A empresa de Tóquio, “Tokyo Electric Power Company” (TEPCO), uma das gigantes do setor elétrico, começou a minerar bitcoin com suas instalações na capital japonesa, utilizando para isso energia renovável.
O anúncio da TEPCO, realizado nesta quarta-feira (14), mostra comprometimento com a empresa para melhorar o setor. Isso porque, sua produção de energia conta com um excedente que era desperdiçado.
Vale lembrar que com ações listadas na Bolsa de Valores do Japão, a empresa fornece energia elétrica a Tóquio e arredores. Assim, é maior empresa elétrica do país, com quase 40 mil funcionários.
Gigante da energia de Tóquio começa a minerar bitcoin com chips de última geração da Triple-1
Em uma parceria com a empresa Triple-1, a mineração de bitcoin se torna uma realidade para a gigante TEPCO.
Com os chips “Kamikaze”, considerados de última geração pelo alto impacto computacional, a empresa espera reduzir o desperdício de energia e ainda lucrar.
Tudo isso é parte de sua nova política de computação distribuída, anunciada nesta quarta. Assim, além dos projetos ambientais, a empresa quer minerar bitcoin com energia renovável e entrar em um novo setor de atuação.
De acordo com a publicação da empresa, a nova estratégia deve moldar a sociedade japonesa no futuro. Com o projeto de computação distribuída, a empresa espera mitigar os desastres naturais do país, que ocorrem com frequência.
“A partir de agora, a sociedade japonesa será a chave para a implementação de cidades inteligentes, direção autônoma, metaverso, etc. É uma tecnologia de “computação distribuída” para processar grandes quantidades de dados digitais em alta velocidade.”
Foco em cidades inteligentes, moedas digitais e metaverso
Para o futuro, a parceria entre as empresas pode abalar o Japão com uma nova realidade de inovação. O país já é um dos mais desenvolvidos no setor, assim, deve se tornar uma potência.
O foco da TEPCO será nos setores de cidade inteligente, moedas digitais (inclusive com mineração), e metaverso. Além disso, o projeto ambicioso abre espaço para a tecnologia 5G, direção autônoma e Inteligência Artificial.
Contudo, a base da evolução no Japão passa necessariamente pela computação distribuída, declarou a TEPCO, que começou a utilizar técnicas modernas para proteger suas instalações e dados. Assim, por todo o Japão, a empresa pretende construir novos data centers.
“Por exemplo, para realizar a direção autônoma, a IA deve processar não apenas os dados de direção do veículo, mas também grandes quantidades de big data do ambiente circundante e de outros veículos em alta velocidade em tempo real. Os centros de dados distribuídos estabelecidos em todo o país serão responsáveis por isso. Além disso, para reproduzir o mundo real no Metaverso, a renderização CG é necessária para mover gráficos avançados, que também podem ser processados em centros de dados distribuídos. Também pode ser usado para mineração de criptomoeda e análise de genoma.”
Após o anúncio de modernização de suas instalações, as ações da TEPCO (TYO: 9501)
subiam 1,18% na bolsa japonesa. Desde janeiro de 2022, as ações da empresa já valorizaram 71,5%.