Golpes que usam perfis falsos continuam em alta em 2022

Vitalik falso é um dos principais golpes neste início de ano.

golpes perfil falso
Golpes do perfil falso

Atualmente um dos golpes mais comuns está relacionado ao uso de um perfil falso que imita uma conta legítima em redes sociais. Após convencer a vítima de que é o perfil verdadeiro, os golpistas podem elaborar diferentes maneiras de tirar suas criptomoedas.

Além dos inúmeros perfis falsos que inundam todas as redes sociais, alguns deles tem se destacado. Como exemplo temos um perfil falso de Vitalik Buterin, criador do Ethereum, que conseguiu obter o nome de usuário usado por Vitalik em outras redes sociais, dando legitimidade ao golpe.

A recomendação é que estes perfis sejam denunciados para que as redes sociais em questão tomem os devidos procedimentos para evitar que os golpistas consigam enganar alguém.

Golpes sofisticados

Como nick usado por Vitalik Buterin, criador do Ethereum, é vitalik.eth, você pode pensar que esta URL também seja a sua conta oficial no Instagram, certo? Na verdade, ela pertence a um golpista. Vitalik nem sequer tem uma conta no Instagram, rede social que pertence ao grupo Meta, ex-Facebook.

Além disso, esta não é a única conta falsa que possui mais de 500 mil seguidores. É válido notar que boa parte destes seguidores são bots, porém seu papel é este mesmo, inflar os números para enganar outros que chegam.

Perfis falsos de Vitalik Buterin no Instagram.
Perfis falsos de Vitalik Buterin no Instagram.

Após enganar a vítima, os golpistas podem tomar vários caminhos diferentes como o clássico golpe onde eles pedem uma certa quantia de criptomoedas prometendo enviar o dobro depois.

Ou até mesmo ataques mais sofisticados, como de engenharia social, uso de links falsos e promoção de criptomoedas suspeitas, entre outros golpes que tem se tornado comuns.

Como se proteger de um perfil falso

Por enquanto a melhor alternativa é verificar se o perfil em questão possui um selo de verificado. Geralmente pessoas públicas importantes como Vitalik o possuem, justamente para evitar estes golpes que usam um perfil falso.

Outra dica é ter senso crítico e analítico, afinal ninguém vai lhe dar dinheiro de graça, mesmo um bilionário do setor. Do mesmo modo, Vitalik, ou qualquer outro, não vai perder seu tempo conversando com estranhos e principalmente não enviará links para ninguém.

Em uma enquete pelo Twitter, ele disse que não esteve em redes sociais em boa parte de 2021 e pediu a opinião dos seus seguidores se deveria continuar assim em 2022 ou não, ou seja, seu tempo em redes sociais é pouco.

“Em 2021, eu me mantive principalmente em uma quarentena autoimposta no Twitter, usando este site apenas para postar links para meu conteúdo de formato longo.”

Por fim, embora possa parecer difícil cair nestes golpes, algumas pessoas podem ficar animadas demais com a interação de um famoso, esquecendo a razão por alguns minutos e acreditando que não é uma conta falsa.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias