Historiador que “prevê bolhas” diz que Bitcoin tem valor baseado na fé que alguém vai comprar mais caro

Para o lendário investidor, o valor real do Bitcoin é "nulo".

Jeremy Grantham é um dos mais conhecidos investidores do mundo, tendo uma opinião bem respeitada em relação ao mercado financeiro. Em uma entrevista recente à Bloomberg ele demonstrou não ser um grande fã do Bitcoin, afirmando que a moeda é completamente baseada em fé e que o seu valor real é “nulo”.

O investidor é um nome bem importante no mercado financeiro, sendo um historiador de grandes bolhas. Ele é reconhecido como um investidor com alto conhecimento em diferentes mercados de ações e commodities, um dos grandes destaques de sua carreira é como ele previu diferentes bolhas financeiras nas últimas décadas.

Ele também é co-fundador da GMO, uma das maiores empresas de gestão de ativos e investimentos do mundo.

Curiosamente, ele também é um crítico de como o governo lida com crises financeiras, mas ainda assim não parece ter gostado do Bitcoin como segunda opção.

“Valor do Bitcoin está no ‘tolo maior'”

Em seu comentário, apresentado em um vídeo curto no site da Bloomberg, foi perguntado a Grantham se ele via algum futuro no Bitcoin com o número crescente de investidores que estão chegando no mercado com a nova alta de preço que o ativo apresentou desde o começo de 2021.

Grantham disse que não é difícil entender o verdadeiro valor do Bitcoin, já que ele é “Nil” (Nulo, na linguagem de comunicação por rádio). O valor do Bitcoin não existe porque, para o investidor, é completamente baseado na “fé” de que alguém vai comprar a sua moeda no futuro, já que ela não tem nenhum valor intrínseco.

“Qual é o valor corrente dos dividendos do Bitcoin? Eu posso responder isso, não precisa ser um matemático premiado para responder. É Nulo. Ele nunca vai te pagar um dividendo. O valor inteiro está no ‘tolo maior’, o Bitcoin pode valer US $ 1 milhão se você encontrar alguém para pagar. O Bitcoin é 100% fé.”

Sendo assim, para o investidor não há muita esperança para a moeda nas próximas fases do mercado, já que a tal “fé” que ele acredita mover o preço da moeda está perdendo força.

“Na próxima fase do mercado, em que a fé está em seu mínimo, o que você acha que vai acontecer com uma ação que toda a razão para existir é a fé e nada além da fé na ação?”

E o dinheiro do governo?

É óbvio que Grantham não aprecia o Bitcoin como muitos outros investidores. No entanto, o seu argumento pode ser considerado errôneo por muitos.

O Bitcoin tem o valor intrínseco com base na sua escassez programada e o seu principal caso de uso continua sendo uma alternativa ao sistema financeiro tradicional.

Grantham ficou bilionário investimento em um sistema que, por anos, foi exclusivo e limitado a uma parcela da população que o Bitcoin alcança com muito mais facilidade.

Não apenas isso, mas o Bitcoin nasceu como uma forma de fugir do dinheiro fiduciário, que é controlado pelo governo e, esse sim, verdadeiramente baseado na fé.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias