Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan

-

Siga no

A última etapa da nossa série de estudo sobre blockchains privadas chega ao fim, com a Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan.

Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan

Um dos grandes bancos dos EUA, o JPMorgan desenvolveu a cerca de um ano o seu próprio projeto de Blockchain Privada, após sair do projeto R3 Corda.

A Quorum JPMorgan é uma Blockchain baseada no Ethereum, e foi feito assim para aproveitar os recursos que a rede já dispunha, inclusive com um um fork da rede.

Com essa rede privada é possível trabalhar com os seguintes recursos:

  • Realizar transações e contratos privados
  • Mecanismos de consenso com múltiplas votações
  • Gerenciamento de permissões de rede
  • Maior desempenho

O sua criação foi pensada para funcionar inicialmente com serviços Financeiros, porém seus recursos podem ser estendidos a outras indústrias que tenham interesse em utilizar a sua tecnologia.

Os componentes da rede são os Quorum Nodes, Constelação – Gerente de Transações e ainda a Constelação – Enclave.

O Quorum Node é um fork da rede Ethereum que aproveita o P&D desta rede e pode ser atualizado em linha com a mesma, ou seja, é aproveitado dentro do Quorum todas as vantagens da rede Ethereum.

A Constelação é um sistema para enviar informações de maneira segura. Pode ser utilizado em qualquer aplicação de se precise enviar informações de maneira segura dentro de uma rede. Possui dois submódulos: Gerente de Transações e Enclave.

O submódulo Gerente de Transações é responsável por cuidar da parte de transações privadas, mas não possui acesso a chaves privadas. Já o Enclave trabalha de mãos dadas com o Gerente de Transações e possui acesso a chaves privadas para gerenciar a criptografia de forma isolada.

De acordo com o site oficial, “o Quorum é ideal para qualquer aplicativo que exija processamento de alta velocidade e alto rendimento de transações particulares dentro de um grupo autorizado de participantes conhecidos.”

Outros detalhes e curiosidades desta rede

Seu projeto é disponível em um GitHub para desenvolvedores auditarem e participarem de seu processo de criação, ou seja, é open source.

Além da Ethereum, a Quorum utiliza de recursos presentes na ZCash para garantir a sua privacidade no envio e recebimento de informações, também chamados de ZSL.

Para desenvolver Smart Contracts na rede Quorum JPMorgan a linguagem de programação necessária é a Solidity, semelhante a Ethereum.

O Banco Central do Brasil esteve analisando várias blockchains, e em seu Relatório de Posicionamento liberado em Augusto de 2017, dentre todas as analisadas a Quorum também teve seu destaque no mesmo.

Se quiser conhecer mais sobre essa Blockchain Privada acesse seu site oficial, e tire mais dúvidas sobre o projeto.

Visão final do autor sobre as Blockchains para Negócios

Todas as Blockchains para Negócios que vimos em nossa série é de responsabilidade de empresas e/ou fundações, resumindo, não possuem a característica descentralizada semelhante ao Bitcoin e outras criptomoedas, que são incensuráveis e quem toma conta da rede são seus Nodes e Mineradores.

O olhar Cypherpunk sobre estas redes é de que as mesmas não são úteis ao sistema livre de informações, e podem ser uma ameaça para as criptomoedas no longo prazo, na medida em que possuem fortes agentes em suas costas com influência em governantes e empresas privadas, se vai ser assim teremos que esperar, o futuro é incerto e caótico.

De qualquer forma cabe a cada indivíduo julgar o certo do errado, e saber o que pensa para um futuro melhor no nosso mundo, o debate está aberto e lutemos pelas nossas perspectivas de vida a partir desse conhecimento!

De qualquer forma a observação de casos de uso da Blockchain por diferentes empresas, startups e outras mais, é algo realmente surpreendente, seguiremos após esta série acompanhando o desenrolar das novidades, fiquem ligados!

Saiba tudo sobre:
Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Anúncio

Bitcointrade - 95% dos depósitos aprovados em até 30 minutos!

Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em 5 minutos!

Complete seu cadastro em 5 minutos!
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertolucci
Entusiasta e estudante de Bitcoin, graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mapa da América do Sul no Globo

Bitcoin explode na América do Sul, na contramão do mundo

O Bitcoin é uma moeda digital que não tem nenhuma relação com nenhum governo, sendo totalmente descentralizada. Em meio à pandemia, o interesse no...

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da BWA Brasil, suspeita de golpe com bitcoin

A 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais do Foro Central Cível de São Paulo aceitou o pedido de recuperação judicial da BWA Brasil....
Yuan Digital (Moeda Digital da China)

China vai testar moeda digital com Uber Chinês

A China é uma das principais economias do mundo, e está lançando uma moeda digital, que será testada primeiramente pelo "Uber Chinês". Chamada Didi...