Homem perde $ 258 mil em Bitcoin após cair em phishing

A Ledger teve os dados vazados em outubro deste ano e desde então diversas pessoas relataram casos parecidos no Reddit e no Twitter.

Siga no
Hardware Wallet - Ledger Nano S
Hardware Wallet Ledger Nano S. Imagem: ledger.com

O apresentador do podcast do Magic Internet Money, Brad Mills, compartilhou um incidente em que um homem perdeu $ 50.000 (aproximadamente R$ 258 mil) após cair em um golpe de phishing da Ledger. A quantia seria a economia de uma vida da vítima.

No mês de agosto a empresa Ledger teve dados de clientes vazados e a maioria dos usuários das famosas carteiras de hardware tiveram seus e-mails expostos. De acordo com várias capturas de tela em comunidades de criptomoedas, os golpistas que tiveram acesso à lista de e-mails começaram a enviar phishing para as vítimas na tentativa de roubar os bitcoins.

Apesar de o assunto ter sido amplamente divulgado, a possibilidade de alguém abrir um desses e-mails está se tornando quase inevitável. Uma vítima acabou caindo no golpe e perdeu $ 50 mil após baixar um software falso.

Uma tática comum que os golpistas usam é enviar um e-mail de alerta informando que o usuário precisa atualizar o dispositivo para, pasmem, não ser vítima de golpes.

A mensagem cita inclusive o vazamento de dados e que as moedas do usuário estão em risco.

“Se você recebeu este e-mail é porque você foi afetado pela falha de segurança, por favor, baixe a versão mais atualizada no link abaixo”.

Se o usuário clicar no link e instalar o software ele acaba configurando um novo PIN da carteira e envia as criptomoedas para os golpistas.

Email Golpistas Ledger
Email Golpistas Ledger

A Ledger teve os dados vazados em outubro deste ano e desde então diversas pessoas relataram casos parecidos no Reddit e no Twitter.

A empresa diz que os usuários não devem baixar atualizações de um site que não seja o site oficial. A Ledger também disse que a frase inicial de recuperação nunca deve ser inserida em nenhum site, já que a Ledger nunca solicita tais informações aos usuários.

A empresa se comprometeu a tomar medidas proativas para evitar que os golpes continuem acontecendo.

“Os usuários da Ledger são continuamente alvos de ataques de phishing em mídias sociais, mecanismos de pesquisa e por e-mail. Os golpistas são capazes de imitar perfeitamente o site, o conteúdo ou os aplicativos de Ledger para atrair os usuários a inserir sua frase de recuperação de 24 palavras. Por favor, seja muito cauteloso. Se você for solicitado a fornecer sua frase de recuperação OU enviar ativos, é golpe.” Diz a empresa em seu site.

A empresa ainda cita as seguintes medidas de segurança:

  • Lembrete: qualquer pessoa com acesso à sua frase de recuperação de 24 palavras pode levar seus ativos.
  • Nunca insira sua frase de recuperação de 24 palavras em qualquer outro lugar além do seu dispositivo Ledger.
  • A Ledger nunca pedirá sua frase de recuperação de 24 palavras.
  • Use apenas contato oficial da Ledger.

Ledger Scam Chrome Web Store
Ledger Scam Chrome Web Store

New Wallet Scam
New Wallet Scam

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Apple é alvo de ransomware e hackers exigem US $ 50 milhões em Monero

Um dos grupos de hackers mais temidos do mundo, o REvil, conhecido por atacar grandes empresas com ransomwares, está exigindo da Apple cerca de...
Guggenheim

CIO da Guggenheim insiste que Bitcoin cairá para US $ 20 mil

Scott Minerd, o diretor de tecnologia da Guggenheim Partners, voltou a falar que o Bitcoin vai cair a níveis abaixo de US $ 20...
Banco dos EUA JPMorgan - Bitcoin BTC Criptomoedas

JPMorgan faz alerta sobre preço do Bitcoin

Depois de prever que o preço do Bitcoin poderia chegar a US $ 146 mil ainda este ano, o analista do JP Morgan, Nikolaos...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias