Jamaica vai lançar moeda digital em 2022

Siga no

O banco central da Jamaica está planejando começar a testar uma moeda digital nacional em dezembro de 2021, com lançamento previsto para o próximo ano.

De acordo com um anúncio feito pelo Ministro das Finanças da Jamaica, Nigel Clarke, o governo jamaicano acredita que é necessário acelerar a transição para uma moeda digital para uma recuperação econômica mais eficaz.

Uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) poderia aumentar significativamente o acesso da população aos serviços financeiros.

O ministro das finanças disse durante um discurso na reunião anual do parlamento, que a moeda digital do Banco Central da Jamaica não deve ser confundida com uma criptomoeda, que é emitida de forma privada e não é controlada por governos.

“Não deve ser confundido com criptomoeda, que é emitida de forma privada e não tem o respaldo de uma autoridade reguladora”, disse o ministro.

Até hoje, nenhum país no mundo lançou oficialmente uma moeda digital apoiada pelo banco central. No entanto, muitos bancos centrais lançaram programas de testes e projetos de pesquisa com o objetivo de determinar a viabilidade e usabilidade de uma CBDC.

O mais notável é o projeto de Moeda Digital e Pagamento Eletrônico (DCEP) do Banco Popular da China, que atualmente está em fase de testes. O Brasil também planeja criar um real digital até 2022.

Moeda digital da Jamaica

A moeda digital da Jamaica será atrelada ao dólar jamaicano na proporção de 1 por 1 (1:1). Além disso, com o ativo digital, as empresas poderão fazer pagamentos mais rápidos e baratos sem intermediários.

Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer pagamentos de bens e serviços por meio do telefone celular sem a necessidade de ter uma conta em um banco.

De acordo com o ministro da economia, após o lançamento da moeda digital do Banco Central, dezenas de milhares de jamaicanos poderão se tornar participantes de pleno direito do setor financeiro do país.

Anteriormente, o Governador do Banco da Jamaica, Richard Byles, disse que, nos últimos meses, o Banco Central da Jamaica tem discutido ativamente a implementação desta iniciativa com o Gabinete de Ministros.

A Jamaica vem trabalhando em uma moeda digital do governo desde o início do ano passado.

Em maio de 2020 o Banco da Jamaica anunciou que estava explorando os recursos de uma moeda digital. O banco central então começou a contratar especialistas para desenvolver e testar o dólar digital jamaicano.

“Se uma solução viável for adotada e introduzida, os benefícios esperados do CBDC incluem maior inclusão financeira, uma vez que fornecerá outros meios de pagamentos eficientes e seguros”, disse o banco central em um comunicado na época.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

O ouro físico está perdendo espaço para o ouro digital

Nos últimos dias, Neel Kashkari, presidente do banco central americano, disse que não ficaria surpreso se a taxa de inflação nos Estados Unidos subissem...

Repressão global às criptomoedas pode estar chegando, alerta CEO da Kraken

Recentemente o Bitcoin e várias outras criptomoedas tiveram uma alta surpreendente, com muitas alcançando novas máximas históricas (como é o caso do Bitcoin e...

Dogecoin passa banco Itaú, Santander e Bradesco em valor de mercado

Dogecoin, a criptomoeda feita como uma piada, surpreendeu o mundo após disparar 150% em poucas horas e ser negociada por um valor recorde de...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias