Hacker que criou ransomware de Bitcoin é condenado a pagar por liberdade

Polícia inglesa atuou no caso!

Um hacker que criou um ransomware que pedia Bitcoin e foi pego pela polícia, foi condenado a pagar por sua liberdade. De acordo com uma agência nacional da Inglaterra, o valor de cerca de R$ 1 milhão deverá ser pago em até três meses.

A NCA, Agência Nacional contra o Crime da Inglaterra, afirmou que o hacker havia sido preso em dezembro de 2018. Dentre as acusações, o hacker foi apontado como parte de uma rede internacional de ataques cibernéticos.

Tais ataques teriam ligações com um grupo de hackers russos, que teriam causado enormes prejuízos pelo mundo. A atuação de Zain Qaiser, de 24 anos, teria sido fundamental para o sucesso do grupo por um tempo.

Hacker teria criado malwares e ransomware para atacar vítimas em troca de Bitcoin

A NCA afirmou que a prisão de Zain Qaiser aconteceu após uma investigação complexa da agência. De acordo com o órgão inglês, Zain é um criminoso cibernético de alto nível.

O golpe criado pelo criminoso consistia em arrumar espaços em servidores de agências de publicidade. Como o hacker possui facilidade no inglês, conhecia de publicidade online e era bom em engenharia social, conseguia com facilidade os espaços com agências.

Após isso, os anúncios eram carregados com software malicioso, que enganava as vítimas que clicavam nos locais. Muitos computadores eram então infectados e orientados a pagar pelo resgate em criptomoedas. O pedido de resgate simulava uma autoridade governamental ou policial para liberar o computador.

Após os recebimentos em Bitcoin, ou outra moeda, os hackers faziam um esquema de lavagem de dinheiro. Segundo a NCA, esta lavagem envolvia até pessoas em outros países.

Por exemplo, um dos cúmplices internacionais de Qaiser, nos EUA, transferiu pagamentos de resgate em cartões de crédito pré-carregados em identidades fraudulentas, sacou esse dinheiro em locais nos EUA, converteu-o em criptomoedas e transferiu-o para a Qaiser.

Segundo a NCA, vítimas de 20 países foram detectadas neste gigante golpe. A agência afirmou que Zain ganhou £ 700 mil pela tarefa, contudo, gastou grande parte com jogos de azar, prostitutas, drogas e itens de luxo.

Hacker condenado terá que desembolsar R$ 1 milhão para sair mais cedo da prisão

O hacker condenado, que criou malware e ransomware, agora terá que utilizar o Bitcoin para pagar por sua liberdade antecipada. Isso porque a justiça inglesa deu um prazo para que Zain pague £ 270 mil.

Caso o hacker, condenado a seis anos de prisão, se negue a pagar o valor, sua pena será maior. De acordo com a NCA, Zain terá dois anos a mais de cadeia caso não pague o valor solicitado.

Para o investigador chefe da NCA, Nigel Leary, este foi um dos casos mais complexos que a agência já investigou.

Esta foi uma investigação de crimes cibernéticos extremamente complexa e de longa duração, na qual trabalhamos com parceiros nos EUA, Canadá, Europa e o Serviço de Promotoria da Coroa. O FBI e o Serviço Secreto dos EUA prenderam pessoas em relação a essa campanha global de malware.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias