Homem cai em golpe após investir em empresa de SP que prometia lucro de 20% em Bitcoin

Empresa é alvo de mais de 200 processos

Siga no

A juíza Barbara Carola Hinderberger Cardoso de Almeida, da 2ª Vara Judicial, do Foro de Embu das Artes em São Paulo, está julgando uma denúncia de um homem que resolveu investir da J & C Operações e Investimentos LTDA. De acordo com ele, a empresa ofereceu a oportunidade de investir em Bitcoin, com a chance de ganhar até 20% de lucro sobre os valores que havia depositado.

Assim, o homem investiu um total de 5 mil reais na companhia, em 31 de janeiro de 2018. O problema teve início quando a vítima contatou os responsáveis pela companhia para ter acesso aos seus lucros.

Os empresários responsáveis pela empresa, José Pereira dos Santos e Aparecida Lopes de Oliveira não foram mais localizados pelo investidor, que ficou sem a possibilidade de tirar tanto os ganhos em cima de seus dinheiro quanto a própria quantia que foi depositada.

Desta forma ele recorreu à justiça, que entendeu que o ato da dupla representou uma quebra de contrato. Eles praticaram uma ação criminosa com relação ao acordado com o investidor.

Assim sendo, a Juíza determinou a restituição de todos os valores depositados por ele, acrescidas de juros e correção monetária. Além disto, os dois acusados também deverão indenizar o requerente por danos morais, acrescendo ainda mais o valor total devido para o homem.

Bitcoin golpe
Bitcoin golpe

O que é a J & C Investimentos?

A empresa J & C Operações e Investimentos LTDA tem seu endereço localizado na Av Elias Yazbek, 2218, barro Tingidor, em Embu das Artes. Apesar de seus dois responsáveis não terem sido localizados pela justiça, a situação cadastral da companhia consta como ativa na Receita Federal. Segundo o site Escavador o local está sendo alvo de mais de 200 processos.

Algo que chama a atenção é o fato de que a companhia não possui uma grande visibilidade, o que indica que trata-se de uma empresa de pequeno porte. Todos os processos que envolvem a J & C são da região de São Paulo, o que evidencia uma atuação centralizada no local. Assim sendo, a companhia de serviços de investimento não parece se dedicar a expansão de serviços a nível nacional.

A partir da decisão da juíza, que se deu ainda em 2019, os dois empresários tiveram 15 dias para se manifestar e se defender das acusações. O fato evidenciou a crescente tendência de golpes envolvendo investimentos em criptomoedas, sobretudo Bitcoin.

Nos últimos tempos, inclusive grandes companhias que adotavam práticas de extorsão semelhantes e esquemas de pirâmide envolvendo o criptomercado foram detidas pela justiça.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Jeferson Scholz
Jornalista. Escrevi dois artigos acadêmicos publicados no congresso de comunicação INTERCOM, e fui diretor do documentário universitário "Planeta dos Desmortos - O Mito Zumbi".
dolar rasgado e Bitcoin. Imagem: ShutterStock

Volume de transferências com bitcoin em 2021 deve superar PIB dos EUA

Pela primeira vez em menos de sete meses, o volume total de transferências com bitcoin ultrapassou US $ 15,8 trilhões. Como resultado, o volume...
CEFI vs DEFI

DeFi vs CeFi: Finanças Centralizadas vs Finanças Descentralizadas

Finanças descentralizadas (DeFi) são uma das fatias mais cobiçadas da indústria de blockchain hoje, mas a ideia em si tem origens muito mais humildes. Na verdade,...
Tokyo 2020

Emissora usa imagem do Bitcoin para representar El Salvador nas Olimpíadas de Tóquio

As Olimpíadas de Tóquio começaram oficialmente nesta sexta-feira (23), em meio às restrições da pandemia e atraso de um ano. O evento começou com...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias