Um brasileiro pede ao governo a criação de uma criptomoeda nacional tenha o dobro do Real, moeda que atravessa uma dura fase de inflação e perda no poder de compra, mesmo após medidas do Banco Central do Brasil para tentar conter o problema.
Segundo o idealista, essa proposta deveria fazer parte de uma Lei do Desenvolvimento Econômico Nacional.
De acordo com dados divulgados pelo próprio Bacen, a inflação dos últimos 12 meses é de 12,13%, mesmo com uma Selic em 12,75%. Ou seja, a perda no poder de compra da população segue ruindo, mesmo com medidas adotadas recentemente pela autarquia sendo duras em busca do controle da inflação que tanto afeta o Real.
Brasileiro faz proposta inusitada de criptomoeda nacional que tenha o dobro do preço do Real
Nos últimos dois anos principalmente, os bancos centrais pelo mundo imprimiram muito dinheiro para conter os efeitos da crise na saúde global. Com isso, a inflação aumentou em escala global e afetou também a população brasileira.
Com pressão no consumo, muitos já perceberam que o poder de compra da moeda nacional não é mais o mesmo, situação que piorou nos últimos meses.
Dessa forma, o brasileiro Luis Gustavo Rodrigues Teles, que mora no Maranhão, encaminhou uma ideia legislativa ao Congresso Nacional, pedindo que seja criada uma criptomoeda nacional que valha o dobro do valor do Real atual.
Segundo ele, caso o governo crie uma moeda nacional nova e congele os preços dos serviços e produtos, a população poderá consumir mais, assim como o governo arrecadaria mais impostos.
“Se o governo federal congelar os preços dos serviços e produtos, bem como trocar a nova moeda pela velha [SIC], isto dobrará o consumo da população, a vendas das empresas, a produção das indústrias e a arrecadação de impostos (PIB).”
Essa medida aparenta ser as mesmas tomadas no início da década de 90, quando o Brasil passava por uma hiperinflação. Naquela ocasião, contudo, mudar a moeda e congelar preços não deu muitos resultados práticos.
O brasileiro também não explicou sobre o porque daria resultados práticos dobrar, triplicar, ou valorar o Real artificialmente. Caso sua proposta alcance 20 mil votos, ela deverá ser apresentada ao Congresso Nacional para apreciação e pode se tornar um projeto de lei.
Projeto do Real digital garante paridade com moeda física
A ideia de criar uma moeda nova já passa pela gestão atual do Banco Central do Brasil, que estuda lançar o Real digital em breve. Segundo o projeto, contudo, a nova moeda CBDC que chega para concorrer com o bitcoin não terá o “dobro do valor”, mas sim terá paridade com a moeda física.
Ou seja, diferente do que espera o autor da ideia legislativa, que ainda conta com apenas 1 apoio, o governo não indica concordar com a prática de dar um valor em dobro para uma moeda, apenas por ser nova.