A Honda é uma das maiores fabricantes automotivas do mundo, sendo a principal montadora de motocicletas global e com forte atuação no Brasil. No entanto, parte da produção global da companhia teve que ser parada após uma série de ataques hackers.
De acordo com o site The Verge, uma série de ataques com ransomware no dia 7 de junho acabaram paralisando a produção da empresa, assim como parte do serviço ao consumidor e também operações financeiras. Por enquanto, a Honda ainda está tentando voltar a funcionar normalmente.
As dificuldades foram anunciadas nas redes sociais da empresa na segunda-feira.
“No momento, o Atendimento ao Cliente da Honda e o Honda Financial Services estão enfrentando dificuldades técnicas e não estão disponíveis. Estamos trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos sua paciência e compreensão.”
At this time Honda Customer Service and Honda Financial Services are experiencing technical difficulties and are unavailable. We are working to resolve the issue as quickly as possible. We apologize for the inconvenience and thank you for your patience and understanding.
— Honda Automobile Customer Service (@HondaCustSvc) June 8, 2020
O site também informa que o vírus é possível um ransomware do tipo “snake”. Esse é um dos tipos mais comuns de ataques hackers à grandes companhias, com o grupo atacante criptografando arquivos dos computadores infectados e cobrando para que esses arquivos sejam liberados.
Caso o pagamento não seja feito, os arquivos são perdidos para sempre. Um dos mais notórios desses ataques foi com o WannaCry, que paralisou várias grandes empresas.
A Honda fez referência a ataque como um “ataque grave de ransomware (vírus) de computador” em seu sistema de alerta interno. De acordo com o alerta, que o Verge disse ter tido acesso:
“Equipes e TI globais e através da região da América do Norte estão trabalhando continuamente para conter o ataque e retornar as operações o mais rápido possível, no entanto, muitas áreas que dependem em sistemas da informação estão paradas.”
A montadora da Honda no Brasil, localizada em Manaus, também teve as suas atividades paralisadas, o que está evitando a volta da produção após os dias parados por causa da pandemia da Covid-19.
De acordo com o jornal local A Crítica a montadora ainda está com dificuldades para voltar a funcionar completamente, no entanto, o jornal afirma que em nota a empresa aponta que “Nesse momento, os impactos estimados no negócio são mínimos.”
Uso de criptomoedas não foi informado
Em nenhuma das notícias ou notas oficiais da Honda é informado se o resgate dos arquivos será feito com dinheiro ou com criptomoedas. No entanto, os ataques de Ransomware, quase que 100% das vezes, utilizam o Bitcoin ou altcoins para pedir o resgate.
Recentemente, esse tipo de ataque vem mudando o seu foco para o uso da criptomoeda Monero, por diversas vantagens para esse tipo de ação, principalmente pelo anonimato.