Intel começa entregar equipamentos de minerar Bitcoin

A empresa anunciou que estava desenvolvendo o equipamento Blockscale ASIC em janeiro deste ano, quando o Bitcoin era negociado pelo dobro de preço que atualmente e o hardware estava tendo forte demanda.

Logotipo da Intel em frente a prédio comercial
Logotipo da Intel em frente a prédio comercial

A divisão de computação acelerada da Intel começou a entregar equipamentos de minerar Bitcoin (ASICs). O lançamento ocorre meses antes do previsto, mas ainda assim, dada a queda nos preços das criptomoedas, pode ser tarde.

A empresa anunciou que estava desenvolvendo o equipamento Blockscale ASIC em janeiro deste ano, quando o Bitcoin era negociado pelo dobro de preço que atualmente e o hardware estava tendo forte demanda.

O vice-presidente executivo e gerente geral do Accelerated Computing Systems and Graphics (AXG) Group da Intel, Raja Koduri twittou a notícia no final da semana passada.

Koduri marcou em seu tuíte a GRIID Infrastructure, a Hive Blockchain Technologies e a Argo Blockchain, três empresas que mineram criptomoedas usando fontes de energia renováveis.

A Intel comercializa o Blockscale ASIC como um produto ecologicamente correto e é positivo vê-lo mantendo esses princípios em parceria com empresas que pensam da mesma forma.

Os equipamentos estão sendo lançados alguns dias antes da janela de lançamento da Intel para o terceiro trimestre, que começa na sexta-feira. Mesmo que estejam adiantados, o momento não poderia ser mais infeliz, pois os valores das moedas digitais continuam despencando e os mineradores estão tendo prejuízos.

Apesar disso,  não deixa de ser uma conquista para uma corporação que está tentando entrar no mercado de criptomoedas.

O Bitcoin caiu 60% em valor desde o início do ano, marcando um momento sombrio para uma moeda digital que chegou a US$ 64.000 nos últimos dois anos.

Especialistas da empresa estão alertando que o mundo das moedas digitais alimentadas por blockchain está entrando em um inverno, um período em que o valor das moedas virtuais despenca e permanece baixo. Este último aconteceu entre o início de 2018 e meados de 2020.

O espectro de um inverno das criptomoedas levou alguns a vender seus equipamentos de mineração de criptomoedas, o que, felizmente para os jogadores, significa que o fornecimento e os preços das GPUs são melhores.

As empresas de mineração de criptomoedas também sentiram o aperto dos preços das moedas digitais em queda, o que, combinado com o aumento dos custos de energia, as levou a liquidar uma parte de seus estoques de criptomoedas.

“A queda na lucratividade da mineração forçou esses mineradores a aumentar sua taxa de vendas para mais de 100% de sua produção em maio. As condições pioraram em junho, o que significa que provavelmente estão vendendo ainda mais”, disse Jaran Mellerud, da Arcane Research.

Isso quer dizer que a Intel começou a vender seu Blockscale ASIC de mineração de criptomoedas em um momento em que a situação macroeconômica é difícil.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Últimas notícias