Diversos perfis apontaram que o Google estaria banimento carteiras de Bitcoin e outras criptomoedas do Google Play, sua loja de aplicativos. Os rumores iniciaram após a jornalista ‘L0la L33tz’ publicar um texto sobre o assunto nesta quarta-feira (13).
A análise dava destaque à política de corretoras e carteiras de criptomoedas do Google Play, atualizado em julho deste ano.
“Os câmbios de criptomoedas e os softwares de carteira só podem ser publicados nos seguintes países/regiões se o aplicativo estiver em conformidade com as leis locais e as normas da indústria”, aponta o Google em seu site.
Como exemplo, o texto aponta que desenvolvedores de carteiras e corretoras precisam estar registrados junto ao FINTRAC no Canadá, FinCEN no caso dos EUA, ou então possuir uma autorização do CASP na Europa, em conformidade com o MiCA (Market in Crypto Assets).

As informações, no entanto, foram mal-interpretadas pelo mercado, mas até o Google notou que seu texto não está claro.
Perfis apontam que Google baniria todas as carteiras de Bitcoin e criptomoedas
A confusão começou após a jornalista L0la L33tz, famosa defensora da privacidade, apontar que o Google estará banindo todas as carteiras não-custodiais de sua loja de aplicativos.
“A Google Play Store está banindo todas as carteiras não custodiais cujos desenvolvedores não tenham registro no FinCEN, licença bancária estadual ou licença MiCA”, escreveu a jornalista. “Isso significa que, nos EUA, todas as carteiras não custodiais na Play Store terão que implementar AML/KYC.”
As informações foram replicadas por diversos perfis famosos do setor.
O barulho foi tão grande que o Google se pronunciou sobre o assunto, uma das poucas vezes em que interagiu com a comunidade cripto.
Segundo a empresa, sua nova política afeta somente carteiras custodiais, ou seja, aquelas onde o usuário não tem controle total dos fundos e suas moedas são administradas por um terceiro.
“Obrigado por sinalizar isso. Carteiras não custodiais não estão no escopo da Política de Corretoras de Criptomoedas e Carteiras de Software do Google Play. Estamos atualizando a Central de Ajuda para deixar isso claro”, escreveu o Google em resposta à BlueWallet.

Como pode ser visto na primeira imagem desta matéria, o Brasil não possui nenhuma lei sobre o tema. Portanto, não seria afetado de qualquer maneira. No entanto, a expectativa é que isso mude quando o Banco Central passar uma nova regulação sobre o setor.