Grupos de PUMP fraude

Navegar no mundo cripto é um grande desafio, sempre aparece um cidadão com uma fórmula mágica para ganhar dinheiro fácil, os grupos estão infestados desses convites para grupos de PUMP. O ser humano que convida, chega de repente com um link de um grupo que segundo ele, é  “VIP” e tem informações privilegiadas de qual moeda vai ter uma grande valorização, mas, será que é isso mesmo ?

Spoiler: Não, não é tão simples assim.

Neste texto, vamos trazer algumas informações sobre os grupos de PUMP, como eles funcionam e contar a “Linda história” do grupo brasileiro “Sardinhas United” que recentemente tentaram fazer pumps e na verdade foram dumpados. 😀

Antes de começar , é importante que você observe este gráfico, ele mostra a “anatomia” de um grupo PUMP e como ele é composto, além disso, você pode observar qual a porcentagem de sucesso de cada esfera:

 

Grupos de pump

 

Esses esquemas geralmente acontecem em grupos de Whatsapp, Telegram, Discord ou qualquer outro aplicativo de chat, onde várias milhares de pessoas combinam de comprar alguma shitcoin específica (uma  cripto sem valor ou futuro)  para dessa forma tentar inflar artificialmente seu valor. Este aumento de valor é chamado de PUMP , e depois a venda do token será cara para pessoas desavisadas. DUMP.

 

Grupo – Sardinhas United

Novos grupos estão aparecendo toda hora, todo dia, e por incrível que pareça, toda noite! Mas, raramente aparece algum grupo sólido e legítimo. Na maioria das vezes eles são realmente bordas exteriores de grupos já estabelecidos – eles são uma camada secundária mais destinada à fase de despejo(DUMP).

Os membros da camada central (1,2,3) concordam com uma cripto e informam a borda externa(4,5,6). Mesmo dentro da camada central há muitas vezes vários níveis – por exemplo, aqueles que pagam para entrar  (com média de 1 a 10 BTC) geralmente recebem informações 5-6 segundos antes dos outros. Isso é muito tempo para comprar a moeda a um preço mais baixo. Outras bordas ficam sabendo da informação apenas 10-30 segundos depois, as bordas exteriores descobrem qual moeda por último e vão às compras de forma frenética “CORREEEEEE!!”.

 

Grupos do centro do círculo que aceitam novos membros hoje em dia são difíceis de encontrar e são bem caros (em torno de 15 BTC). Os grupos que as pessoas se juntam com frequência são geralmente grupos de segunda ou terceira camada. A porcentagem de operações bem-sucedidas diminui à medida que o círculo que você está é mais longe do centro.

Os organizadores são sempre bem sucedidos porque são eles que decidem qual moeda é a próxima e podem comprá-la com muita antecedência – às vezes semanas para esconder sua trilha. A próxima camada já tem menor chance de sucesso. Apesar de terem pago o acesso à informação, podem ocorrer dificuldades técnicas e, como a informação não pode demorar muito para chegar do lado de fora, uma falha simples na conectividade com a internet ou o site em questão pode ser suficiente para perder o trem.

A próxima camada é ainda menos bem sucedida do que a anterior – neste ponto, já pode ser óbvio qual moeda está sendo PUMPADA ao julgar pelos gráficos e, por vezes, bordas externas usam essas informações para comprar antes do que os que estão nos círculos internos. A situação continua até atingir as camadas mais externas.

 

FASE 1: Divulgação

A frequência com que os PUMPS ocorrem depende do grupo. Há alguns que acontecem várias vezes por dia, e outros que ocorrem uma vez por semana ou uma vez por mês. O grupo que observamos é relativamente novo e fez uma vez por dia.

Na fase 1, a hora do  PUMP é anunciada, muitas vezes com a ajuda de um link que leva a uma contagem regressiva para ajudar pessoas de diferentes fusos horários.

 

Sardinhas-anuncio

A Exchange em que o PUMP irá acontecer também é selecionada. Shitcoins sensíveis e com tendência de PUMP e DUMP raramente são listadas em exchanges respeitáveis, então, esses esquemas geralmente acontecem na HitBTC, Cryptopia, Coinexchange e outras menores semelhantes.

É importante lembrar que ninguém além dos organizadores sabe qual moeda vai ser PUMPADA.

 

FASE 2: Contagem regressiva e preparações

Uma vez que a contagem regressiva começa, os participantes preparam suas contas enviando BTC. Reagir rapidamente é muito importante, então, eles desligam tudo, (torrents, youtube e xvideos) para tornar os tempos de resposta mais rápidos.

Os mais experientes possuem bots de negociação prontos (scripts para compras programáticas sem a necessidade de um navegador). Uma vez que a cripto é conhecida, eles configuram o símbolo da moeda e o bot assume o controle, imediatamente também configurando uma ordem de venda em um limite de 150% – 200% do preço de compra, tudo dentro de um único segundo.

 

Sardinhas grupo
Grupo de pump fazendo contagem regressiva

 

FASE 3: PUMP

Depois que a cripto foi escolhida, os organizadores compram o suficiente para aproveitar o aumento do preço, mas não tanto para mudar o preço. Se eles mudassem o mercado com suas próprias compras, isso os levariam a acusação de causar um pré-pump, fazendo com que eles perdessem seguidores. Esse movimento geralmente é executado quando o grupo está em seu fim de vida e a maioria dos participantes já perdeu a confiança nos administradores. Quando apenas os mais ingênuos permanecem – aqueles que não conseguem reconhecer os pré-pumps.

Depois de comprar uma grande quantidade da moeda, os administradores liberam a informação para o resto.

Pump sardinhas

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Alguns usam bots, alguns compram manualmente, mas todos compram a mesma moeda, tornando-a mais cara. Aqueles que completaram uma compra passam então a fase de excitação onde usam todos os canais de bate-papo para pedir mais pessoas para comprar.

 

FASE 4: DUMP

O objetivo desta fase é conseguir que os espectadores inocentes comprem a moeda devido ao seu rápido aumento (o que agora é visível no gráfico).

Gráfico sardinhas

Devido a uma venda rápida pelos membros que compraram cedo, o DUMP reduz o preço da moeda ao seu valor inicial, às vezes menor. Em casos raros, o  PUMP aumentará permanentemente o preço de uma moeda de 10 a 15%, dependendo da moeda.

 

VITIMAS(Bagholders)

Muitas pessoas simplesmente não sabem que, durante a fase de PUMP de um grupo, os organizadores estão fazendo seu próprio PUMP particular em um grupo fechado, para que os membros de fora possam comprar as moedas deles.

 

Leviathan

Se um dos membros tem sorte e consegue vender a moeda por um preço mais caro que comprou, esse membro é um bem sucedido e tem coisas boas a dizer sobre o grupo, trazendo novos membros. Aqueles que fracassam, geralmente deixam o grupo (então há pouco ou nenhum feedback negativo em tais grupos depois de um tempo):

 

grupo sardinhas br

Esses participantes são chamados de Bagholders porque entram no mercado com dinheiro que não podem perder e só querem um dinheiro rápido – sem pesquisa, sem esforço,  sem estudar, sem ler e sem pensar, eles não conseguem ter coragem de pelo menos ver de fora ao menos 4 ou 5 pumps para ver como é e tentar entender o que está acontecendo, fazer perguntas básicas como, “Por que só falaram a moeda agora ?”, “Por que o preço já caiu”, entre outras.

Além disso, o target de entrada (Compra) que o grupo dos sardinhas deram, era muito maior do que a moeda valia, por exemplo, a moeda valia 1 Satoshi e eles pediram todos que criassem ordem de compra em 90 Sat. Incrível, né ? Com certeza absoluta elas já possuíam ordem de venda nesse target, e assim, as vítimas passam dinheiro para as bordas.

A grande maioria dos grupos de PUMP que alguém te convida são fraudes projetados com propósito expresso de apresentar algo legítimo e agudo mas que na verdade são feitos para “secar”membros de fora. É muito fácil fazer novos grupos – se você não é o organizador, você pode ser vítima.

 

Outros tipos de PUMP E DUMP

Além desses grupos de PUMP, existem outros métodos por aí. Um dos mais populares são os PUMPS de celebridades.

As celebridades costumam ter muitas centenas de milhares de seguidores, então eles conseguem fazer muitas vítimas. Por exemplo, imagine uma celebridade de meia tigela, vamos imaginar um nome. “João do Café” (500k seguidores no Twitter). imagine que ele está aberto ao esquema. Como funcionaria:

  • Os organizadores escolhem uma moeda e compram muito dela.
  • João do Café é contactado sobre isso e recebe 25 BTC para divulga-la.
  • João do Café também compra a moeda e depois a promove. O PUMP começa.
  • João do Café e os organizadores despejam(DUMP) a moeda nos seguidores.

Isso vale a pena apenas quando os ganhos em potencial são maiores do que a despesa – 25 BTC não é barato, afinal. É por isso que geralmente é feito para PUMPS de longo prazo (como a Verge)  Esquemas como estes são muito arriscados, mas podem ser muito lucrativos.

Conclusão

Fim dos sardinhas
Grupo sardinhas achavam que eram bordas interiores quando na verdade eram vítimas.

No mundo do investimento tradicional, os esquemas PUMP E DUMP são ilegais. Mas, ainda não existe uma regulação para criptomoedas, então, esse tipo de pessoa enxerga aí uma maneira muito atraente de ganhar muito dinheiro rapidamente.

Existem várias opiniões sobre isso – aqueles que não conseguem usá-los corretamente e perdem dinheiro costumam rotulá-los como imorais ou criminosos, enquanto aqueles que estão no meio deles e encontram um grande sucesso geralmente afirmam que P&D são uma ótima maneira de limpar o “Dinheiro burro” do mercado, ou um mecanismo de conscientização sobre a bolha das criptomoedas.

Tudo envolvendo dinheiro tem seus riscos e sem uma grande quantidade de pesquisa (investimentos técnicos), paciência (investimento HODL) ou bons contatos (P & D) pode não ser lucro.

Se você viu alguma publicação de um desconhecido chamando para esse tipo de grupo, é bom não se envolver, se você parar pra pensar, essa prática é antitética já que para que alguém lucre, um outro alguém precisa perder.

Existem bons projetos para apostar.

 

Isenção de responsabilidade: livecoins.com.br não participa de esquemas de P & D. A participação neste grupo foi apenas para fins de pesquisa e análise pública.

 

FONTE:  BITFALLS

 

---- Anúncios----
Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias
--------

Huobi

A Huobi, exchange líder em ativos digitais, chegou ao Brasil! Crie sua conta em menos de 1 minuto. Plataforma em português, mais de 150 altcoins, taxa de apenas 0,20%, liquidez e segurança: www.hbg.com