Itália vai pesquisar Blockchain e anuncia especialistas

O que sairá de bom dessa caixinha?

Siga no

A terra do panetone e das pizzas vai entrar com tudo na tecnologia blockchain, já tendo inclusive anunciado que terá 30 especialistas nas pesquisas da área.

De acordo com o site do Ministério de Desenvolvimento Econômico italiano, foi definido os 30 membros que irão liderar a Estratégia Nacional de Blockchain.

O perfil dos profissionais é mesclado entre engenheiros, cientistas da computação, telecomunicações, especialistas em finanças e direito também.

Entre o histórico profissional da equipe de destaque na Itália sobre Blockchain, um deles tem passagem pela TIM e outros tem passagens em várias empresas grandes do país, e espera-se portanto que o que a comissão descobrir tenha peso para o futuro da blockchain no país.

Cabe o destaque que a intenção da comissão não é apenas observar blockchains públicas como Bitcoin e Ethereum, mas também as blockchains privadas que são conhecidas como DLT.

Em Setembro de 2018 o primeiro ministro do país já havia mostrado o seu interesse em trabalhar com a pesquisa na área, assim como em Inteligência Artificial e IoT.

Os países tem buscado conhecer de maneira sólida o cenário de blockchain, de forma que possam atuar de maneira concisa, algo que muitos critícos das regulamentações acreditam que poderia ferir o potencial criativo em que o setor se posiciona.

O mercado despertou para Blockchain por volta de 2013, muito em cima do início da Ethereum e seu projeto, pois até então, o assunto só era discutido como uma camada da rede Bitcoin utilizada para transações.

A tecnologia é muito nova para se regulamentar de forma rígida, o que poderia sufocar potenciais projetos que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas globais.

O Japão é um destaque positivo no modelo de regulamentação a criptomoedas e blockchain atualmente.

De acordo com o portal de notícias Cointelegraph no dia 05 de dezembro, a Itália foi um dos sete países europeus a assinar uma declaração que promete incentivar a adoção da blockchain (DLT), junto com Malta, França, Portugal, Chipre, Espanha e Grécia.

O bloco europeu tem se movido em frente para regulamentações e entendimento sobre a tecnologia, tendo Portugal uma política clara sobre o assunto, seguiremos acompanhando o que sairá do Velho Continente nesse sentido.

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Mineração de Bitcoin chega ao Círculo Polar Ártico

A mineração de bitcoins chegou a um dos lugares mais frios do planeta, o Círculo Polar Ártico. De acordo com a Bloomberg, uma empresa...
Bitcoin e euro digital europeus

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a...

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Cotações por TradingView

Últimas notícias

Europeus esperam privacidade no Euro Digital

Manter suas informações privadas e a salvo, é o que esperam os europeus quanto ao Euro Digital. Em recente pesquisa feita pelo Banco Central...

Maior gestor de fortunas do mundo diz que Bitcoin pode cair a zero a qualquer momento

Uma das maiores gestoras de patrimônio privado do mundo acaba de se juntar a dois reguladores mundiais para alertar que os investidores em criptomoedas...

Ultrapar é alvo de ataque hacker, ações caem e falta combustível em algumas cidades

A empresa brasileira Ultrapar (UGPA3) foi alvo de um ataque hacker na última semana. Com o caso, as ações na bolsa caíram e até...

Polkadot supera XRP e se torna quarta cripto mais valiosa do mercado

O criptomoeda Polkadot (DOT) superou a Ripple (XRP) e se tornou a quarta maior moeda digital em termos de capitalização de mercado. O preço...

Consultor financeiro faz petição para governo do Reino Unido banir o Bitcoin

Um consultor financeiro independente e co-fundador de uma empresa de investimentos tradicionais criou uma petição exigindo que o governo e o parlamento do Reino...