Golpistas ameaçam a vida de vítimas de vazamento de dados

Recentemente a Ledger sofreu um vazamento de dados em grande escala, que acabou colocando os dados de milhares de usuários em risco e expostos em fóruns hackers. Após o vazamento, foram notadas as primeiras campanhas de ameaça virtual utilizando os dados dos usuários da Ledger, enquanto alguns se tornaram piada, as campanhas continuam avançando e apresentam diferentes riscos para os investidores.

Uma outra campanha muito similar a que foi notada nos Estados Unidos durante os últimos dias também começou a se espalhar pela Europa, afetando usuários poloneses. De acordo com o portal BitHub, investidores de Bitcoin da região estão recebendo ameaças de morte caso não paguem um valor em Bitcoin.

De acordo com o site, diferentes usuários estão recebendo e-mails com ameaças, contendo informações sobre o endereço da vítima e dizendo que elas poderão sofrer com as consequências se ignorarem e-mail.

O e-mail (em polonês) diz:

“Olá, recentemente descobri, por uma fonte específica, sobre as suas economias em criptomoedas. Eu moro na mesma cidade que você e conheço seu endereço.

Posso fazer um assalto com uma gangue a qualquer momento, posso atacar você ou a sua família. Não conte com a segurança do seu lar, não é a primeira vez que faço uma invasão. Você também não será meu primeiro assassinato.

Se você pagar em Bitcoins no endereço indicado, podemos esquecer isso tudo. Eu sei que você tem muitas economias em criptomoedas, então isso não será um problema.

Você tem 48h para fazer um depósito ou o seu sangue será derramado e você se tornará um exemplo de que às vezes é melhor não ignorar uma mensagem.

O relógio está correndo.”

Mensagem original enviada para vários investidores em Bitcoin.

Enquanto na primeira campanha pedia  US$ 500, na versão que está acontecnedo na Polônia, o valor de 1.000 Zloty não chega nem a US$ 300. Em ambos os casos os valores são baixos.

Ou ambas as campanhas de ameaça estão ligadas a um mesmo grupo, ou para aumentar a chance de sucesso, os golpistas agora estão apostando em valores menores.

Em ambos os casos essas campanhas denotam serem planejadas por um grupo pequeno e possivelmente amador.

Existe perigo na ameaça dos hackers?

Existe um número bem grande de dados vazados no hack da Ledger e com isso o número de possíveis vítimas dessa ameaça específica pode se tornar bem comum. Mas vale lembrar que este é apenas um ataque de phishing.

Os hackers não vão realmente invadir a casa de ninguém e causar qualquer tipo de dano físico ou material. É apenas uma forma de conseguir assustar pessoas mais preocupadas ou com menos conhecimento cibernético.

No entanto, isso não quer dizer que campanhas mais bem elaboradas e com maior taxa de sucesso não vão utilizar o mesmo banco de dados para outros golpes. Com isso em mente, é preciso ficar bem atento ao que você recebe no E-mail, principalmente se é usuário da Ledger.

Até o momento o endereço utilizado no golpe, bc1qhhyqc64am094c2huvrhka2r4mr8kg5chzmwavz não recebeu nenhuma transação mas já foi denunciado ao Bitcoin Abuse.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias