Investidores marcam saque em massa de Monero de corretoras

Evento foi batizado de "The Monerun" pela comunidade.

Criptomoeda Monero com gráfico de corretora ao fundo
Criptomoeda Monero com gráfico de corretora ao fundo

A comunidade Monero prepara um saque em massa das corretoras no dia do aniversário da moeda, como uma forma de provar as reservas das plataformas.

Um dos orgulhos da comunidade de criptomoedas é justamente a defesa da transparência dos envolvidos com a tecnologia. E para isso, usuários fãs da tecnologia são engajados em defender este lema, criando até eventos como o “Proof of Reserves”, ou Prova de Reservas, na tradução literal.

O mecanismo consiste em sacar de uma plataforma todos os fundos de determinada moeda, em busca de provar que a corretora realmente detém em seu balanço o que ela informa publicamente ter.

Tal prática pode prevenir até a criação de “reservas fracionárias com criptomoedas”, visto que se todos os saques não forem realizados com sucesso, é provável que a empresa esteja mentindo para o mercado.

Nos próximos dias, corretoras que listam a moeda Monero deverão ser acionadas pelos usuários da rede.

Evento “The Monerun” prevê saques em massa de Monero das corretoras

Criada em 2014 como uma criptomoeda com foco em privacidade, a Monero fará aniversário de 8 anos no dia 18 de abril de 2022. Com uma comunidade leal ao projeto, uma prova será dada na data comemorativa.

Isso porque, pelo Reddit da Monero, a comunidade organiza o evento “The Monerun“, nome dado como uma brincadeira com o possível saque em massa de corretoras.

Segundo o proponente da ideia, o movimento será o “WallStreetBets” da rede Monero, ao buscar provar os fundos das corretoras centralizadas que podem estar cometendo crimes com fundos de seus clientes. Vale lembrar que essa é uma desconfiança da comunidade, e o Proof of Reserves deverá provar o ponto.

“O livro-razão privado de Monero permitiu que várias exchanges deturpassem suas reservas e vendessem XMR que eles realmente não têm, sabendo que muitos de nós nunca se retirarão e ninguém pode ver na cadeia a evidência de seus crimes.”

A comunidade disse que muitas corretoras já congelaram os saques, mas os membros intensificarão os saques nas plataformas para verificar se os fundos estão corretos.

O autor da proposta “bawdyanarchist” declarou que o episódio separará as corretoras certas das que estão enganando clientes.

Volume de Monero em real é baixo

No Brasil, o evento The Monerun não deverá causar muitos problemas para as plataformas, visto que apenas uma corretora local lista a Monero no par Real.

E embora apenas uma empresa dê suporte a essa moeda, o volume de negociações é relativamente baixo em relação às negociações de outras criptomoedas como o Bitcoin.

Monero em par Real é negociado em apenas uma plataforma e volume é baixo
Monero em par Real é negociado em apenas uma plataforma e volume é baixo. Fonte: MercadoCripto Livecoins

Na comunidade Bitcoin o evento “Proof of Reserves” também é feito no dia do aniversário da rede, no dia 3 de janeiro de cada ano, embora tenha perdido fôlego nos últimos anos.

Ainda que interessante, o evento de provar os balanços das corretoras só mostra o quanto é importante custodiar criptomoedas em carteiras seguras, não em plataformas centralizadas que podem não ser transparente com clientes.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias