Um novo golpe envolvendo Bitcoin usa falsos endossos de celebridades e tem como alvo os australianos.“Hugh Jackman (O Wolverine) se aposentou como ator para promover um novo investimento em Bitcoin que dobra seu investimento em apenas 6 meses“, diz um anúncio on-line que está se espalhando na Austrália.
Os anúncios estão sendo vistos nas redes sociais, no Facebook e no topo do Google: “Bitcoin | Transforme US $ 250 em uma renda diária ‘Eu tive mais de US $ 9.200 de lucro em apenas um mês'”.
Alguns anúncios são marcados como artigos da ABC (Australian Broadcasting Corporation), uma grande empresa de mídia do país, usando imagens encenadas para que fiquem parecidas com prints da ABC TV e colocando as citações “ABC News exclusive” sob as manchetes.
A gigante da mídia negou. “Encorajamos o nosso público a ter cautela ao ler anúncios nas mídias sociais e artigos sobre criptomoedas que possuem o logotipo da ABC”, disse um representante da ABC.
Além de Hugh Jackman, o mesmo golpe também usa o perfil do multimilionário australiano da mineração, Twiggy Forrest, sobre o qual o próprio funcionário divulgou um comunicado oficial.
Embora ainda não haja nenhum relatório sobre vitimas, o anúncio fraudulento tem enorme potencial para “pegar os desavisados”.
Além disso, outro fato preocupante é o resultado da pesquisa sobre avaliação da empresa no anúncio, que mostra páginas cheias de avaliações falsas, bem como vídeos do YouTube que falam que o projeto é 100% legítimo. O resultado fabricado mostra um número suspeito de comentários; quase 4.000 e 12.000 compartilhamentos nas mídias sociais. Clicar nos comentários leva você diretamente ao mesmo site do golpe.
Um olhar atento revela que a página de destino também não possui informações legais ou corporativas. Um dos banners publicitários do golpe mostra o Wolverine com o logotipo do Bitcoin em segundo plano.
Para criar um senso de urgência, os golpistas alegam que o esquema está assustando os bancos. Os golpistas alegam até mesmo que uma das quatro maiores instituições financeiras da Austrália, o National Australia Bank, tentou impedir uma entrevista que Hugh Jackman havia conduzido promovendo o esquema.
Para dar crédito ao esquema, os golpistas fabricaram uma lista de transações. A lista mostra que Jackman ganhou milhares de dólares todas as semanas.