Há 10 anos, criador do Bitcoin publicava sua última mensagem ao mundo

No dia 26 de abril de 2011, Satoshi Nakamoto enviou o seu último e-mail para os desenvolvedores do Bitcoin.

Siga no

Dia 26 de abril marca uma data muito importante para os fãs do Bitcoin: Há 10 anos Satoshi Nakamoto deixava a sua última mensagem para a comunidade e se despedia para sempre da internet.

O momento especial foi destaque em uma coluna da Forbes, que destacou também outros pontos sobre a história de uma das pessoas mais importantes do setor financeiro na última década.

O artigo traz uma nova pesquisa sobre Satoshi Nakamoto, conduzida por Pete Rizzo, que utilizou a importante data para se aprofundar mais uma vez na história do criador do Bitcoin.

“Muito ainda se mantém um mistério sobre o ainda desconhecido Satoshi Nakamoto. É por isso que hoje eu publiquei uma nova pesquisa que apresenta, pela primeira vez, uma exploração completa do tempo de Satoshi como o líder de desenvolvimento do projeto Bitcoin.”

10 anos que Satoshi Nakamoto anunciou sua partida da comunidade Bitcoin

Satoshi criou uma das mais importantes invenções tecnológicas do século, trazendo a promessa de transparência para o sistema financeira, além da soberania pessoal sobre seu dinheiro.

Ele sempre foi muito ativo na comunidade e, por muito tempo foi o principal responsável por garantir que a blockchain tivesse força para manter os primórdios do ecossistema.

No dia 26 de abril de 2011 ele enviou um e-mail para os desenvolvedores que trabalhavam com ele, avisando que sua parte já estava feita e que estava “indo para outros projetos”. Desde então ele nunca mais foi visto e nem mesmo a sua fortuna foi tocada.

A última mensagem de Satoshi Nakamoto no Bitcointalk.org.
A última mensagem de Satoshi Nakamoto no Bitcointalk.org.

Satoshi ficou “ativo” após sua saída dos fóruns

Entre o dia em que Nakamoto começou a publicar no fórum em 2010 até a sua última mensagem aos desenvolvedores, em 2011, ele continuo escondido.

Rizzo teve acesso a e-mails enviados por Gavin Andresen, um dos desenvolvedores que colaboraram com Satoshi no começo da história do Bitcoin.

Os novos documentos trazem uma perspectiva maior sobre o que Satoshi fez durante sua despedida do público em 2010 e seu sumiço definitivo em 2011. Nesse período, o criador misterioso do Bitcoin ajudou com diferentes questões técnicas, mas principalmente dava conselhos sobre como a equipe deveria lidar com a fama que o Bitcoin estava ganhando.

“Houve diferentes conversas entre Satoshi e outros desenvolvedores. Mais notavelmente sobre como lidar com a publicidade que o Bitcoin estava recebendo na época, além de questões técnicas.”

A comunidade contra Satoshi Nakamoto

Uma das partes mais interessantes da pesquisa de Rizzo é justamente como a comunidade era crítica a Satoshi Nakamoto pouco antes de ele se despedir de vez. 

O sentimento geral da comunidade sobre Satoshi, apesar de ser muito positivo atualmente, teve um período em que haviam muitas críticas e até piadas sobre o criador do Bitcoin.

“No final de 2010 muitos estavam se afastando de Satoshi. Alguns estavam fazendo piadas sobre seu gênero e sexualidade, às vezes de forma gráfica. Muitos falavam abertamente sobre as frustrações que ele causou por falta de disponibilidade e incapacidade de atender as demandas da comunidade.”

Por fim, a pesquisa concluiu que a partida de Satoshi ainda é um grande mistério.

“Eu não acho que essa pesquisa nos deixou mais perto de entender porque Satoshi desapareceu… Mas minha conclusão a partir dessa pesquisa é que o Bitcoin já tinha crescido além da necessidade de precisar de um líder.”

A ÚLTIMA MENSAGEM

A última mensagem de Satoshi para os colaboradores do Bitcoin foi em 26 de abril de 2011.

De acordo com registros de Gavin Andresen, publicados pelo site Bitcoin Magazine, Satoshi lhe enviou um e-mail naquele dia em que pedia que minimizasse a ideia de que era uma “figura misteriosa e sombria”.

“A imprensa apenas transforma isso em uma moeda de pirata. Talvez em vez disso, faça sobre o projeto de código aberto e dê mais crédito aos seus contribuidores; isso ajuda a motivá-los”, disse Satoshi.

Em resposta, Andresen reconheceria o conselho, mas ele rapidamente passou para questões mais urgentes, informando Satoshi sobre suas intenções de participar de uma conferência anual sobre tecnologias emergentes para inteligência dos EUA, a CIA.

Ainda assim, como mostra a discussão, poucos estavam preocupados com a ideia de que Satoshi poderia nunca mais retornar.

Kiba : Satoshi voltará, gavinandresen?

BlueMatt : a última vez que ouvi, ele “mudou-se para outros projetos”

BlueMatt : e esse bitcoin está “em boas mãos”

Kiba : então … qual é a declaração oficial

gavinandresen : Não sei, ele diz que está passando para outras coisas, então espere que ele desapareça ainda mais.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

FBI alerta para crescimento de golpes românticos envolvendo criptomoedas

O FBI, a polícia federal dos Estados Unidos, emitiu um alerta para o crescimento dos golpes românticos envolvendo criptomoedas nos últimos meses. Com o crescimento...

“Boomers estão comprando mais bitcoins”, diz pesquisa

Como diferentes outras tecnologias, o criptomercado é majoritariamente formado por investidores e entusiastas das gerações mais novas, dos millennials para frente. No entanto, uma recente...

PrimeXBT aumenta oferta de Ativos Digitais Com Solana, Cardano, Polkadot e mais

PrimeXBT, uma plataforma de negociação multi-moeda premiada que oferece forex, criptomoeda, índices de ações, commodities e muito mais sob o mesmo teto, anunciou a...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias