Google processa golpistas de criptomoedas que atraiam vítimas na Play Store

De acordo com o processo, o Google também sofreu perdas financeiras, ultrapassando 75 mil dólares.

O Google parece ter abandonado sua passividade em relação a golpes com criptomoedas e tomou uma posição contra o que parece ser um dos maiores esquemas na Play Store. A gigante das buscas acusou dois desenvolvedores de criar golpes com Apps falsos, resultando em um processo na justiça dos EUA.

Segundo o Google, uma dupla de desenvolvedores, junto com outros envolvidos ainda não identificados, criou 87 aplicativos fraudulentos, desencadeando uma série de golpes românticos — um método cruelmente apelidado de “abate de porcos”.

O termo faz referência a imagem de ‘engordar’ uma vítima com falsas promessas antes de aplicar o golpe. Os aplicativos falsos foram disfarçados e promovidos na Play Store como plataformas legítimas de investimento e negociação de criptomoedas, atraindo mais de 100.000 usuários.

As vítimas, enganadas por uma falsa legitimidade, sofreram perdas financeiras devastadoras, variando de meros 100 dólares a somas astronômicas na casa dos milhares.

Google processa golpistas de criptomoedas

De acordo com o Google, o esquema operava de forma ‘diabólica’: primeiro, os desenvolvedores promoviam seus aplicativos na Play Store, ou seja, pagavam para o aplicativo ter destaque. Eles então recorriam a técnicas de engajamento que misturavam mensagens românticas e conteúdo no YouTube para atrair potenciais vítimas.

“Os desenvolvedores criavam aplicativos falsos de investimento em criptomoedas, deturpando-os na Play Store como aplicativos de investimento legítimos”, diz o Google.

Uma vez que o interesse era despertado, os golpistas transferiam a comunicação para plataformas mais privadas, como o WhatsApp, onde a sedução financeira era intensificada até que a vítima fosse convencida a investir nos aplicativos maliciosos.

Os aplicativos, por sua vez, eram projetados para iludir. Eles exibiam saldos e retornos de investimentos falsos, criando a ilusão de lucratividade.

No entanto, quando chegava a hora de sacar os supostos ganhos, as vítimas se deparavam com obstáculos sem solução ou eram coagidas a desembolsar mais fundos, apenas para descobrir que haviam sido enganadas.

A conselheira geral do Google, Halimah DeLaine Prado, comentou sobre o assunto, afirmando que o processo é um marco para responsabilizar os golpistas e enviar uma mensagem clara para outros que a empresa não tolerará mais abusos em sua plataforma.

De acordo com o processo, o Google também sofreu perdas financeiras, ultrapassando 75 mil dólares, durante a investigação e o combate da fraude.

Sendo assim, o processo do Google contra os desenvolvedores acusados buscas uma reparação financeira e pretende dissuadir potenciais golpistas que usem a Play Store, demonstrando que o Google não vai mais simplesmente banir aplicativos falsos de sua loja.

Para as vítimas, o processo do Google pode oferecer um vislumbre de justiça. No entanto, também é um lembrete de que na era da informação, a vigilância é nossa primeira linha de defesa contra golpes.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias