Indicador do Medo sobe para altas históricas, pode ser oportunidade para o Bitcoin

Medidor causa arrepios na Bolsa de Valores!

-

Siga no
Bitcoin e gráfico em queda de preços
Bitcoin em queda de preços
Anúncio

O temido Indicador do Medo pode gerar em breve uma oportunidade para o Bitcoin. Isso porque, o índice tem registrado altas históricas nas últimas semanas.

Desde que foi criado em 1990, o Índice do Medo chamado de VIX, passou poucas vezes a temida marca de 40. Quem mantém atualizado o VIX é a maior Bolsa de opções de Chicago, Cboe. De fato, a quarta vez que passou a temida marca (40) foi na última semana. O movimento, contudo, foi muito além do esperado, fator que pode demonstrar a queda nas principais bolsas do mundo.

Desde o fim de fevereiro, o VIX tem registrado altas históricas, que teve pico durante a crise de 2008. Ou seja, o mercado financeiro pode estar em um momento de extrema cautela com ativos voláteis, ou até, próximo de uma grande crise financeira.

Anúncio

S&P 500 VIX - Indicador do Medo registra altas históricas
S&P 500 VIX – Indicador do Medo registra altas históricas – Reprodução/Investing

Indicador do medo, temido por investidores de bolsas de valores, pode representar oportunidade para o Bitcoin

Se durante uma crise um comportamento é o de medo extremo, um indicador tem refletido sinais preocupantes. Isso porque, o índice VIX, que também é conhecido como índice de opções da S&P 500, tem escalado uma montanha perigosa. O índice também mede a volatilidade do mercado.

A última vez que o índice subiu vertiginosamente foi durante a grande crise de 2008. Ou seja, quando o VIX sobe muito, com extrema valorização, os sinais são desesperadores.

Com a escalada do VIX, investidores já buscam ativos de segurança para aportar seus recursos. Um deles é certamente o ouro, que é considerado uma reserva de valor a séculos. Outros que se mostram com bons sinais é moedas, principalmente de países que podem ser porto seguro.

De todos os principais índices de mercado financeiro existentes, o do medo foi o de melhor desempenho nos últimos meses/semanas/anos.

Indicador do medo é o único a registrar ganhos em semanas de derrocada das bolsas mundiais
Indicador do medo é o único a registrar ganhos em semanas de derrocada das bolsas mundiais – Reprodução/Investing

Índices do Brasil não são nada animadores, só o ouro salva?

Se o índice Ibovespa (IBOV) está em queda, com menos 6% na semana, perdendo inclusive os 100 mil pontos, outros seguiram o mesmo caminho. O Índice Brasil 50, por exemplo, já começou a devolver os ganhos anuais.

O índice IBrX 50 (IBX50) é o primeiro a ficar no negativo após um ano, com menos 0,06 de valor. O índice é composto pelas cinquenta ações mais negociadas na bolsa de valores brasileira. Além disso, o IBX50 perde 17,02% em 2020, próximo levemente do Ibovespa, que perde 15,59% no mesmo período.

Índices da Bolsa Brasileira recuam sob forte pressão, crise financeira
Índices da Bolsa Brasileira recuam sob forte pressão, crise financeira? – Reprodução/Investing

Dentre todo o movimento de caos no mercado financeiro, um detalhe quase passou batido. Enquanto o ouro ganhou de outros ativos em sua valorização, o XAU perdeu valor frente ao Bitcoin. Ou seja, enquanto o ouro era cada vez mais procurado pelo mercado em busca de proteção, o Bitcoin ganhou valor frente ao mineral. O Bitcoin, de acordo com dados do CoinGecko, ganhou 2% frente ao ouro, nos últimos sete dias.

Em resumo, quanto mais o mercado afunda em agonia, com bolsas e índices indo para o buraco, dois ativos mostram resiliência: ouro e Bitcoin. Aqueles investidores que querem buscar refúgio provavelmente deverão prestar atenção nos ativos, principalmente caso a crise econômica realmente tenha chegado. Nos últimos dias, o comportamento do Bitcoin tem se mostrado interessante como uma reserva de valor, segundo estudo.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Leia mais

Investimento em prejuízo no Brasil

Investimento mais conservador do Brasil dando prejuízo

Muitos que procuram investir nas criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, acreditam que a moeda oferece grandes riscos como reserva de valor. Mas na pandemia...
Bitcoin é a maior moeda digital do mundo

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...

Últimas notícias

Binance Webinar em Português fala sobre game baseado em Bitcoin

A Binance organizou um evento para a próxima quinta-feira no Brasil. O webinar da Binance, em português, falará sobre games e cripto, fazendo a...

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...