Na história do Bitcoin, muitas pessoas foram consideradas o possível criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. Há 12 anos, um deles, Hal Finney, anunciava que começava a rodar o Bitcoin pela primeira vez.
O Bitcoin é uma tecnologia muito além de seu preço de mercado, sendo hoje uma das principais redes de pagamentos do mundo. Com o Bitcoin é possível transferir recursos de qualquer parte do mundo em instantes.
Além disso, é possível registrar qualquer informação na blockchain do Bitcoin. Ou seja, a criptomoeda também um banco de dados descentralizado.
Na época em que foi criado, entretanto, poucas pessoas conheciam o potencial do Bitcoin. Como um dos primeiros nodes públicos, Hal Finney é considerado um dos precursores da tecnologia, principalmente por conta de um Tuite.
Running bitcoin
— halfin (@halfin) January 11, 2009
Em janeiro de 2009, Hal Finney twittou a mensagem “Rodando Bitcoin“. Anos depois, Hal foi acometido por uma doença degenerativa e veio a falecer, deixando para a comunidade um enorme legado.
Até sua morte, Hal foi leal ao projeto e um dos responsáveis por ajudar Satoshi Nakamoto a revisar o código. Isso, é claro, se Hal Finney não for o próprio Satoshi Nakamoto, dúvida comum entre fãs do Bitcoin.