‘Investimento Bitcoin’ é acusada de estelionato na justiça

Investigada pela CVM desde 2019, empresa é acusada por clientes de sumir com aportes após grande captação no Brasil.

Siga no
Empresa Investimentos Bitcoin é um golpe?
Investimentos Bitcoin: Reprodução

A empresa ‘Investimento Bitcoin’ é acusada de estelionato por um ex-cliente na justiça, o caso corre na esfera criminal e o Ministério Público de São Paulo já deu vista ao processo contra a empresa.

Nos últimos anos a “Investimento Bitcoin”, como era conhecida pela internet, começou um negócio no Brasil que logo chamou atenção. Com propagandas em programas de TV e sites, a empresa prometia rendimentos com criptomoedas.

Eram oferecidos para clientes investimentos com Bitcoin, que renderiam valores fixos ao mês. Contudo, os clientes do negócio continuam sem receber os investimentos.

No site Reclame Aqui, por exemplo, já foram registradas várias denúncias contra o negócio suspeito.

Com processo em segredo de justiça, Investimento Bitcoin é acusada de estelionato

Chamou atenção no Brasil uma empresa chamada “Investimento Bitcoin”, um nome sugestivo para um negócio. Com aparições em vários programas de TV, alguns com grande reputação e audiência, o negócio decolou.

No entanto, não demorou até que os atrasos em saques começassem a aparecer em relatos de clientes. Em junho de 2020, por exemplo, um ex-cliente que afirmou ter sido lesado pela empresa e processou vários canais que vincularam o suposto golpe, como a TV Globo, UOL, entre outros.

Com a chegada de 2021, mais um caso chegou a esfera judicial brasileira, dessa vez na área criminal. De acordo com um ex-cliente, em um processo que corre no estado de São Paulo, a Investimento Bitcoin cometeu o crime de estelionato.

Em consulta pública ao processo (0041289-59.2020.8.26.0050), ficou claro que até o MP-SP já teria dado vista ao caso. Correndo no TJSP desde o final de 2020, o caso está no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.

No entanto, o processo ainda não tem uma decisão, segundo os autos disponíveis para consulta.

De qualquer forma, o caso ilustra mais um problema de clientes do negócio, que recorrem na justiça para reaver seus investimentos.

CVM já investiga empresa por oferecer investimentos sem autorização

A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil, a CVM, investiga as atividades da Investimento Bitcoin desde 2019. Na época, a CVM declarou que a Investimento Bitcoin tinha indícios de ser um esquema de pirâmide financeira.

No site Reclame Aqui, contudo, as reclamações não param de chegar. Os clientes afetados pela empresa Investimento Bitcoin afirmam que não recebem seus aportes.

Muitos que caíram no suposto golpe acreditaram na empresa após verem anúncios em grandes portais. Em várias reclamações é possível verificar que a empresa tirou o site do ar e não responde mais aos clientes.

Em casos de pirâmides financeiras, é comum a prática chamada de “exit scam“. Ou seja, quando o negócio se torna incapaz de cumprir com o prometido, os líderes somem e abandonam os clientes.

O Livecoins não encontrou nenhum contato da empresa para comentar as acusações, mas o espaço segue em aberto para explicações.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Bilionário Steven Cohen diz que se converteu “totalmente às criptomoedas”

Steven Cohen, chefe da Point72 Asset Management, bilionário estrategista e um dos traders mais bem-sucedidos da atual geração, disse em uma recente entrevista que...
Hacker com máscara do Anonymous apontando dedo

Anonymous: “Um mundo sem Elon Musk é possível”

Quem está acompanhando o criptomercado recentemente sabe que Elon Musk tem uma presença importante em diferentes mercados, mesmo sendo taxado de troll vez ou...

Goldman Sachs começa negociar contratos futuros de Bitcoin

A adoção do Bitcoin continua sendo um ponto importante para o ecossistema atualmente e para a movimentação de preço. Felizmente o ativo digital parece...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias