Irã sofre com apagões, governo culpa mineração de Bitcoin

"Não é nossa culpa", dizem mineradores de Bitcoin

Siga no

O governo do Irã tem apontado que os recentes apagões ocorridos no país têm sido causados pelo alto consumo das fazendas de mineração de Bitcoin.

Na última quinta-feira, a Tanavir, uma empresa estatal do setor elétrico do país, revelou a descoberta e o posterior fechamento de uma grande fazenda de mineração que atuava na província de Kerman, que fica localizada no sudeste do país.

A justificativa para o fechamento da fazenda de mineração foi o alto consumo de energia. Contudo, a empresa que estava realizando o processo de mineração de Bitcoin, detinha licença para o seu funcionamento.

A licença foi liberada após o governo implementar normas regulamentadoras para o setor em 2019.

O ministério de energia do Irã tem apontado empresas de mineração de Bitcoin e criptomoedas que operam legalmente, mas especialmente as empresas que operam ilegalmente como os responsáveis pelos recentes apagões que levou cidades inteiras do país a ficar sem energia elétrica.

A mineração de Bitcoin é um processo que utiliza centenas e até milhares de “computadores” para verificar as transações da rede da criptomoeda.

Energia barata e alta do Bitcoin fez aumentar número de mineradores

Cortes de eletricidade na capital Teerã se tornaram uma ocorrência diária nas últimas duas semanas, com a polícia expressando preocupações sobre o possível impacto na criminalidade crime.

A mineração de cada bitcoin é equivalente ao consumo anual de energia de 24 casas em Teerã.

Até agora, 1.620 centros de mineração não autorizados com uma capacidade de quase 250 megawatts foram identificados.

De acordo uma entrevista do ministro de energia, Mostafa Rajabi Mashhad, mais de 300 megawatts de eletricidade “ilegal” são consumidos por fazendas de mineração de criptomoedas.

Para ele, A alta do preço do Bitcoin, que já foi de oito mil dólares e agora está em cerca de 36 mil dólares, aumentou o interesse das pessoas por esse tipo de atividade.

“Outro fator que contribuiu para esse aumento do número de empresas especializadas em mineração de Bitcoin aqui no nosso país, é que nossa “energia elétrica é muito barata”.  

“Não é nossa culpa”, dizem mineradores de Bitcoin

Recentemente o porta-voz do presidente, Ali Vaezi, Hassan Rouhani, relatou em uma entrevista que o governo iniciaria investigações afim de fechar fazendas de mineração de criptomoedas que não estejam licenciadas.

Contudo, os mineradores de Bitcoin do país criticaram o governo, afirmando que não são eles os culpados e que esse tem sido um problema antigo do país. 

“Os mineradores não têm nada a ver com os apagões”, disse ao Post Ziya Sadr, um pesquisador de criptomoedas do Teerã.

“A mineração é uma porcentagem muito pequena da capacidade geral de eletricidade no Irã.” 

Ele também disse que é um fato conhecido que a má gestão e a situação terrível da rede elétrica no Irã e que as usinas de energia no Irã possuem equipamentos desatualizados que não podem suportar a rede.

 

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Diego Marques
Diego Marques
Começou em 2016 como um dos primeiros redatores do Guia do Bitcoin. Diego tem preferência por notícias que podem influenciar o preço das criptomoedas, mas também gosta de escrever curiosidades do cripto-universo.
Cachorro Shiba Inu, símbolo da Dogecoin, prestando atenção criptomoeda

Buscas por Dogecoin superam as por Bitcoin no Google pela primeira vez na história

Dogecoin é uma das criptomoedas que mais chamaram atenção nos últimos meses. Após ter sido promovida por Elon Musk e várias outras celebridades, a...
Criptomoeda Ethereum preço

Taxas do Ethereum ultrapassam R$ 1.550

Fazer uma transação na rede Ethereum agora custa mais de US $ 300, cerca de R$ 1.564 - o motivo é que a rede...
ICP Internet Computer

O que é a “Internet Computer”? Criptomoeda já nasce no top 5 do mercado

Uma nova criptomoeda surpreendeu o mercado nesta terça-feira (11), ao alcançar a oitava posição em valor de mercado. Criada há alguns anos, o projeto...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias