Fundo de Investimentos tradicional chama atenção para Bitcoin

VanEck é uma empresa fundada em 1955!

Siga no
Fundo de Investimentos e Bitcoin (Fundos)
Fundo de Investimentos e Bitcoin

O cenário de ativos em renda variável apresenta um desafio para os investidores no ano de 2020. Com isso, um fundo de investimentos tradicional, com sede nos EUA, analisou algumas oportunidades, como o Bitcoin, por exemplo.

De acordo com um analista, que teve sua análise publicada no site do fundo VanEck, a correlação do Bitcoin com o Ouro voltou a subir nas últimas semanas. Analisar essa relação entre os ativos é interessante, pois poderia evidenciar que a moeda digital é uma reserva de valor.

O analista Gabor Gurbacs afirmou que até quem investe em ações e títulos públicos podem fazer alocações em Bitcoin. A medida visa reduzir a volatilidade de um portfólio neste momento de pandemia, mesmo com pequenas alocações.

Maior moeda virtual, Bitcoin
Maior moeda virtual, Bitcoin

Tradicional fundo, VanEck apresenta o Bitcoin como redutor de risco em portfólios de investimentos

A VanEck é uma empresa fundada em 1955, com sede em Nova York e escritórios em vários países. Sua missão é alertar as pessoas para que façam investimentos seguros, pensando além do que o mercado tradicional sugere.

Na visão do diretor da empresa, Gabor Gurbacs, investidores devem prestar atenção ao seu portfólio durante a pandemia do COVID19. A crise financeira que acompanha os problemas de saúde, de fato, é muito séria.

Isso porque, as bolsas de valores têm mostrado uma alta volatilidade, com índices globais de referência caindo drasticamente. Alguns investidores aportam em renda variável tradicional, como ações, e renda fixa utilizam títulos de dívida pública.

Como os índices globais despencaram, alguns investidores correram para o ouro, mineral que funciona como defesa de capital. O preço do ouro teve uma grande valorização no ano de 2020, acima de 6% em relação ao dólar.

Mão cheia de Bitcoin e Ouro
Mão cheia de Ouro e Bitcoin

Contudo, Gabor analisou que o índice de correlação do ouro com o Bitcoin subiu durante a pandemia. O analista apontou que o cenário é promissor para quem pretende diversificar os investimentos e fazer um hedge de portfólio.

No curto prazo, a liquidação do mercado induzida pela pandemia do COVID-19 aumentou as correlações de bitcoin com as classes de ativos tradicionais – particularmente o ouro, sugerindo potencialmente o crescente status de porto seguro do bitcoin.

Redução de volatilidade é interessante para quem investe em ações e títulos

O diretor da VanEck afirmou em relatório que o Bitcoin ainda não possui ETFs listados em bolsas. Mesmo assim, comprar a moeda digital pode ser interessante, mesmo em pequena quantidade.

Dessa forma, o fundo de investimentos acredita que o Bitcoin (BTC), é uma opção interessante para quem investe 60% em ações e 40% em títulos de dívida.

Uma pequena adição de bitcoin a um portfólio combinado de ações de 60% / 40% títulos, reduziu significativamente a volatilidade do portfólio durante a recente liquidação do mercado. Embora não haja ETFs de bitcoin nos EUA disponíveis hoje, acreditamos que esses produtos possam ter uma volatilidade significativamente reduzida para carteiras

Entretanto, o cenário promissor para o Bitcoin como porto seguro, e sua alta correlação com o ouro é de curto prazo. O diretor da VanEck afirmou que no longo prazo, o Bitcoin continua sendo um ativo sem correlação.

Correlação de longo prazo do Bitcoin com ativos tradicionais é baixa, porém, de curto prazo é alta
Correlação de longo prazo do Bitcoin com ativos tradicionais é baixa, porém, de curto prazo é alta – Reprodução/VanEck

Os analistas testaram a alocação de Bitcoin nos portfólios seguindo porcentagens como 0,5, 1 e 3%. Em todos os casos, ter um pouco de Bitcoin no portfólio se mostrou positivo durante a crise financeira de 2020.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Líder da pirâmide com Bitcoin, ArbCrypto, é preso em Minas

Um dos fundadores da empresa ArbCrypto - que atuava com arbitragem de criptomoedas - Alexandre Cesário Kwok, foi preso em Uberaba, no Triângulo Mineiro, nesta quinta-feira (25). Havia...
Queda Bitcoin

Bitcoin pode registrar maior queda semanal desde março de 2020

O preço do Bitcoin está em forte queda nesta sexta-feira (26). Com uma perda de 7% nas últimas 24 horas, o ativo digital está...
Tether-sera-emitido-na-rede-tron

Tether cria dólares do nada, igual ao Fed, diz Pompliano

Um processo contra a Tether e a corretora Bitfinex foi encerrado no inicio desta semana, de acordo com a decisão, empresa enganou clientes e o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Bitcoin pode registrar maior queda semanal desde março de 2020

O preço do Bitcoin está em forte queda nesta sexta-feira (26). Com uma perda de 7% nas últimas 24 horas, o ativo digital está...

Tether cria dólares do nada, igual ao Fed, diz Pompliano

Um processo contra a Tether e a corretora Bitfinex foi encerrado no inicio desta semana, de acordo com a decisão, empresa enganou clientes e o...

Fundo em Dubai diz que vai trocar $ 750 milhões em Bitcoin por Cardano e Polkadot porque “bitcoin é inútil”

Com suposta sede em Dubai, o fundo FD7 Ventures anunciou na quinta-feira (26) que vai vender mais de US $ 750 milhões em Bitcoin...

Bitcoin não será um meio de troca global, diz Charlie Munger

Charlie Munger, parceiro de longa data do veterano investidor Warren Buffett e crítico do Bitcoin, atacou mais uma vez a criptomoeda. Durante uma entrevista...

Rumor: Elon Musk está sob investigação da SEC por causa de tweets sobre Dogecoin

O CEO da Tesla, Elon Musk, pode estar sendo investigado pela comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por causa de sua suposta...