Golpistas se passam por governo, prometem devolver dinheiro da FTX, mas roubam mais

Os golpistas atraem suas vítimas usando um site que afirma ser administrado pelo Departamento de Estado dos EUA, alegando que elas podem receber o valor que está bloqueado na corretora.

Vítimas do colapso da corretora de criptomoedas FTX agora precisam ficar de olho em golpistas secundários que estão tentando enganar pessoas que já perderem dinheiro.

De acordo com a Divisão de Regulamentação Financeira do Oregon, através de um alerta para a população, golpistas estão se passando por oficiais do governo com sites e aplicativos falsos para tentar tirar ainda mais dinheiro das vítimas.

No documento digital, a agência reguladora aponta diferentes estratégias que os criminosos estão usando para enganar pessoas.

Entre carteiras digitais falsas e esquemas de pump-e-dump, eles também citaram uma tentativa de enganar as vítimas da FTX que podem estar desesperadas para conseguir recuperar um pouco do dinheiro que perderam.

Os golpistas atraem suas vítimas usando um site que afirma ser administrado pelo Departamento de Estado dos EUA, alegando que elas podem receber o valor que está bloqueado na corretora.

As promessas são apenas uma isca para conseguir obter detalhes confidenciais das vítimas. Assim, os golpistas podem usar essas informações para assumir o controle de carteiras digitais e contas que elas possam ter em outras corretoras.

Outra tática é cobrar valores das vítimas para “acelerar o processo de recuperação”, também apenas uma mentira para conseguir dinheiro de quem já está desesperado.

“O Departamento de Estado dos EUA não criou este site. Esteja ciente de que, se alguém entrar em contato com você solicitando nomes de usuário e senhas para suas contas, é mais do que provável que seja um golpe”, diz o aviso da autoridade regulatória.

Golpes parecem óbvios

Os golpes do mercado de criptomoedas podem parecer bem óbvios após cairmos neles, mas antes, com um misto de esperança e desespero, é bem fácil entender como alguém pode acabar sendo vítima.

TK Keen, administrador do Departamento, alertou para essa noção e que é sempre importante desconfiarmos de quando uma promessa é boa demais para ser verdade.

“Já dissemos isso antes, mas se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é golpe. Incentivamos todos a fazer sua lição de casa e investir com sabedoria, além de ser diligente na proteção de seu nome de usuário, senha e outros dados confidenciais.”, disse Keen.

Por fim ele também afirma que caso alguém seja vítima desse golpe, é importante procurar ajuda das autoridades.

“Muitos deles [golpes] parecem óbvios após cairmos neles, mas há muito nesta indústria que parece e soa legítimo (…) Se você acha que foi vítima de um golpe relacionado a criptomoedas, recomendamos que você registre uma denúncia em nosso escritório.”, concluiu.

Enquanto apenas as autoridades de Oregon estão falando sobre esses golpes, é importante que investidores do mundo fiquem em alerta.

💰 $100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias