Real digital: “O Brasil terá a moeda digital”, diz Paulo Guedes

Em agosto o Banco Central criou um grupo de estudos para a criação da moeda digital. Moeda pode ser lançada em 2022.

Siga no
Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia no Palácio do Planalto. Imagem: TV Brasil
Ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia no Palácio do Planalto. Imagem: TV Brasil

O Brasil terá a moeda digital, disse nessa quarta feira (4) o ministro da Economia, Paulo Guedes, em cerimônia no Palácio do Planalto. Guedes não deu detalhes de quando a moeda será lançada, mas afirmou que o Brasil está na frente de muitos países.

“Com o Banco Central autônomo novamente, então isso é algo extraordinário, também na dimensão digital. O PIX, o open banking, as fintechs e a moeda digital. O Brasil terá a moeda digital, estamos à frente de muitos países. Enquanto falamos mal do Brasil, a verdade é que damos uma resposta eficiente, fulminante e tecnológica para esse desafio enfrentado à frente.”

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, já falou sobre a futura moeda digital digital brasileira, chegando a afirmar que poderia ser lançada até 2022 e classificando o ativo como “o futuro do sistema financeiro”.

“Nós achamos que teremos isso em 2022”, disse o presidente do Banco Central.

Em agosto o Banco Central criou um grupo de estudo para a criação da moeda digital e lembrou que vários países estão avaliando emissão de CDBCs (Moeda Digital Emitida por Banco Central.

Campos Neto falou em setembro que o Brasil está modernizando e digitalizando seu sistema financeiro, seguindo passos de outros países. Uma das ferramentas que vão ajudar nessa modernização, disse ele, é o PIX, sistema de pagamento instantâneos do BC.

O “real digital” deve acompanhar o desenvolvimento do PIX, isso é, a moeda digital brasileira deve complementar o sistema de pagamentos digitais criado pelo Banco central.

Assim, é provável que o dinheiro de papel esteja com seus dias contados, pelo menos para boa parte da população.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Livecoins
Livecoins é um portal de blockchain e criptoeconomia focado em notícias, artigos, análises, dicas e tutoriais.
Vista do teatro AMC Empire em Manhattan cinema Bitcoin

“Paguem com qualquer criptomoeda, mas por favor, voltem aos cinemas”, diz maior rede de...

A rede de cinemas AMC, a maior do mundo no setor, já anunciou anteriormente que pretende aceitar Bitcoin na compra de ingressos para os...
Imagem de Dólar e Bitcoin fundos

Criador de Fundo de Hedge com Bitcoin é condenado a sete anos de prisão

O criador de dois fundos de hegde com Bitcoin, Virgil Sigma e do VQR, que operavam em Nova Iorque, foi condenado pela justiça dos...

“Bitcoin salvará as pessoas da cultura do cancelamento”, diz New York Times

James Poulos, um dos colunistas convidados do New York Times, publicou no famoso veículo de notícias um ensaio onde explica como o Bitcoin pode imunizar...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias