Investidor de criptomoedas perde tudo enquanto dormia na véspera do casamento

Trader diz que tenta rastrear os endereços utilizados pelo hacker.

Investidores tristes perderam dinheiro no mercado de criptomoedas
Investidores tristes perderam dinheiro no mercado de criptomoedas

Certamente um dos recursos mais valiosos é o tempo, que com o passar dos anos fica mais escasso. Mesmo assim, um trader de criptomoedas perdeu tudo que conquistou em seis anos enquanto dormia, mostrando que prejuízos podem vir em dobro.

Trader principalmente de tokens Ethereum, ele costumava guardar seu patrimônio em carteiras web, seja da MetaMask ou MyEtherWallet (MEW). No último dia 17 de maio, o investidor foidormir tranquilo, com seu saldo intacto. Ao acordar, contudo, o pesadelo começou.

O homem percebeu que movimentações foram realizadas em suas carteiras. Agora, ele busca reaver o prejuízo, monitorando os fundos ao acompanhar para onde foram enviados.

“Minhas carteiras MetaMask foram hackeadas e drenadas durante a noite enquanto eu dormia.”

Trader de criptomoedas perde tudo que acumulou em seis anos

Investidor há mais de meia década infelizmente passou por uma experiência aterrorizante com suas agora ex-criptomoedas. Isso porque, no dia 18 de maio, ao acordar e conferir sua carteira MetaMask, não havia mais nenhuma criptomoeda em suas carteiras.

Narrando que nunca foi hackeado antes, o trader disse que acordou às 8 da manhã e, tanto em seu WhatsApp quanto Telegram, haviam várias mensagens. Ao conferir o teor dos textos, ele percebeu que alguém havia acessado suas carteiras e movido suas moedas.

“Havia muita venda acontecendo e quando vi o TX percebi que era minha carteira naquela manhã. Nenhuma palavra pode descrever a quantidade de pânico / confusão / medo / mágoa que passei nos últimos dias.”

O investidor narrou que em seis anos de mercado, nunca comprou uma hardware wallet, sendo sua custódia sempre realizada na MyEtherWallet e MetaMask. Além disso, ele nunca neglicenciou a segurança de seus dispositivos em seis anos de operações com criptomoedas.

Jonny Reid, que se diz um fã das criptomoedas desde 2016, então narra que não sabe responder como foi hackeado, sendo seu relato uma forma de mostrar para as pessoas que problemas acontecem, mesmo com veteranos.

Hack na véspera do casamento

O trader de criptomoedas que perdeu tudo enquanto dormia ainda lembra que se prepara para casar no dia 6 de junho, então havia três dias que não acessava suas carteiras.

“Como fui hackeado? Uma pergunta que continuo me fazendo até hoje e ainda procurando desesperadamente Quando o hack aconteceu (18), eu não estava usando minhas carteiras por mais de 3 dias ou ativo em criptomoedas, pois vou me casar em 6 de junho e estou ocupado me preparando para isso.”

Com isso, ele acessou sites do governo, duas extensões e viu que seu Gmail foi acessado de um local estranho, a Croácia. Ele não sabe qual desses pontos podem lhe causado a invasão de seus dispositivos, mas ele está seguindo os endereços que receberam os seus fundos, estimados em US$ 200 mil, ou R$ 966 mil hoje.

Parte do valor foi para a corretora “Fixed float”, segundo a vítima, que tenta contato com eles para descobrir mais informações sobre o hacker. Seu irmão e um amigo também hacker estão lhe ajudando a rastrear os endereços, embora seja possível que o valor tenha sido perdido para sempre.

“Reforcei minha segurança e por estar em criptomoedas há algum tempo, sabia dos riscos”

Agora, dias após perder, ele diz que vai a luta para seguir os rastros deixados pelo hacker, que pode ter cometido algum erro que o levará a saber mais informações.

Além disso, Jonny declarou que reforçou sua segurança com novas aquisições, que podem evitar que algo assim ocorra novamente.

“Desde o hack eu pedi um ledger nano x, um novo laptop (SOMENTE PARA CRIPTO), estou limpando meu laptop/desktop e celular atuais, mudando todas as senhas para tudo que eu tenho, aumentando ainda mais a segurança e separando dispositivos para diferentes usos (cripto/negócio/pessoal).”

Além disso, ele disse que já aceitou seu prejuízo e que como está no mercado de criptomoedas há seis anos, sabia dos riscos que corria ao se envolver. Um dos maiores riscos é justamente a custódia, visto que determinar o local a guardar as criptomoedas é o mais importante para traders.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias