Havaí emite alerta contra golpes com criptomoedas envolvendo o FBI

FBI já investiga o caso de golpe que usa sua imagem para aplicar golpes pedindo criptomoedas.

Autoridades em Honolulu, capital do Havaí, emitiram um alerta geral para sua população contra os novos golpes envolvendo a imagem do FBI, que pede criptomoedas e bitcoin como pagamento.

Isso porque, a população tem recebido ligações em seus telefones pessoais, com os responsáveis indicando que as pessoas possuem multas não pagas. Assim, devem proceder ao pagamento o mais rápido possível, sendo apenas bitcoin e criptomoedas aceitas.

Para intimidar as vítimas, os golpistas falam até que as pessoas podem ir para prisão, caso deixem de pagar as multas fictícias.

“Os golpistas estão ligando para residentes do Havaí fingindo ser agentes do Federal Bureau of Investigations (“FBI”). As ligações estão mentindo e dizendo às vítimas em potencial que elas devem multas não pagas e serão presas, a menos que façam um pagamento imediatamente em Bitcoin ou outra criptomoeda, ou usando outros métodos.”

Falsificação de telefone oficial deu ar de legalidade ao golpe que se passa pelo FBI

O que chamou ainda mais atenção dos agentes que investigam o novo golpe é uma situação nova. Isso porque, o telefone do Departamento do Procurador-Geral do Havaí – (808) 586-1282 – está sendo falsificado pelos fraudadores e as vítimas acabam acreditando que as ligações são verdadeiras.

O ataque chamado “Spoofing” mostra no identificador do telefone que recebe a ligação o nome da autoridade. Como a prática tem se tornado mais comum, deva ocorrer mais ataques assim no futuro e até em outros países.

Para a procuradora-geral do Havaí, Anne Lopez, a prática dos golpistas é um crime certo contra vítimas, já sob investigação.

“Agências de aplicação da lei, incluindo o Departamento do Procurador-Geral e o FBI, nunca – e repito, nunca – ligarão para residentes do Havaí exigindo que eles transmitam dinheiro, seja na forma de criptomoeda, um cartão de pagamento anônimo, uma transferência bancária, ou qualquer outro meio, a fim de evitar a prisão iminente. Essas pessoas são golpistas criminosos. Desligue imediatamente o telefone, não ligue de volta e, sob nenhuma circunstância, revele informações pessoais ou envie dinheiro a eles.”

As autoridades do Havaí não revelaram se houve algum vazamento de dados que facilitou a ação dos criminosos. De qualquer forma, o caso chamou atenção pelo uso da imagem da polícia federal dos EUA em um golpe envolvendo criptomoedas.

Vítimas devem procurar o FBI verdadeiro

Caso algum cidadão do Havaí tenha sido vítima do golpe, deve procurar o FBI verdadeiro para denunciar a ação fraudulenta.

O caso já passa por uma investigação com autoridades do Havaí e do FBI, que procuram atuar para conter a nova onda de crimes de estelionato contra civis. Vale lembrar que os golpistas têm atuado apenas pelo telefone via ligações, não por meios cibernéticos.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias

Últimas notícias