Influenciadores são processados por investidores da criptomoeda SafeMoon

A ideia final do projeto é conseguir compensar todos os investidores que acabaram comprando SafeMoon, motivados por toda a promoção que, supostamente, foi arquitetada pelos desenvolvedores do projeto.

As criptomoedas alternativas (altcoins) representam uma grande fatia do mercado. Algo que sempre acompanhou essas criptomoedas são as promoções feitas por diferentes nomes, muitas vezes famosos. Até hoje isso não é diferente, com celebridades e influenciadores divulgando moedas que muitas vezes não passam de enganação, mas isso pode acabar não passando impune para alguns.

A criptomoeda SafeMoon, criada na blockchain da Binance, foi mais uma dessas altcoins que prometeram ganhos rápidos para seus investidores, tal como aconteceu com a Shiba Inu, por exemplo. No entanto, com o tempo as rachaduras no projeto começaram a aparecer e não demorou para que muitos desconfiassem do golpe.

A Safemoon foi divulgada por vários influenciadores, alguns com nomes de peso na internet. Após a queda do preço e o prejuízo dos investidores, agora muitos estão cobrando desses divulgadores.

Um processo conjunto feito por investidores na Corte da Califórnia alega que os desenvolvedores da Safemoon contrataram uma série de influenciadores para conseguir divulgar o projeto de forma efetiva, atraindo investidores em um esquema similar a estratégias usadas por esquemas de Ponzi.

Celebridades processadas

A ação coletiva cita as celebridades foram essenciais para fazer crescer o ecossistema Safemoon e que eles foram peça chave em como todo o esquema acabou decorrendo.

Entre os nomes citados na ação estão cantores como Nick Carter, Soulja Boy e Lil Yatchy, além de youtubers como Ben Phillips e até Jake Paul, que já foi um dos criadores da plataforma.

Na ação é descrito como a SafeMoon, supostamente, criou um esquema de vários níveis para que a moeda tivesse seu preço inflado em 2021, apenas para depois despencar após atingir sua alta histórica, em meio a saída de vários executivos, além de um despejo no mercado e a falha em entregar uma carteira prometida.

O processo também aponta vários casos em que as celebridades recrutadas divulgaram com sucesso o token o suficiente para aumentar artificialmente o volume de negociação.

Até hoje é possível encontrar no perfil de alguns desses influenciadores menções sobre a SafeMoon.

Uma das divulgações feita por Jake Paul sobre a SafeMoon. Fonte: TWitter

Para os investidores o que aconteceu foi um “Slow Rug Pull”, quando é iniciada uma venda lenta para não afetar o mercado no curto prazo.

“As atividades promocionais impróprias dos Réus Promotores geraram volume de negociação necessário para que os Réus despejassem seus Tokens SAFEMOON para investidores desavisados.”, diz o processo coletivo.

A ideia final do projeto é conseguir compensar todos os investidores que acabaram comprando SafeMoon, motivados por toda a promoção que, supostamente, foi arquitetada pelos desenvolvedores do projeto.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias