Governo de Minas Gerais lança blockchain

Siga no
Bandeira de Minas Gerais
Bandeira de Minas Gerais

O Governo Estadual de Minas Gerais lançou uma blockchain para manter e compartilhar registros de dados, iniciativa que havia sido anunciada em setembro de 2020.

A intenção do projeto é fortalecer o estado do sudeste na produção de carvão, dando mais informações aos consumidores sobre o processo da cadeia produtiva. Com o uso da blockchain, é esperado que os dados sejam mais transparentes para os participantes desse ecossistema.

Uma das intenções então é combater a extração ilegal de madeiras em Minas Gerais, uma atividade que causa danos ao meio ambiente e a empresas que têm seus registros perante órgãos fiscalizadores.

Governo de Minas Gerais lança plataforma blockchain e avança em transformação digital

Seja na iniciativa privada ou pública, a chamada transformação digital é um processo que ganhou fôlego nos últimos meses. Precisando estabelecer sistemas digitais confiáveis, uma das tecnologias que ganhou reconhecimento no Brasil foi a blockchain, colocada na prática pelo Bitcoin em 2009.

No entanto, essa tecnologia passou a ser testada e utilizada em vários casos de uso, sendo um deles lançado agora pelo governo de Minas Gerais, na chamada “rede mineira de blockchain”.

Em nota pela Agência Minas, o diretor-presidente da Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), Roberto Reis, declarou que essa rede é muito importante para demonstrar o processo de digitalização estadual.

“A rede blockchain para serviços de governo é um projeto muito importante para nós, da Prodemge, e toda a administração pública. Estamos inovando e colocando o Governo de Minas na vanguarda do que há de mais moderno em Tecnologia da Informação. Essa ferramenta é aliada fundamental na busca pela transformação digital do Estado”.

Em nota, o governo mineiro declarou que essa é uma “tecnologia inovadora associada com compartilhamento de informação, confiabilidade, descentralização e rastreabilidade“.

Primeiros nós já foram instalados, mais são esperados mais conexões de órgãos públicos

Em redes blockchain, os “nós” são os responsáveis por armazenarem cópias dos dados que trafegam naqueles ambientes, tornando a informação mais segura e descentralizando esta em vários locais.

Na rede Bitcoin, por exemplo, qualquer pessoa que é um nó desta consegue ver todo o histórico de transações já realizado desde 2009, além de garantir que a rede fique mais incensurável ao manter o registro sempre atualizado.

Com isso em mente, o governo de Minas Gerais já instalou os primeiros nós da blockchain estadual, mas o diretor Roberto espera que mais órgãos públicos configurem seus “servidores” em breve, para garantir que a rede fique mais robusta.

“Quanto mais nós se integrarem, mais robusta essa rede se tornará”.

Assim, o primeiro produto a funcionar neste ambiente será o MG Florestas, que receberá uma aplicação para acompanha a produção de carvão no estado.

Mais soluções com uso desta tecnologia poderão surgir nos próximos anos, com o governo declarando que a solução de infraestrutura foi desenvolvida em um ambiente sólido e conhecido no mercado, mas sem divulgar o nome da ferramenta blockchain escolhida.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias