Bitcoin em risco? Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada

CTO do projeto alerta usuários para que atualizem para nova versão urgente!

Siga no
Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada
Grave vulnerabilidade encontrada na Lightning Labs foi explorada

Uma empresa que é responsável pelo desenvolvimento de uma aplicação Lightning Network (LN), rede alternativa para o Bitcoin, está enfrentando problemas com uma vulnerabilidade encontrada. De fato, a rede conhecida como Lightning Network é uma camada de transações alternativa, mas que ainda está exposta a riscos.

O CTO do projeto Lightning Labs, Olaoluwa Osuntokun, inclusive alerta para os atuais riscos do software. Um e-mail foi enviado para os Lightning Devs alertando para alterações de correção no software, que deve ser atualizado urgente. Quem estiver com canais e nodes nas versões antigas correm sérios riscos com seus BTCs.

De fato, a versão do LND foi atualizada com correções, sendo lançada a versão 0.7.1. Todas as versões anteriores a esta deverão ser desconsideradas devido à vulnerabilidade encontrada.

Vulnerabilidade do software Lightning Labs foi explorada

A camada de transações Lightning Network possui várias implementações sendo conduzidas atualmente. Uma delas, cofundada por Elizabeth Stark, é a Lightning Labs. Stark é a atual CEO deste projeto, que é uma das principais aplicações Lightning para o Bitcoin.

Cabe o destaque que a LN desenvolvida pela Labs encontrou uma grave vulnerabilidade nos últimos dias. Nela, agentes maliciosos possivelmente conseguiram escapar com alguns Bitcoins da rede. Entretanto, não foi divulgado a extensão do rombo causado pelos atacantes. A exploração da falha foi confirmada pelo CTO, Olaoluwa Osuntokun, em seu Twitter no último dia 10 de setembro. Tal vulnerabilidade havia sido confessada no último dia 31 de agosto pelo CTO da Labs.

Essa vulnerabilidade explorada no software da Lightning Labs coloca em cheque a tecnologia alternativa à rede Bitcoin. Isso porque, como solução alternativa para transações, espera-se que esta mantenha a segurança característica do Bitcoin. Com uma vulnerabilidade grave, esta deverá certamente ser mais testada antes de uma possível adoção em massa do Bitcoin.

Cabe o destaque que o Bitcoin não está em risco com a descoberta da vulnerabilidade. Isso porque a rede da moeda é outra, sendo a LN apenas uma alternativa, ainda em testes, para solucionar problemas de escalabilidade e custos de transações com Bitcoin.

Brasil possui apenas 7 nodes da Lightning Network

De acordo com dados do 1ml, o Brasil possui apenas 7 (sete) nodes atualmente. Isso daria cerca de 0,12% da quantidade mundial de nodes da LN.

Além disso, apenas 50 canais da Lightning Network estão abertos no país. De fato esta quantidade representa apenas 0,14% da quantidade mundial.

Apesar de ser um tema novo no criptomercado, a LN é uma esperança para os fãs do Bitcoin como meio de pagamento. A explicação seria porque com essa camada 2, transações passem a ser mais rápidas e baratas. Até lá, os softwares que dão suporte a essa tecnologia terão que evoluir e passar confiança, sendo recomendado manter pouca quantidade de Bitcoin neste espaço.

Finalmente, o país que é destaque neste campo é os EUA, que possui mais de 430 Bitcoins na camada Lightning Network. Além disso, a quantidade de nodes no país ultrapassa os 15% da capacidade mundial.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Bug do Pix

Golpe “bug do Pix dobrado” se espalha pelo Whatsapp

As tentativas de aplicar golpes existem desde que o dinheiro nasceu (até mesmo antes), e não seria diferente na era digital. Muito além das...
ATM de bitcoin roubado

Criminosos roubam caixa eletrônico de Bitcoin em posto de gasolina

Criminosos roubaram um caixa eletrônico de Bitcoin (ATM) em um posto de gasolina no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com um...
Tori Maddison Preiss, Kaori Celine Nakase

Milionário do Bitcoin dá Lamborghini à namorada, mas ela terá que devolver

Uma influenciadora digital muito conhecida na Austrália e uma garçonete poderão perder carros de luxo e milhares de dólares. A Comissão de Crimes e...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Criminosos roubam caixa eletrônico de Bitcoin em posto de gasolina

Criminosos roubaram um caixa eletrônico de Bitcoin (ATM) em um posto de gasolina no estado de Kentucky, nos Estados Unidos. De acordo com um...

Milionário do Bitcoin dá Lamborghini à namorada, mas ela terá que devolver

Uma influenciadora digital muito conhecida na Austrália e uma garçonete poderão perder carros de luxo e milhares de dólares. A Comissão de Crimes e...

Corretora anuncia encerramento após ataque hacker

A corretora de criptomoedas Livecoin, com sede na Rússia, anunciou o encerramento de suas atividades a partir do dia 17 de março de 2021....

CPQD abre vaga de emprego para programador blockchain

Muitas pessoas buscam neste início de ano uma oportunidade de trabalho. Com o mercado de criptomoedas aquecido, várias oportunidades estão surgindo no setor. O...

Obra de arte com 250 bitcoins vendida em 2019 hoje vale R$ 42 milhões.

Em 2019, o argentino Alberto Echegaray Guevara vendeu uma obra de arte com 250 bitcoins. A obra foi apresentada na Bienal de Veneza 2019...