o que é o movimento cypherpunk

O Movimento Cypherpunk é um contraponto do descontrole na Web causado por governos e empresas, pois ele luta pela liberdade através da criptografia.

O que é o Movimento Cypherpunk?

Cypher tem relação com a criptografia, ou criptógrafo, e punk surge de uma relação com a liberdade, um movimento que não possui ideologia política pelas suas caraterísticas.

As duas palavras juntas expressam a relação de liberdade pela criptografia, algo fundamental na Era da Informação.

Esse movimento começou muito antes de Julian Assange / Wikileaks, Satoshi Nakamoto / Bitcoin, datando do início da década de 90 nos EUA.

Vários expoentes deste movimento deram voz a sociedade ao utilizar a criptografia para movimento de Liberdade da população, como Eric Hugues que escreveu o Manifesto Cypherpunk, Jude Milhon (mãe do termo cypherpunk), e muitos outros mais.

A hacker Jude Milhon, também conhecida pelo seu pseudônimo St. Jude na rede, concedeu uma entrevista para a Revista Wired em 1995, onde falou mais sobre os aspectos da liberdade na web e o papel da mulher nesta luta.

Obviamente, a luta pela privacidade vem desde primórdios da evolução das comunicações, lembrando que privacidade é uma forma de segurança, porém governos e empresas gostam de reforçar que isso é “coisa de bandido”.

Veja um documentário que está disponível na Web e Netflix sobre o tema:

A luta do Bitcoin e todas as atuais criptomoedas pela privacidade faz parte deste movimento, uma vez que o seu criador Satoshi Nakamoto era um Cypherpunk também, voltado a privacidade em transações digitais.

O aspecto filosófico das criptomoedas é justamente ligado ao Movimento Cypherpunk, e esse movimento é perseguido por governos e empresas de várias formas.

Veja um vídeo da perseguição que sofreu Julian Assange, fundador do WikiLeaks:

 

Movimento Cypherpunk Brasileiro

No Brasil também é possível ver que há registros de uma busca pela privacidade, há fóruns na Web relacionados a cultura Hacker que inclusive debatem este tema.

No levantamento de informações para entender e compreender este cenário, foi encontrado vários artigos e livros sobre o tema, do qual deixamos abaixo uma lista para quem houver interesse em ler mais sobre:

Uma outra visão do Movimento Cypherpunk Brasileiro e sua atuação junto ao mercado de Criptomoedas, ou ainda da Blockchain, é analisar a Startup Original MY, que pretende através da criptografia emponderar indivíduos através de suas identidades e funções de cartório.

Logicamente, somos grandes observadores desse movimento, sabemos de sua importância e esperamos que essa luta ganhe força, pois a observação dos governos perante os seus cidadães está longe de acabar!

Para finalizar veja este debate:

 

Se possui alguma sugestão sobre o tema deixe nos comentários.