Hacker “bonzinho” rouba R$135 milhões em DeFi e devolve 10% do valor

O ataque foi descrito como um “ataque de arbitragem”, onde o atacante influencia o preço de uma moeda e realiza negociações entre as duas pools do protocolo DeFi, efetivamente roubando uma grande quantidade.

Ataque hacker
Reprodução

Logo no começo dessa segunda-feira uma movimentação suspeita foi notada na rede do protocolo DeFi Harvest Finance. Essas movimentações eram monitoradas pelo Defi Prime, que apontou uma arbitragem suspeita entre o protocolo e outra plataforma. Após muita especulação, a equipe da DeFi Harvest Finance confirmou um ataque hacker que roubou US $ 24 milhões (cerca de R$ 135 milhões).

De acordo com o comunicado da empresa, o hacker conseguiu atacar a pool de liquidez (moedas alocadas), parte importante para o funcionamento de um protocolo DeFi. A equipe afirmou que foram roubados US $ 24 milhões.

Por si só o ataque hacker no protocolo Defi não foi a pior parte. Após o incidente, foram retirados US $ 350 milhões das pools como forma de proteger os clientes, causando uma onda destrutiva no preço do token nativo da rede.

A equipe da Harvest Finance está tentando agir de forma rápida para tentar estancar o estrago financeiro que o ataque causou em todo o protocolo.

“Nós estamos trabalhando ativamente para tentar mitigar o ataque econômico nas pools e nós vamos atualizar nossos clientes em tempo real conforme novos detalhes foram disponibilizados.”

Mesmo com as atualizações e tentativas de conter os danos, o token nativo da Harvest, o FARM, perdeu mais de 50% do seu valor desde o incidente.

O ataque foi descrito como um “ataque de arbitragem”, onde o atacante influencia o preço de uma moeda e realiza negociações entre as duas pools do protocolo DeFi, efetivamente roubando uma grande quantidade.

A Harvest Finance é mais um protocolo DeFi que tem como principal objetivo distribuir lucros através de juros para os que emprestam criptomoedas para a liquidez, tipo de investimento conhecido como “Yield Farming”. O Yield Farming já foi condenado por alguns nomes importantes do criptomercado e até foi chamado de insustentável.

Hacker devolveu parte do dinheiro roubado do protocolo DeFi

Hackerman
Hackerman

Pouco tempo após o ataque, os administradores da Harvest Finance colocaram uma recompensa de US $ 100 mil para quem conseguisse dar informações sobre o hacker e ajudassem a recuperar o dinheiro roubado.

Ainda sem nenhum resultado, a equipe então adotou uma tática menos ortodoxa, pedindo encarecidamente no Twitter que o hacker devolvesse o valor:

“Você provou o seu ponto, se você puder retornar o dinheiro para os usuários isso seria muito apreciado pela comunidade, incluindo muitos que estão observando DeFi de longe.”

Após o pedido, US $ 2,4 milhões (10% do valor roubado) foram devolvidos para o endereço dos desenvolvedores.

“O hacker devolveu US $ 2.478.549,94 para o endereço dos desenvolvedores através de USDT e USDC. Esse valor será distribuído para os clientes afetados.”

No entanto, o fato do dinheiro ter sido devolvido e toda a estranha do ato fez muitos especularem que o ataque hacker na verdade seja um golpe aplicado pela própria Harvest Finance.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias