Itajaí começa distribuir moeda digital para população

Quanto mais evitar uso de carro, mais moedas digitais a população pode ganhar.

Moeda sustentável, digital e blockchain
Moeda sustentável

O município de Itajaí começou a distribuir uma moeda digital social baseada em blockchain para sua população, que ajuda a melhorar o meio ambiente local.

Essa ideia de oferecer a população uma moeda digital começou ainda em setembro de 2021, quando no Dia Mundial sem Carro a população foi encorajada a deixar seus automóveis em casa. Assim, quem utilizar bicicletas para transporte, ônibus e até caminhadas pode ganhar moedas digitais pela sua colaboração com o meio ambiente.

Para isso, é utilizado um aplicativo chamado MovItajaí, baseado em uma plataforma portuguesa chamada AYR, criado especificamente para cidades inteligentes.

Itajaí começa distribuir moeda digital baseada em blockchain

Na medida em que o dinheiro dos países sofrem com políticas de bancos centrais, que emitiram muita moeda para conter a crise dos últimos dois anos, cidades começam a lançar suas próprias versões de dinheiro.

E na América Latina a iniciativa pioneira está em Itajaí, parte de um projeto do Pacto Global da ONU. Agora, quem ganhou as primeiras moedas digitais poderá começar a comprar passagens de ônibus.

Assim, cada passagem de ônibus a ser paga com a nova moeda digital custará 36,3 AYRs Itajaí, devendo a população interessada se cadastrar na empresa que permitiu a parceria e, após o resgate, consumir os créditos em até 30 dias.

O secretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Morastoni destacou a iniciativa pioneira como o começo da aceitação da criptomoeda municipal pelo comércio local, que deverá ver mais sentido em aceitar essa no futuro.

“Esse é o primeiro passo na troca de um novo estilo de vida por vantagens no comércio local. Aos poucos, Itajaí está se tornando uma cidade cada vez mais sustentável ao garantir qualidade de vida aos seus cidadãos e diferentes formas de impulsionar a economia local”.

Sete toneladas de carbono a menos

Desde que a moeda Itajaí foi lançada em 2021, já foram retirados do meio ambiente 7 toneladas de carbono do meio ambiente. Ou seja, já começou a ter um impacto positivo a adoção dessa tecnologia que induz a população a mudar de hábitos para receber alguma recompensa que afeta diretamente na qualidade de vida.

Agora, a prefeitura espera viabilizar que as AYRs Itajaí sejam trocadas por ingressos nos jogos do Clube Náutico Marcílio Dias, levando lazer para quem detém essa. No futuro, cada vez mais estabelecimentos comerciais são esperados a aderir essa moeda, gerando vantagens para a população.

Para diminuir a emissão de 7 toneladas de carbono no ambiente, conforme divulgado em comunicação, 86,36% das utilizações foram feitas por pessoas que estavam a pé ou de bicicleta.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Últimas notícias