Hacker que criou ransomware de Bitcoin é condenado a pagar por liberdade

Polícia inglesa atuou no caso!

Siga no
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin
Hacker segurando criptomoeda Bitcoin

Um hacker que criou um ransomware que pedia Bitcoin e foi pego pela polícia, foi condenado a pagar por sua liberdade. De acordo com uma agência nacional da Inglaterra, o valor de cerca de R$ 1 milhão deverá ser pago em até três meses.

A NCA, Agência Nacional contra o Crime da Inglaterra, afirmou que o hacker havia sido preso em dezembro de 2018. Dentre as acusações, o hacker foi apontado como parte de uma rede internacional de ataques cibernéticos.

Tais ataques teriam ligações com um grupo de hackers russos, que teriam causado enormes prejuízos pelo mundo. A atuação de Zain Qaiser, de 24 anos, teria sido fundamental para o sucesso do grupo por um tempo.

Hacker teria criado malwares e ransomware para atacar vítimas em troca de Bitcoin

A NCA afirmou que a prisão de Zain Qaiser aconteceu após uma investigação complexa da agência. De acordo com o órgão inglês, Zain é um criminoso cibernético de alto nível.

O golpe criado pelo criminoso consistia em arrumar espaços em servidores de agências de publicidade. Como o hacker possui facilidade no inglês, conhecia de publicidade online e era bom em engenharia social, conseguia com facilidade os espaços com agências.

Após isso, os anúncios eram carregados com software malicioso, que enganava as vítimas que clicavam nos locais. Muitos computadores eram então infectados e orientados a pagar pelo resgate em criptomoedas. O pedido de resgate simulava uma autoridade governamental ou policial para liberar o computador.

Após os recebimentos em Bitcoin, ou outra moeda, os hackers faziam um esquema de lavagem de dinheiro. Segundo a NCA, esta lavagem envolvia até pessoas em outros países.

Por exemplo, um dos cúmplices internacionais de Qaiser, nos EUA, transferiu pagamentos de resgate em cartões de crédito pré-carregados em identidades fraudulentas, sacou esse dinheiro em locais nos EUA, converteu-o em criptomoedas e transferiu-o para a Qaiser.

Segundo a NCA, vítimas de 20 países foram detectadas neste gigante golpe. A agência afirmou que Zain ganhou £ 700 mil pela tarefa, contudo, gastou grande parte com jogos de azar, prostitutas, drogas e itens de luxo.

Hacker condenado terá que desembolsar R$ 1 milhão para sair mais cedo da prisão

O hacker condenado, que criou malware e ransomware, agora terá que utilizar o Bitcoin para pagar por sua liberdade antecipada. Isso porque a justiça inglesa deu um prazo para que Zain pague £ 270 mil.

Caso o hacker, condenado a seis anos de prisão, se negue a pagar o valor, sua pena será maior. De acordo com a NCA, Zain terá dois anos a mais de cadeia caso não pague o valor solicitado.

Para o investigador chefe da NCA, Nigel Leary, este foi um dos casos mais complexos que a agência já investigou.

Esta foi uma investigação de crimes cibernéticos extremamente complexa e de longa duração, na qual trabalhamos com parceiros nos EUA, Canadá, Europa e o Serviço de Promotoria da Coroa. O FBI e o Serviço Secreto dos EUA prenderam pessoas em relação a essa campanha global de malware.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Bitcoin é uma forma extrema de anarquismo libertário, diz gestor de fundos

Existem diferentes opiniões sobre como o Bitcoin será capaz de mudar o futuro e a sociedade como um todo, no entanto, nem todas as...

Apenas 16% dos investidores em criptomoedas entendem do assunto, diz pesquisa

Para investir de forma segura em qualquer mercado ou ativo é imprescindível que você tenha conhecimento sobre o que está fazendo. No entanto, uma...
Binance PIX

Corretoras brasileiras pedem ação da CVM, MPF e BC contra Binance

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que tem corretoras como a foxbit e Mercado Bitcoin, pediu que o MPF ajuíze uma ação civil pública...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Apenas 16% dos investidores em criptomoedas entendem do assunto, diz pesquisa

Para investir de forma segura em qualquer mercado ou ativo é imprescindível que você tenha conhecimento sobre o que está fazendo. No entanto, uma...

Corretoras brasileiras pedem ação da CVM, MPF e BC contra Binance

A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto), que tem corretoras como a foxbit e Mercado Bitcoin, pediu que o MPF ajuíze uma ação civil pública...

Site sobre criptomoedas supera Bloomberg, Reuters e WSJ em visitas mensais

O maior agregador de preços de criptomoedas do mundo, o CoinMarketCap, realizou um marco histórico no mês de fevereiro: superou a marca de 100...

Foice, martelo e… Bitcoin? Filósofo diz que criptomoeda é um renascimento do comunismo

O filósofo francês Mark Alizart lançou um livro onde afirma que o advento das criptomoedas e o protocolo Bitcoin são uma possível alavanca para se pensar em...

George Ball diz que Bitcoin é uma boa proteção contra inflação

O famoso investidor George Ball, CEO da Sanders Morris Harris, dise que o Bitcoin é uma boa proteção contra a inflação. Dessa forma, ele...