Inovações em Blockchain pelo governo será alvo de debate

Duas especialistas vão conduzir debate importante sobre adoção da tecnologia blockchain em programas públicos.

Siga no
Tecnologia Blockchain
Tecnologia Blockchain

O governo brasileiro busca maneiras de modernizar a infraestrutura das autarquias e reduzir custos. Algumas inovações utilizam a tecnologia blockchain, que ao serem usadas pelo governo trazem vantagens e desafios, assunto que será alvo de debate por duas especialistas brasileiras.

De fato, as inovações são necessárias em um momento de crise como o que estamos passando. A crise, não só na saúde com o novo coronavírus, mas também na economia, exige mudanças drásticas da sociedade.

Mudar as estratégias e buscar formas eficientes de combater o momento desastroso pelo qual o mundo atravessa é algo urgente. A tecnologia certamente está aí para ser usada agora, como uma ferramenta importante ao ser humano em seu processo de digitalização.

Contudo, a digitalização possuí algumas preocupações, não sendo totalmente segura e confiável. Buscar as tecnologias que garantem segurança aos dados e informações, como a blockchain, por exemplo, deverá ser uma tendência cada vez maior, para dar confiabilidade ao processo de inovação.

Inovações com tecnologia blockchain estão em alta no governo brasileiro, debate entre especialistas vai comentar vantagens e desafios da prática

Desde que o Bitcoin foi criado em 2009, uma nova realidade apareceu para o mundo das transações com dinheiro pela internet. De lá para cá, a tecnologia evoluiu e as empresas passaram a se interessar por um conceito subjacente da tecnologia Bitcoin, que é a blockchain.

Utilizada pelo Bitcoin para registrar as transações feitas na rede, a tecnologia blockchain passou por uma enorme transformação. A rede Ethereum, por exemplo, proporcionou mais inovações com blockchain, ao permitir a criação de tokens e contratos inteligentes.

Alçada ao status de tecnologia emergente, a blockchain é uma das principais esperanças de um futuro tecnológico. Isso porque, essa é a principal tecnologia pensada para salvar registros com segurança, em uma era onde a informação é totalmente dinâmica e centralizada.

Alvo de empresas e estudantes, o governo não iria deixar de conferir de perto o que a tecnologia blockchain é capaz de realizar. Já em uso pelo BNDES, a tecnologia blockchain é cada vez mais alvo de desejo pelos órgãos federais, estaduais e municipais. Algumas iniciativas ainda trabalham em conjunto entre diferentes esferas, como a chamada bCPF.

Na última semana, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) anunciou que irá utilizar o “Sistema de Blockchain da Receita Federal do Brasil para Cadastro de Pessoa Física, chamado bCPF“. Ou seja, no âmbito federal e estadual, há um enorme esforço para digitalizar as inovações, que caminham para um futuro interessante com blockchain.

Nem tudo é festa, tecnologia ainda oferece desafios aos governos

Promovido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), um debate vai falar sobre os desafios das inovações com a blockchain no governo brasileiro.

A RNP, subordinada ao Ministro Marcos Pontes, ainda é mantida pelos ministérios da Educação (MEC), Cidadania, Saúde (MS) e Defesa (MD), que participam do Programa Interministerial RNP (PI-RNP). Nascida em 1989, a organização social (OS), trabalha com pesquisa e desenvolvimento no Brasil, sendo uma das precursoras do uso da internet no país.

No próximo dia 23 de junho, a RNP irá promover um debate importante sobre blockchain. Com o tema “Vantagens e Desafios do Uso de Blockchain nos Serviços Digitais Prestados pelos Governos“, será conduzido pelas analistas Tatiana Revoredo e Fabíola Greve.

Tatiana, que é CSO na The Global Strategy, é autora de dois livros sobre a tecnologia blockchain e criptomoedas. Já Fabíola é professora de Ciência da Computação da UFBA e integra o Comitê Técnico em Blockchain da RNP, além de outros projetos ligados ao tema no Brasil.

O debate é importante uma vez que o projeto Governo Digital foi lançado em 2020. O webinar será às 10 horas da manhã e será aberto ao público que tenha interesse no assunto. As inscrições, gratuitas, estão abertas ao público pelo site da RNP.

No Webinar serão abordadas as funcionalidades exclusivas das estruturas Blockchain não presentes em outras tecnologias e que podem beneficiar os serviços digitais prestados pelo governo. Diversas facetas serão consideradas, tais como as vantagens e riscos da adoção, a escolha de plataformas, a partir dos tipos de algoritmos de consenso e procedimentos de autenticação, além dos mecanismos de regulação e barreiras existentes para a adoção em nível de governo. O público alvo é de gestores públicos, curiosos, pesquisadores e desenvolvedores em TICs.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Primeiro ETF de Bitcoin na NYSE

Primeiro ETF de Bitcoin na NYSE inaugura com grande volume

O primeiro ETF de Bitcoin foi listado na NYSE nesta terça-feira (19), fazendo história como um dos 15 maiores já listados na bolsa norte-americana...
Símbolo da Binance em caldeirão pressão autoridades policias

Binance bloqueia conta de 20 clientes a pedido da polícia

A corretora Binance bloqueou pelo menos 20 clientes de acessar suas contas, a pedido da polícia para uma investigação internacional. O caso aconteceu na Colômbia...
Monte de Bitcoin observado por um touro ao fundo alta do preço cotação

Bitcoin dobrou de valor desde banimento na China

As preocupações econômicas do Bitcoin devido aos banimentos do Bitcoin na China, bem como a sua crise imobiliária, acabaram ficando para trás conforme o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias