Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan

Siga no

A última etapa da nossa série de estudo sobre blockchains privadas chega ao fim, com a Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan.

Blockchain para Negócios Quorum JPMorgan

Um dos grandes bancos dos EUA, o JPMorgan desenvolveu a cerca de um ano o seu próprio projeto de Blockchain Privada, após sair do projeto R3 Corda.

A Quorum JPMorgan é uma Blockchain baseada no Ethereum, e foi feito assim para aproveitar os recursos que a rede já dispunha, inclusive com um um fork da rede.

Com essa rede privada é possível trabalhar com os seguintes recursos:

  • Realizar transações e contratos privados
  • Mecanismos de consenso com múltiplas votações
  • Gerenciamento de permissões de rede
  • Maior desempenho

O sua criação foi pensada para funcionar inicialmente com serviços Financeiros, porém seus recursos podem ser estendidos a outras indústrias que tenham interesse em utilizar a sua tecnologia.

Os componentes da rede são os Quorum Nodes, Constelação – Gerente de Transações e ainda a Constelação – Enclave.

O Quorum Node é um fork da rede Ethereum que aproveita o P&D desta rede e pode ser atualizado em linha com a mesma, ou seja, é aproveitado dentro do Quorum todas as vantagens da rede Ethereum.

A Constelação é um sistema para enviar informações de maneira segura. Pode ser utilizado em qualquer aplicação de se precise enviar informações de maneira segura dentro de uma rede. Possui dois submódulos: Gerente de Transações e Enclave.

O submódulo Gerente de Transações é responsável por cuidar da parte de transações privadas, mas não possui acesso a chaves privadas. Já o Enclave trabalha de mãos dadas com o Gerente de Transações e possui acesso a chaves privadas para gerenciar a criptografia de forma isolada.

De acordo com o site oficial, “o Quorum é ideal para qualquer aplicativo que exija processamento de alta velocidade e alto rendimento de transações particulares dentro de um grupo autorizado de participantes conhecidos.”

Outros detalhes e curiosidades desta rede

Seu projeto é disponível em um GitHub para desenvolvedores auditarem e participarem de seu processo de criação, ou seja, é open source.

Além da Ethereum, a Quorum utiliza de recursos presentes na ZCash para garantir a sua privacidade no envio e recebimento de informações, também chamados de ZSL.

Para desenvolver Smart Contracts na rede Quorum JPMorgan a linguagem de programação necessária é a Solidity, semelhante a Ethereum.

O Banco Central do Brasil esteve analisando várias blockchains, e em seu Relatório de Posicionamento liberado em Augusto de 2017, dentre todas as analisadas a Quorum também teve seu destaque no mesmo.

Se quiser conhecer mais sobre essa Blockchain Privada acesse seu site oficial, e tire mais dúvidas sobre o projeto.

Visão final do autor sobre as Blockchains para Negócios

Todas as Blockchains para Negócios que vimos em nossa série é de responsabilidade de empresas e/ou fundações, resumindo, não possuem a característica descentralizada semelhante ao Bitcoin e outras criptomoedas, que são incensuráveis e quem toma conta da rede são seus Nodes e Mineradores.

O olhar Cypherpunk sobre estas redes é de que as mesmas não são úteis ao sistema livre de informações, e podem ser uma ameaça para as criptomoedas no longo prazo, na medida em que possuem fortes agentes em suas costas com influência em governantes e empresas privadas, se vai ser assim teremos que esperar, o futuro é incerto e caótico.

De qualquer forma cabe a cada indivíduo julgar o certo do errado, e saber o que pensa para um futuro melhor no nosso mundo, o debate está aberto e lutemos pelas nossas perspectivas de vida a partir desse conhecimento!

De qualquer forma a observação de casos de uso da Blockchain por diferentes empresas, startups e outras mais, é algo realmente surpreendente, seguiremos após esta série acompanhando o desenrolar das novidades, fiquem ligados!

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

Empresa cria solução de backup quase indestrutível para carteira Bitcoin

Proteger chaves de carteiras de criptomoedas é um ponto fundamental para garantir a segurança dos ativos digitais, pensando nisso, uma empresa brasileira desenvolveu uma...
Mulher com aplicativo de Bitcoin comprar e vender

Ex-presidente da CVM faz alertas sobre compra de Bitcoin por empresas de capital aberto

A compra de criptomoedas por grandes empresas continua a chamar atenção do mercado financeiro, com algumas se questionando se elas podem ou não comprar...
Empresa Suzano Celulose

Suzano manda oficiar corretoras de criptomoedas em processo na justiça

Em um processo que corre na justiça desde 2018, movido pela Suzano Papel e Celulose S/A, a justiça mandou oficiar algumas corretoras de criptomoedas....

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias