BaaS em Blockchain

O termo Blockchain está se tornando cada vez mais popular nos negócios de base tecnológica, e já foi cunhado um termo para a sua aplicação no ramo da computação que iremos conferir a seguir.

Uma explicação a quem não entendeu nada do que falei até aqui, é que no ramo da computação existe um termo conhecido como SaaS (Software as a Service / Software como Serviço).

O SaaS significa que existem aplicações online prontas para negócios, e que clientes após pagar as taxas pela utilização dos produtos, podem ter aplicações que rodam em computadores ou dispositivos móveis, e com acesso remoto às mesmas.

Isso traz facilidades a quem possui uma ideia mas não consegue desenvolver do zero a mesma, e empresas como Netflix, Spotify e Paypal utilizam com sucesso o modelo SaaS.

O termo BaaS (Blockchain como serviço) traz ideia semelhante ao termo SaaS, e significa que existe um ambiente de desenvolvimento pronto para rodar uma aplicação e que pode ser facilmente personalizado, por vezes com apenas alguns cliques, e que dê suporte a aplicações descentralizadas e smart contracts, com a segurança da criptografia e imutabilidade.

O BaaS, após ter as taxas pagas pelo cliente do serviço, provê toda a parte de backend necessária ao desenvolvimento de uma blockchain dentro do negócio, e pode ser uma das soluções para entusiastas que não dominam programação.

Algumas das soluções BaaS produzidas pelas gigantes de tecnologia, e mais conhecidas no mercado atual estam na lista a seguir:

Este ambiente BaaS pode ser feito utilizando blockchains públicas, como Bitcoin ou Ethereum, mas também podem ser criadas blockchains privadas, como as gigantes de tecnologia estão optando e foram apresentadas na lista acima. Blockchain privada também é chamado de DLT (Banco de Dados Distribuído).

----- Publicidade ------ 
BitcoinTrade
-----

Das DLTs listadas acima, a Amazon foi uma das últimas a lançar uma blockchain privada, em um mercado que foi praticamente obrigada a ingressar devido a concorrência.

Dentre as novidades do setor, a Huawei Cloud lançou o seu produto Blockchain Service (BCS) na quinta-feira, 29 de novembro. A empresa irá buscar iniciativas dispostas a utilizar a sua aplicação e formar parcerias no mercado, conforme comunicado oficial.

O banco JPMorgan anunciou ainda na mesma data 29, durante o evento BlockFS, que já está produzindo o seu sistema blockchain para transações interbancárias, com mais de 100 bancos cadastrados.

A criptomoeda Insolar (INS), que passou por um processo de rebranding recentemente, também anunciou no último dia 28 de novembro a criação de um BaaS em sua nova rede, que ainda será desenvolvida e foi chamada de Blockchain 4.0 pela equipe de devs do projeto.

De acordo com o anúncio oficial da INS, o mercado precisa de soluções blockchain e mais do que isso, uma rede que provê acesso a blockchains públicas e privadas ao mesmo tempo, sendo essa iniciativa a primeira do setor na visão da equipe.

A tendência de mercado no uso de aplicações blockchain com soluções reais e de alto impacto é crescente, e já é apontada como uma das maiores revoluções que o mundo já viu desde a criação da internet.

O potencial da blockchain é imenso em vários setores de mercado, e se destaca como um dos pilares da tecnologia no mundo adiante.

Segurança e Liquidez para operar suas moedas digitais.
Baixe agora nosso aplicativo para iOS e Android
Siga também o nosso Instagram com análises diárias

Mantenha-se atualizado, siga no: Google News, Facebook, Twitter, Feedly, Flipboard, Telegram, Whatsapp, Instagram, ou receba por e-mail.