Cuidado com essas 11 criptomoedas, alerta de hack na Binance

De acordo com Rodion Longa, fundador do portal Worldpokerdeals, suas perdas são estimadas em $ 450.000, cerca de 2.3 milhões de reais.

Diversos usuários estão relatando perdas na Binance depois que as chaves de API de aplicativos de terceiros como o 3Commas vazaram. Os usuários da maior corretora de criptomoedas do mercado, que usam uma plataforma de negociação com bots, têm passado por momentos difíceis nas últimas horas.

De acordo com o jornalista Wu Blockchain, ataques de phishing na plataforma 3Commas derrubaram o preço de pelo menos 11 criptomoedas na Binance na madrugada deste domingo (11).

“Parece que a CHAVE de API de alguns usuários foi roubada por hackers e relacionada ao 3Commas.” – disse o jornalista. “Como resultado, um grande número de criptomoedas foram contra negociadas na Binance.”

Em suma, os hackers roubaram um grande número de contas que usam o bot da 3Commas e então começaram a contra negociar diversas moedas.

Hack em API

A 3Commas afirmou que está trabalhando com a equipe da Binance e que revogará chaves de API não usadas por mais de 3 meses. A plataforma também afirmou que o ataque provavelmente foi o resultado de um ataque de phishing, jogando a culpa nos usuários.

“Vários usuários da Binance, OKX, FTX e outras corretoras viram negociações não autorizadas por meio de chaves de API.” – disse a empresa, acrescentando que os dados podem ter sido roubados há muito tempo, com os criminosos esperando um momento oportuno e fácil de manipular para iniciar o ataque nas moedas.

“Se os atacantes fizerem parte de uma organização criminosa sofisticada, é provável que eles tenham sido extremamente pacientes até sentirem que reuniram chaves de API suficientes e o momento mais oportuno para atacar.”

A empresa recomendou que os usuários hackeados registrem boletins de ocorrência para poderem ter alguma chance de recuperar os fundos.

“A 3Commas espera que as autoridades policiais possam nos fornecer uma análise mais abrangente com base nas informações que somente as corretoras podem fornecer sobre os invasores. Só eles têm os recursos necessários para rastrear toda a rede de atividades criminosas.”

11 criptomoedas despencam

Os hacks de chaves de API da 3Commas não são novos, mas os casos crescentes devem alarmar qualquer pessoa que use a plataforma de negociação automatizada na Binance ou em qualquer outra corretora.

A 3Commas é a maior plataforma de bot e ferramentas de negociação automatizada, como tal, a plataforma tem uma enorme quantidade de usuários e um ataque em massa pode derrubar o preço de diversas criptomoedas.

Como resultado da recente exploração, pelo menos 11 criptomoedas sofreram com quedas bruscas no mercado. São elas:

  • OM
  • AMP
  • NEXO
  • POLS
  • SUN
  • ARDR
  • BIFI
  • XVS
  • ARK
  • LOOM
  • OSMO

Jogador de Pokêr perde R$ 2.3 milhões

De acordo com o U.Today, um famoso jogador de pôquer e trader de criptomoedas descobriu que seus fundos na Binance haviam desaparecido. O roubo foi atribuído à vulnerabilidade na API da Binance e da 3Commas.

De acordo com Rodion Longa, fundador do portal Worldpokerdeals, suas perdas são estimadas em $ 450.000, cerca de 2.3 milhões de reais.

Longa afirmou que não usou o aplicativo da 3Commas nos últimos 11 meses, mas a API da plataforma de negociação estava conectada em sua conta da Binance há muito tempo, ao ponto de ser esquecida.

Ainda no sábado (10), um problema semelhante foi relatado por um trader veterano do mercado que afirmou que tinha a API da 3Commas conectada em sua conta na corretora, mas também estava esquecida.

Sem culpar a Binance, ele relatou o problema e pediu uma compensação, mas disse que sua principal motivação era alertar a empresa para que ela tomasse medidas para evitar mais ataques.

Binance bloqueia acesso da 3Commas

A Binance afirmou que os ataques são resultados de vazamentos de chaves de API por parte da 3Commas e não necessariamente ataques de phishing.

Yuriy Sorokin, fundador e CEO da 3Commas, disse que a afirmação da Binance era equivocada, e que a posição da empresa e seu CEO era um FUD contra a 3Commas para assumir o controle da plataforma.

O CEO da 3Commas disse também que estava pronto para oferecer à Binance uma participação acionária na plataforma deixada pela Alameda Research, que investiu US$ 3 milhões na 3Commas.

O CEO da Binance, Changpeng Zhao disse que bloqueará o acesso da 3Commas na corretora para impedir vazamento de chaves da API.

“Vimos pelo menos 3 casos de usuários que compartilharam chave de API com plataformas de terceiros (Skyrex e 3commas) e vimos negociações inesperadas em suas contas. Se você já usou essa plataforma antes, eu recomendo que você exclua suas chaves de API apenas por segurança.” – disse CZ.

A solução da Binance deve resolver o problema se as chaves da 3Commas foram realmente vazadas, no entanto, se a afirmação da 3commas estiver certa – de que se trata de um ataque sofisticado de phishing – os usuários ainda correm riscos e precisam ter mais cuidado com as chaves de API.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias

Bitcoin 2024

Últimas notícias