Henry Ford imaginou o bitcoin em 1921 – uma “moeda que poderia parar guerras”

Embora 100 anos seja muito tempo em termos de tecnologia, ainda assim é possível encontrar semelhanças entre a "moeda energética" de Henry Ford e o Bitcoin.

Siga no
Henry Ford Bitcoin
Henry Ford Bitcoin

Há um século atrás, Henry Ford, um dos empreendedores mais lembrados do mundo, declarou que pretendia trocar o ouro por uma moeda baseada em energia. A sua motivação era bem simples, acabar com as guerras e tirar o poder de bancos que controlam o jogo.

O achado foi feito pelo Bitcoin News, que encontrou a notícia no jornal New York Tribune do dia 3 de dezembro de 1921.

Muito tempo depois, surgiu o Bitcoin, retirando o poder dos bancos e usando principalmente a energia elétrica para não apenas gerar novas moedas como também para registrar transações de forma descentralizada.

Embora a tecnologia tenha sido o setor que mais evoluiu nos últimos cem anos, ainda podemos ver semelhanças entre as duas ideias. Beneficiando os cidadãos dos países que apostam em abrigar mineradores de BTC.

Ouro, a causa das guerras

Embora Henry Ford tenha participado das duas grandes guerras, de forma indireta ao fornecer insumos e tecnologias, ele é lembrado por ser um pacifista que achava que guerra um desperdício de tempo.

Segundo Ford, a principal causa de todas as guerras era o ouro e os bancos não estavam preocupados com isso já que o número de empréstimos cresceria.

A sua proposta, então, era acabar com este poder ao construir uma usina elétrica no Rio Tennessee e usar unidades de potência energética no lugar do ouro como sinônimo de riqueza.

Henry Ford sobre moeda de energia no New York Tribune. Fonte: Chronicling America

“O mal inerente ao ouro em sua relação com a guerra é o fato de que ele pode ser controlado. Quebre o controle e você acabará com a guerra.”

Bitcoin, a moeda energética

Embora 100 anos seja muito tempo em termos de tecnologia, ainda assim é possível encontrar semelhanças entre a “moeda energética” de Henry Ford e o Bitcoin.

Primeiramente, o Bitcoin é muito criticado pelo seu alto consumo de energia. Podemos, de forma básica, considerar que os mineradores convertem energia em uma moeda de troca e reserva de valor, o Bitcoin, uma ideia mais avançada dos planos de Ford.

Outra simetria entre os dois projetos é a descentralização e a maior segurança na custódia de Bitcoin do que de ouro. Enquanto, na época do padrão-ouro, todo o ouro era armazenado em bancos enquanto a economia trabalhava com notas e moedas, o bitcoin não conta com este ponto central. Retirando o poder dos bancos.

Também vale lembrar que, mesmo com o padrão-ouro vigente na época, os períodos das duas Grandes Guerras foram marcados por episódios de hiperinflação, conforme governos começavam a imprimir dinheiro para financiar a guerra e, além de boa parte da sua mão de obra estar focada na guerra, seu dinheiro não tinha mais lastro.

Por fim, embora o consumo energético do Bitcoin seja alvo de críticas, outras pessoas como o senador americano Ted Cruz o enxergam como uma forma de melhorar a infraestrutura energética nos EUA conforme mineradores expulsos da China buscam energia barata e confiável. Deixando então esta infraestrutura disponível a todos.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Há mais de 5 anos trabalhando com criptomoedas, hoje escrevo artigos e notícias para o Livecoins.
Celular com aplicativo do PayPal, dinheiro digital

PayPal diz que brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico

Uma pesquisa liberada pelo PayPal nesta segunda-feira (18) indica que os brasileiros estão prontos para abrir mão do dinheiro físico, também chamado de "em...
Encontro marcado pelo Tinder Bitcoin

Apaixonado do Tinder perde R$ 10 milhões em Bitcoin após cair em golpe

Um caso relatado pela Sophos mostra um esquema que começa em aplicativos de encontro, como Tinder, e acaba com corações partidos e carteiras vazias....
Ethereum RIP

Usuários de Ethereum pagaram R$ 5,5 bilhões em taxas nos últimos 30 dias

Segundo estatísticas apresentadas pelo Token Terminal, os usuários de Ethereum pagaram cerca de 1 bilhão de dólares em taxas nos últimos trinta dias. O...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias