Indicador do Medo sobe para altas históricas, pode ser oportunidade para o Bitcoin

Medidor causa arrepios na Bolsa de Valores!

Siga no
Bitcoin e gráfico em queda de preços
Bitcoin em queda de preços

O temido Indicador do Medo pode gerar em breve uma oportunidade para o Bitcoin. Isso porque, o índice tem registrado altas históricas nas últimas semanas.

Desde que foi criado em 1990, o Índice do Medo chamado de VIX, passou poucas vezes a temida marca de 40. Quem mantém atualizado o VIX é a maior Bolsa de opções de Chicago, Cboe. De fato, a quarta vez que passou a temida marca (40) foi na última semana. O movimento, contudo, foi muito além do esperado, fator que pode demonstrar a queda nas principais bolsas do mundo.

Desde o fim de fevereiro, o VIX tem registrado altas históricas, que teve pico durante a crise de 2008. Ou seja, o mercado financeiro pode estar em um momento de extrema cautela com ativos voláteis, ou até, próximo de uma grande crise financeira.

S&P 500 VIX - Indicador do Medo registra altas históricas
S&P 500 VIX – Indicador do Medo registra altas históricas – Reprodução/Investing

Indicador do medo, temido por investidores de bolsas de valores, pode representar oportunidade para o Bitcoin

Se durante uma crise um comportamento é o de medo extremo, um indicador tem refletido sinais preocupantes. Isso porque, o índice VIX, que também é conhecido como índice de opções da S&P 500, tem escalado uma montanha perigosa. O índice também mede a volatilidade do mercado.

A última vez que o índice subiu vertiginosamente foi durante a grande crise de 2008. Ou seja, quando o VIX sobe muito, com extrema valorização, os sinais são desesperadores.

Com a escalada do VIX, investidores já buscam ativos de segurança para aportar seus recursos. Um deles é certamente o ouro, que é considerado uma reserva de valor a séculos. Outros que se mostram com bons sinais é moedas, principalmente de países que podem ser porto seguro.

De todos os principais índices de mercado financeiro existentes, o do medo foi o de melhor desempenho nos últimos meses/semanas/anos.

Indicador do medo é o único a registrar ganhos em semanas de derrocada das bolsas mundiais
Indicador do medo é o único a registrar ganhos em semanas de derrocada das bolsas mundiais – Reprodução/Investing

Índices do Brasil não são nada animadores, só o ouro salva?

Se o índice Ibovespa (IBOV) está em queda, com menos 6% na semana, perdendo inclusive os 100 mil pontos, outros seguiram o mesmo caminho. O Índice Brasil 50, por exemplo, já começou a devolver os ganhos anuais.

O índice IBrX 50 (IBX50) é o primeiro a ficar no negativo após um ano, com menos 0,06 de valor. O índice é composto pelas cinquenta ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira. Além disso, o IBX50 perde 17,02% em 2020, próximo levemente do Ibovespa, que perde 15,59% no mesmo período.

Índices da Bolsa Brasileira recuam sob forte pressão, crise financeira
Índices da Bolsa Brasileira recuam sob forte pressão, crise financeira? – Reprodução/Investing

Dentre todo o movimento de caos no mercado financeiro, um detalhe quase passou batido. Enquanto o ouro ganhou de outros ativos em sua valorização, o XAU perdeu valor frente ao Bitcoin. Ou seja, enquanto o ouro era cada vez mais procurado pelo mercado em busca de proteção, o Bitcoin ganhou valor frente ao mineral. O Bitcoin, de acordo com dados do CoinGecko, ganhou 2% frente ao ouro, nos últimos sete dias.

Em resumo, quanto mais o mercado afunda em agonia, com bolsas e índices indo para o buraco, dois ativos mostram resiliência: ouro e Bitcoin. Aqueles investidores que querem buscar refúgio provavelmente deverão prestar atenção nos ativos, principalmente caso a crise econômica realmente tenha chegado. Nos últimos dias, o comportamento do Bitcoin tem se mostrado interessante como uma reserva de valor, segundo estudo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Condomínio Arte, em Miami, aceita Bitcoin como meio de pagamento

Condomínio de luxo em Miami passa a aceitar Bitcoin

Já pensou alugar um condomínio de luxo em Miami que aceita até Bitcoin como meio de pagamento? Muitas pessoas estão dispostas a morar no...
Tom Brady

Tom Brady adere ao Bitcoin e coloca foto com olhos a laser

A comunidade Bitcoin está alvoraçada com mais um fã da criptomoeda - Tom Brady (43). Ele, que é um famoso esportista, também é marido...
Bitcoin Brasil

Criptomercado está crescendo no Brasil, mas falta regulação

O mercado de criptomoedas está crescendo no Brasil e, em sua grande parte, impulsionado por traders que veem novas oportunidades de surfar nas ondas...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias