Jamaica vai lançar moeda digital em 2022

Siga no

O banco central da Jamaica está planejando começar a testar uma moeda digital nacional em dezembro de 2021, com lançamento previsto para o próximo ano.

De acordo com um anúncio feito pelo Ministro das Finanças da Jamaica, Nigel Clarke, o governo jamaicano acredita que é necessário acelerar a transição para uma moeda digital para uma recuperação econômica mais eficaz.

Uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) poderia aumentar significativamente o acesso da população aos serviços financeiros.

O ministro das finanças disse durante um discurso na reunião anual do parlamento, que a moeda digital do Banco Central da Jamaica não deve ser confundida com uma criptomoeda, que é emitida de forma privada e não é controlada por governos.

“Não deve ser confundido com criptomoeda, que é emitida de forma privada e não tem o respaldo de uma autoridade reguladora”, disse o ministro.

Até hoje, nenhum país no mundo lançou oficialmente uma moeda digital apoiada pelo banco central. No entanto, muitos bancos centrais lançaram programas de testes e projetos de pesquisa com o objetivo de determinar a viabilidade e usabilidade de uma CBDC.

O mais notável é o projeto de Moeda Digital e Pagamento Eletrônico (DCEP) do Banco Popular da China, que atualmente está em fase de testes. O Brasil também planeja criar um real digital até 2022.

Moeda digital da Jamaica

A moeda digital da Jamaica será atrelada ao dólar jamaicano na proporção de 1 por 1 (1:1). Além disso, com o ativo digital, as empresas poderão fazer pagamentos mais rápidos e baratos sem intermediários.

Pessoas físicas e jurídicas poderão fazer pagamentos de bens e serviços por meio do telefone celular sem a necessidade de ter uma conta em um banco.

De acordo com o ministro da economia, após o lançamento da moeda digital do Banco Central, dezenas de milhares de jamaicanos poderão se tornar participantes de pleno direito do setor financeiro do país.

Anteriormente, o Governador do Banco da Jamaica, Richard Byles, disse que, nos últimos meses, o Banco Central da Jamaica tem discutido ativamente a implementação desta iniciativa com o Gabinete de Ministros.

A Jamaica vem trabalhando em uma moeda digital do governo desde o início do ano passado.

Em maio de 2020 o Banco da Jamaica anunciou que estava explorando os recursos de uma moeda digital. O banco central então começou a contratar especialistas para desenvolver e testar o dólar digital jamaicano.

“Se uma solução viável for adotada e introduzida, os benefícios esperados do CBDC incluem maior inclusão financeira, uma vez que fornecerá outros meios de pagamentos eficientes e seguros”, disse o banco central em um comunicado na época.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.

Polícia descobre mineração ilegal de Bitcoin dentro do próprio quartel

A polícia de diversos países continua de olho nas atividades ilegais de mineração que utilizam energia roubada para obter lucros com criptomoedas. Um caso...
Criptomoeda Ethereum mãe do DeFi

Ethereum será atualizado no dia 4 de agosto e se tornará deflácionário

Nos últimos dias os participantes de grupos de criptomoedas têm perguntado se a atualização de uma certa criptomoeda fará a alta do Bitcoin ser...
Mão segurando Bitcoin e bandeira da Malásia

“Clientes da Binance devem sacar fundos imediatamente”, diz CVM da Malásia

A CVM da Malásia afirma que os investidores de criptomoedas devem sacar seus fundos imediatamente da Binance, que receberá medidas coercitivas em breve. A nova...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias