Futuros de Ethereum começam a ser negociados na Bolsa de Chicago

Segunda criptomoeda a ter listagem na bolsa. Na expectativa pelo lançamento, moeda havia registrado boa semana de valorização.

Siga no
Gráfico de preço da Ethereum ETH futuros
Gráfico de preço da Ethereum

As negociações de futuros de Ethereum começaram a ser negociadas na Bolsa de Chicago (CME) nesta segunda-feira (8). A comunidade aguardava pelo lançamento dos derivativos, que marca um importante movimento de adoção à tecnologia.

Considerada de fato a segunda maior criptomoeda em valor de mercado, o Ethereum (ETH) difere do Bitcoin em sua tecnologia. Com a capacidade de criar aplicativos descentralizados em sua rede, a plataforma se propõe a ser o computador descentralizado do futuro.

Assim, sua comunidade reúne muitos desenvolvedores interessados no crescimento da moeda e tecnologia. Até o chamado DeFi, que ganhou popularidade no último ano, foi criado em grande parte dentro da Ethereum.

Passando por um bom momento de mercado, os fãs observam a adoção por uma grande bolsa.

Futuros de Ethereum começam a ser negociados em Bolsa de Chicago hoje

Um movimento muito aguardado pela comunidade finalmente começa a funcionar hoje. Com a listagem de um derivativo de Ethereum na CME, investidores agora podem negociar este ativo.

Na espera pelo lançamento, o preço da Ethereum registrou recordes seguidos nas últimas semanas. Desse modo, a cotação da moeda quase superou US $ 1.800,00 em várias corretoras pelo mundo.

Ainda que tenha iniciado esta segunda em leve queda, de 0,4% em algumas plataformas, a Ethereum valorizou 33% nos últimos 30 dias. De fato, o impulso foi em grande parte devido ao lançamento de hoje na CME.

Dessa forma, a Ethereum se torna a segunda criptomoeda listada na CME. No caso do Bitcoin, a listagem de futuros na CME aconteceu em 2017, quando a moeda registrou um forte movimento de valorização nos dias que antecederam a listagem.

Quais as implicações de ter futuros de uma criptomoeda?

Os futuros são derivativos, ou seja, os negociantes não negociam o ativo em si, mas um contrato que carrega uma expectativa futura. No caso do Ethereum, os investidores agora podem negociar se no futuro a moeda irá valorizar ou desvalorizar.

Esse instrumento é muito usado por investidores para fazer hedge de posições, compradas ou vendidas. No mundo todo, inclusive em commodities, essa é uma prática comum no mercado financeiro.

Quando a CME listou o Bitcoin em 2017, contudo, os preços da moeda despencaram no mercado. Muitos investidores da moeda digital especularam que a listagem até poderia ser a causadora dessa queda, que foi massiva em 2018.

No caso do Ethereum, que passa por um bom momento de alta nas últimas semanas, ainda não ficou claro como ficará seu preço com a listagem. De qualquer forma, a negociação de futuros marca um importante movimento de adoção às criptomoedas.

Na manhã desta segunda-feira (08) pelo menos 77 contratos já foram negociados na CME. Muitos acreditam que essa listagem poderá levar investidores institucionais também ao Ethereum em breve.

De acordo com o analista Qiao Wang, que trabalha com DeFi, o preço do Ethereum deverá chegar em US $ 5 ou US $ 20 mil este ano. Ele é um dos que acreditam na adoção da Ethereum por instituições, movimento visto no Bitcoin.

No entanto, as implicações dos futuros de Ethereum que começam na Bolsa de Chicago deverão ser compreendidas com o tempo. Hoje, o preço do Ethereum segue negociado acima de US $ 1.600,00, com os investidores de olho na listagem.

No Brasil, o preço do Ethereum segue em R$ 8.800,00, com o dólar alto ajudando a cotação no país.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

CEO da Aave diz que “loucura do Yield Farming” está chegando ao fim

O CEO da Aave, Stani Kulechov, está preocupado com a falta de inovação dentro do setor de finanças descentralizadas (DeFi), citando a natureza de...

Time da NBA vai aceitar Dogecoin como pagamento por ingressos

Aparentemente o bom momento da Dogecoin ainda possui força, ou simplesmente abriu as portas para que a criptomoeda meme ganhe novos mercados. A mais...

EUA tem plano diabólico para zerar dívida nacional com Bitcoin, diz russo

O entusiasmo criado em torno do Bitcoin para o longo prazo não é por acaso, de acordo com um russo especialista em inteligência competitiva....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Time da NBA vai aceitar Dogecoin como pagamento por ingressos

Aparentemente o bom momento da Dogecoin ainda possui força, ou simplesmente abriu as portas para que a criptomoeda meme ganhe novos mercados. A mais...

EUA tem plano diabólico para zerar dívida nacional com Bitcoin, diz russo

O entusiasmo criado em torno do Bitcoin para o longo prazo não é por acaso, de acordo com um russo especialista em inteligência competitiva....

CEO da Kraken: Bitcoin vai para o infinito

O CEO da Kraken, uma das maiores corretoras de criptomoedas dos Estados Unidos, acredita que o Bitcoin acabará por se tornar a moeda mundial....

Criador do Litecoin faz alerta contra NFTs

O criador da criptomoeda Litecoin, considerada a "prata digital", fez um alerta sobre os Tokens Não Fungiveis (NFT). De acordo com Charlie Lee, o...

Mineradores de Bitcoin ganharam R$ 7.6 bilhões em fevereiro

Com o valor atual do Bitcoin, a mineração da moeda digital está se tornando extremamente lucrativa e o número de mineradores de criptomoedas está...