Índice de medo do bitcoin atinge pior nível desde “corona crash”

É momento de tomar cuidado e zerar posição ou comprar mais?

Mulher de blusa de frio com medo
Mulher de blusa de frio com medo

O indicador de Medo e Ganância do Bitcoin atingiu o seu pior nível desde o episódio do “corona crash”, em março de 2020. Naquele mês, o preço do bitcoin fechou com uma baixa de 25% em relação ao Dólar, após a pandemia acelerar a queda de vários ativos de renda variável pelo mundo.

O bitcoin não passou ileso de momentos de estresse naquela ocasião, sendo que uma das maiores quedas diárias da moeda foi registrada com perda de 45% em seu pior dia de todos os tempos. Vale lembrar que na ocasião cada bitcoin custava US$ 4.200,00 por moeda, muito diferente da atual cotação em US$ 30 mil.

Contudo, passados alguns dias o bitcoin disparou e não voltou mais a ser uma moeda temerosa e nem desvalorizada assim, até hoje.

Indicador de Medo e Ganância do Bitcoin alcança pior nível pós “corona crash”

Criado pelo site Alternative.me, o Fear And Greed Index é um indicador que se tornou popular entre investidores de bitcoin. Isso porque, ele mede o sentimento do mercado com relação à moeda digital, sendo este um dos principais indicadores de análises sentimentalistas do bitcoin.

Para quem opera compras e vendas em corretoras, esse certamente não é considerado separadamente, mas sim como um complemento aos analistas.

Nesta terça-feira (17), quem entrou na ferramenta acabou percebendo uma situação alarmante, que é o nível de Medo Extremo do mercado Bitcoin registrar a marca de 8. Esse indicador varia de 0 (Medo Extremo) a 100 (Otimismo Extremo).

Indicador de Medo e Ganância do Bitcoin em 17 de maio de 2022, cotação em 30 mil dólares e medo extremo no mercado
Indicador de Medo e Ganância do Bitcoin em 17 de maio de 2022, cotação em 30 mil dólares e medo extremo no mercado. Alternative.me.

Mas o que chama atenção nessa medida é que ela não era vista desde 17 de março de 2020, quando os mercados mundiais passavam pelo momento que ficou conhecido por Corona Crash. Vale lembrar que nos últimos 14 dias, o preço do bitcoin já perdeu 23% de sua cotação em Dólar, valor também similar ao visto no mensal de março de 2020.

Série histórica do Índice de Medo e Ganância mostra que nível 8 foi visto pela última vez no Corona Crash
Série histórica do Índice de Medo e Ganância mostra que nível 8 foi visto pela última vez no Corona Crash. Alternative.me

Isso é bom para quem planeja comprar? Indicador pede atenção para oportunidades

A explicação para leitura do indicador, fornecido pelos seus criadores, é que o Medo Extremo é um sinal claro de que investidores estão preocupados com o futuro do bitcoin. Contudo, este também é um bom sinal de compras de BTC, visto que pode sinalizar fundos de mercado.

É claro que este é um indicador de sentimentos que não deve ser considerado sozinho para análises, visto haver outros fatores a serem considerados. Mas quem comprou no último Medo Extremo 8 não se arrepende, mesmo com a atual queda do mercado.

Mesmo assim, é importante considerar que há indefinições de mercado e pode acontecer novas quedas. Caso isso ocorra, o mercado poderia entrar em novo “inverno cripto”, período marcado por quedas consecutivas.

O recomendado para quem quer investir e não ficar de fora é fazer o preço médio, técnica conhecida por alguns brasileiros adeptos.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias