou a assumir.

Após um intenso julgamento que durou um mês, Sam Bankman-Fried (SBF), o fundador da extinta corretora de criptomoedas FTX, foi condenado por todas as sete acusações que enfrentava.

As condenações juntas podem resultar em uma pena de até 110 anos de prisão, o que pode deixar uma marca significativa na história das criptomoedas.

As deliberações do júri, composto por nove mulheres e três homens, culminaram em um veredito na noite desta quinta-feira (2). Durante o julgamento, uma série de testemunhas chave, incluindo a ex-namorada de SBF e CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, deram depoimentos cruciais que contribuíram para a condenação do ex-magnata das criptomoedas.

“Sam Bankman-Fried perpetrou uma das maiores fraudes financeiras da história americana”, disse um procurador dos EUA após o anúncio do veredicto. “A indústria das criptomoedas pode ser nova. Os players, como Sam-Bankman-Fried, podem ser novos. Mas este tipo de corrupção é tão antigo quanto o tempo.”

De acordo com advogados que acompanharam o caso, os procuradores dos EUA acusaram SBF de operar a FTX como se fosse seu cofre particular, utilizando de forma indevida os fundos dos clientes para expandir suas próprias ambições e manter a Alameda Research viva.

Fundador da FTX pode pegar 110 anos de prisão

Apesar da defesa retratar Sam Bankman-Fried como um “nerd da matemática” que foi vítima de circunstâncias além do seu controle, a promotoria enfatizou que a declaração de culpa dos ex-funcionários reflete um senso de responsabilidade que SBF se recusou a assumir.

A condenação ocorre menos de um ano após o colapso da FTX, que até então era vista como a segunda maior corretora de criptomoedas do mercado.

O caso levantou questões sobre a legitimidade e a estabilidade de outras corretoras de criptomoedas e a segurança dos investidores.

Sam Bankman-Fried, de 31 anos, cuja sentença está agendada para o dia 28 de março, deverá entrar com recurso contra a condenação.

O advogado de SBF disse em um comunicado após o anúncio da condenação que a defesa está “muito decepcionada com o resultado” e sinalizou que provavelmente apelará ao veredicto, acrescentando que “SBF mantém sua inocência e continuará para lutar vigorosamente contra as acusações contra ele.”

Além das acusações de golpe e conspiração, SBF é acusado de violar as leis de financiamento de campanha ao usar fundos de clientes da FTX para fazer milhões em doações políticas através de um esquema ilegal, e de alegadamente subornar autoridades chinesas.

Enquanto isso, o impacto de seu julgamento já está ressoando no mercado, sinalizando um possível fim da era de “velho oeste” das criptomoedas e o início de um novo capítulo de regulamentação.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias