Idoso colocou poupança em criptomoeda

Uma vida de trabalho foi convertida em DAI, stablecoin pareada em dólar.

-

Siga no
Poupança
Poupança/Pixabay
Anúncio

O tema DeFi está em alta em 2020, com algumas inovações sendo destaque com criptomoedas ligadas a Ethereum. Chamou atenção nos últimos dias para um idoso, que colocou sua poupança toda em uma criptomoeda ligada a este mercado, após bancos “fecharem as portas” para ele.

O caso todo teria acontecido na Argentina, país vizinho ao Brasil e que sofre com alta inflação. Por lá, a moeda nacional, Peso Argentino, que é emitida pelo Banco Central, tem registrado uma das piores inflações de todos os tempos. O caso é tão grave que a situação na Argentina chega a ser comparada a da Venezuela.

Com uma população em sofrimento, o refúgio encontrado tem sido nas criptomoedas, como o Bitcoin, por exemplo. Além disso, criptomoedas com valor estável, lastreadas em dólar, também tem sido buscadas pelos argentinos.

Idoso na Argentina colocou poupança em criptomoeda com valor igual ao dólar

Anúncio

A poupança é o ato de não gastar um recurso assim que este é recebido, ou seja, guardar para um momento futuro. No Brasil, a poupança é afetada pela taxa básica de juros, que com o corte feito pelo Banco Central na última semana, deixa a caderneta com rendimento real negativo.

Mesmo assim, a poupança é uma forma popular de guardar dinheiro, não apenas no Brasil. Na Argentina, com uma crise financeira, alta inflação e dúvidas com o governo, um idoso de 75 anos resolveu sair do sistema financeiro tradicional.

Sua válvula de escape foi a criptomoeda MakerDAO (DAI), escolhida pelo idoso para ser sua nova poupança. O preço da DAI tende a ser igual ao de um dólar, sendo essa uma stablecoin presente entre as 40 maiores criptomoedas em valor de mercado.

A notícia de que o idoso estaria com a poupança em DAI chamou atenção da comunidade dessa moeda. De acordo com Mariano, que trabalha para a MakerDAO, esse é um caso claro de inclusão financeira.

O idoso teria buscado empréstimo em bancos, e sempre encontrava dificuldades antes. Mas ao se deparar com um problema com a DAI, a equipe da Buenbit ajudou ele. O idoso relatou que ficou grato pela existência das criptomoedas, que acredita que dará um futuro melhor para as pessoas, além da realidade que muitos no passado viveram.

DAI já tem uma comunidade no Brasil e é listada em corretora

Se a DAI é uma criptomoeda que fez a alegria de um idoso na Argentina, no Brasil ela começa a aparecer nos holofotes. Em julho de 2020, por exemplo, a DAI foi listada na corretora BitcoinTrade. Quando a corretora listou essa criptomoeda, o pensamento foi de listar uma moeda pareada em dólar, levando aos clientes a possibilidade de exposição ao dólar.

Em conversa com Caio Vicentino, embaixador brasileiro da MakerDAO, ele contou mais sobre o projeto. Na visão do entusiasta, a “DAI seria o que há de mais inovador na tecnologia das stablecoins“. A DAI é uma das únicas stablecoins descentralizadas, que não podem ser bloqueadas dentro das carteiras.

A moeda pode até ser utilizada para poupança, obtendo uma taxa de juros. Com uso conjunto de aplicações DeFi, o DAI também pode ser rentabilizado, apontou Caio. Com a DAI, interessados em poupar dinheiro podem fazê-lo sem a necessidade de abrir contas bancárias.

A única forma de emitir DAI é dando garantias, que pode ser em Ethereum, Bitcoin e outras criptomoedas mais, processo que é chamado de colateral (lastro). Essa emissão tem que ser aprovada pela governança da moeda, o banco central da DAI, que são os detentores do token Maker.

Caio destacou que o risco maior da DAI é de uma falha no contrato da moeda, algo que poderia ser difícil hoje. Isso porque, a moeda e seu contrato já funcionam desde 2018, com várias operações já realizadas.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Últimas notícias

Coluna do TradingView: Estudo da Semanal – BTC, NEO, BAT e Lend

Bitcoin em claro momento de distribuição no topo de 10mil dólares. Confira como os analistas do TradingView estão olhando para as Criptomoedas durante esse...

Banco Central quer economizar R$ 70 bilhões com moeda digital

O Banco Central do Brasil quer economizar pelo menos R$ 70 bilhões com o lançamento da nova moeda digital. A informação teria sido repassada...

Polícia Civil deflagra 2.ª Fase da Operação Attack Mestre

A Polícia Civil do Estado de Goiás (GO) deflagrou a 2.ª Fase da Operação Attack Mestre, prendendo um famoso hacker da deep web. No...